5 dicas para gestão de equipes remotas - ASB Marketing Skip to main content

As práticas de gestão não ocorrem somente quando o ambiente de trabalho é presencial. Nos casos híbridos e remotos, o gestor deve estar atento da mesma forma ao fluxo operacional da empresa. Para isso, existe a gestão de equipes remotas, que garante que o trabalho siga corretamente mesmo com o time estando em casa.

Nesse cenário, o trabalho remoto serviu como manutenção da economia mundial. Além da própria casa, o colaborador pode trabalhar em um coworking, um café, uma biblioteca e onde mais ele quiser. Esse modelo dá liberdade e autonomia para que a equipe de vendas trabalhe onde produzir melhor.

Desenvolvemos um conteúdo com 5 dicas para te auxiliar na gestão remota de equipes da sua empresa. Acompanhe o blog e confira o assunto!

Leia também: Como aumentar a visibilidade de uma empresa com posicionamento orgânico

A ascensão das equipes remotas

Antes da pandemia do coronavírus, pouco se via e se falava sobre trabalhar remotamente. Apenas algumas empresas já possuíam esse tipo de trabalho, mas, com a quarentena no mundo inteiro, a maioria das pessoas tiveram que se adaptar a esse novo estilo de serviço. 

Com as vantagens e desvantagens, os gestores se viram na posição de gerenciar equipe de vendas de alta performance estando longe de seus colaboradores. No começo, com tudo novo, os times se adequaram às formas que lhes foram oferecidas no susto, mas, hoje, já se tem um planejamento específico para esse tipo de gerenciamento ao modo que os negócios tem se mostrado mais adeptos ao trabalho remoto.

Saiba mais: Lista de prospecção de clientes: como criá-las semanalmente e gerar mais vendas

A importância da gestão de equipes remotas

Mesmo à distância, a tecnologia proporcionou o vínculo entre empresa e colaborador. Não importa em que parte do mundo alguém esteja, é possível realizar tarefas para determinados negócios. A importância da gestão de equipes remotas vai além do sucesso da organização com metas alcançadas, ela atende às necessidades dos colaboradores em casa, tanto na parte tecnológica como softwares, como na parte pessoal, com horários flexíveis, conversas e envolvimento de equipe.

Você pode se interessar: Playbook de vendas: saiba o que é e como construir o seu!

Conheça 5 dicas de gestão de equipes remotas

1- Planeje o trabalho

Esse planejamento pode estar em um PowerPoint ou PDF, como um manual, que orientará o colaborador fora da empresa. Ele deve conter os acessos aos softwares necessários, contatos importantes, informações e até normas de seguranças.

Outro ponto importante é criar um canal de comunicação on-line para que haja troca de dados rapidamente. Para que haja vendas de alta performance, é necessário uma boa administração do tempo. Sua equipe não pode ficar perdida esperando informações, portanto, esse canal deve ser o centro de todas as dúvidas e disponibilizar o que o colaborador precisar para realizar a venda.

Principalmente em ambientes remotos, a comunicação se torna imprescindível para uma boa equipe poder trabalhar.

2- Esteja presente

Um gestor deve estar presente mesmo que on-line. Quando um líder se mostra compreendendo o que acontece no trabalho remoto, ele impacta positivamente na produtividade, que conta com uma supervisão e relação diária para que haja melhorias contínuas. Esse tipo de atuação pode impulsionar a equipe de vendas, pois dúvidas e orientações não serão um problema.

3- Organize treinamentos

Uma equipe remota precisa estar tão motivada quanto uma equipe presencial. Uma forma de motivação é organizar treinamentos para desenvolver habilidades dos colaboradores. Assim, o colaborador se sente valorizado pela empresa que aposta em seu perfil e em sua capacidade de evolução com constantes capacitações.

4- Procure por feedback

Como a cultura do trabalho remoto pode ser nova em muitas instituições, é sempre importante deixar o caminho da conversa aberto para feedbacks. Os colaboradores precisam expressar como se sentem e os gestores precisam avaliar o desempenho do time. Reuniões são uma boa forma de abrir um feedback semanal, onde todos podem dar suas opiniões, indicar pontos de melhora e trabalhar para que o operacional seja tão bom quanto o presencial.

5- Invista em tecnologia

Alguns aplicativos gratuitos garantem boas chamadas de vídeo para que você mantenha a integração com os times remotos, mas, para que haja uma boa gestão de equipes remotas, é necessário investir, também, em tecnologia paga. A sua equipe de vendas precisa de um planner para delegar funções e atividades a todos, um canal de comunicação rápido e eficiente, ou até um escritório virtual como fazemos aqui na ASB Marketing.

Salve para ler depois: Como criar um processo de vendas: 5 passos para a conversão

Conte com uma agência de performance com estratégias exclusivas

Para alavancar resultados de vendas e otimizar os processos e estratégias comerciais, conte com a ASB Marketing.

Somos uma agência de marketing de performance, que combina as melhores práticas de marketing e vendas para atingir a alta performance, de maneira inteligente, personalizada e eficiente. Desenvolvemos uma estratégia exclusiva de sales performance e disponibilizamos um SDR somente para a sua conta.

Entendemos as suas necessidades de geração de vendas e receita para desenhar projetos que mais façam sentido para você. Então, atuamos em todo o planejamento e gestão de equipe de vendas, englobando os processos e operações de prospecção, qualificação, fluxos de cadência e geração de oportunidades reais. 

Nossa solução de prospecção de clientes e alta performance, entrega os seguintes serviços:

  • Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
  • Personalização dos conteúdos por ICP
  • Mineração dos leads (Inteligência comercial)
  • Geração de leads (ICP)
  • Estruturação de funil de vendas
  • Possibilidade de SDR dedicado
  • Consultoria e treinamento para pré-vendas
  • E muito mais!

Assim, passamos para a sua empresa somente aqueles leads qualificados e prontos para compra. Você só precisa fazer a proposta e o fechamento.

Ficou interessado? Quer saber mais detalhes? Entre em contato agora mesmo com nosso time de especialistas! Estamos à disposição para te ajudar.

 

https://www.asbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Guia_Como_aumentar_vendas_B2B_em_tempos_de_crise-.pdf

Deixe uma resposta