Marketing de dados: saiba como atrair clientes de forma estratégica Skip to main content

Mais agilidade, produtividade e inteligência: esses são os três grandes benefícios que a Indústria 4.0 (ou Quarta Revolução Industrial) trouxe para o mercado, impactando diretamente na forma de atrair clientes novos.

Em paralelo, as inovações tecnológicas da Indústria 4.0 também vêm transformando o comportamento do consumidor, que está cada vez mais exigente e pouco fiel à marca, devido à facilidade de acesso à informação.

Tudo isso está transformando diretamente o mercado de marketing e vendas – não é a toa que o tema do momento agora é o marketing de dados.

Esse conceito surge em um momento histórico no qual nunca se produziu tantos dados no planeta. Segundo o levantamento divulgado pelo DCI, a produção de dados dobra a cada dois anos.

A afirmação acima revela uma grande oportunidade para se trabalhar e trazer maior personalização para ações na área comercial e marketing. Por esse motivo, escrevemos um artigo completo sobre marketing de dados e como você pode usá-lo na sua empresa B2B. Confira!

Faça agora o Raio-X do Marketing Digital da sua empresa e fique à frente da concorrência!

Entenda como o marketing de dados pode te ajudar a atrair clientes

Para atrair clientes atualmente, é indispensável entender suas necessidades para personalizar seus produtos/serviços a fim de atender esse novo tipo de demanda.

O Marketing de Dados usa os dados de usuários, de todos os tipos e origens, disponíveis em big datas  e, assim, permite a tomada de decisões, criações de novas estratégias e adequações em produtos e serviços.

O benefícios do marketing de conteúdo são diversos: redução do ciclo de vendas, aumento da lucratividade, insights mais assertivos sobre o público-alvo e ROI (Retorno do Investimento) mais satisfatório.

Resumidamente, o marketing de dados é a criação de estratégias feitas a partir de dados disponíveis na web que possibilitam você atingir certeiramente, por meio do cruzamento de informações sobre preferências, expectativas e comportamento, o seu público-alvo.

A análise e o tratamento desses dados é possível graças ao big data, que será explicado a seguir. Confira!

Big Data – Conceito e funcionalidades

Big data não se trata de algo e sim de um termo usado em TI para um grande conjunto de dados gerados e armazenados. Ele surgiu graças ao aumento exponencial do volume de dados gerados a cada minuto por usuários de todo o mundo, representando assim uma nova era da sociedade moderna e do mundo dos negócios.

Para usar as informações contidas no big data, são necessárias ferramentas específicas que possibilitam os profissionais de TI trabalharem com esses dados não estruturados e posteriormente usá-los para a definição de estratégias de marketing, aumentar a produtividade, reduzir custos e tomar decisões mais rápidas e inteligentes.

O conceito big data anteriormente era definido por 3 “V”s, mas com o tempo e a experiência no uso, essa definição aumentou para 5 “V”s, trazendo consigo os seguintes conceitos:

  • Volume

Diretamente relacionado à imensa quantidade de dados disponíveis.

  • Variedade

São encontrados dados de todos os tipos e origens, aumentando a complexidade da análise do bid data.

  • Velocidade

Assim como volume e variedade, o processamento de dados é enorme e deve ser muito rápido, para gerar de maneira ágil as informações necessárias.

  • Veracidade

Ligado ao quão verdadeira e concreta são as informações encontradas.

  • Valor

Por último, o valor, que nada mais é do que obter e trabalhar em cima de informações úteis que agregam valor ao negócio.

Para que o levantamento e tratamento de informações do big data seja efetivo, permita criar boas estratégias, aumente seus prospects e traga bons resultados, é indispensável usar ferramentas de big data seguindo os seus 5 conceitos, ou 5 “V”s.

Como podemos observar, o uso de ferramentas de big data podem trazer melhorias em todo o processo produtivo e consequentemente otimizar seu ciclo de vendas, reduzindo-o principalmente em empresas B2B. Assim, essas ferramentas auxiliam a atrair clientes e aumentar suas vendas com um bom ROI.

Porém, essas ferramentas são de difícil usabilidade, de uso restrito a profissionais de TI especializados ou empresas que contam com a experiência deles.

A ASB Marketing pode te ajudar a atrair clientes

Para te trazer à realidade da Indústria 4.0 e torná-lo competitivo num mercado de consumidores exigentes e que procuram por soluções personalizadas, a ASB Marketing criou uma solução conhecida como Prospecção 4.0.

Esta estratégia funciona partir de 5 passos, entenda:

Big Data:

Nós, por meio de informações relevantes de seu negócio, traçamos o perfil de seu cliente em potencial e, então, o encontramos no universo de informações contidas no big data.

Inteligência Comercial

O processo de captação e qualificação leads é feita pelo time de inteligência comercial, assim como o monitoramento das atividades do lead durante o fluxo de cadência.

Cadência de e-mails e automação

Após reconhecido e definido seu público-alvo, são criados conteúdos que trazem soluções aos problemas diários e corporativos de seus clientes. Esses conteúdos são enviados por e-mails marketing altamente personalizados e que geram a conexão com seu potencial cliente.

Oportunidades de Vendas

Com seus leads qualificados, seu time de vendas ganha tempo, pois não vão o perder com clientes desinteressados. Desta forma, sua equipe recebe clientes preparados, marca reuniões, adquire respostas e fecha negócio de uma maneira rápida e simplificada.

Marketing de dados definitivamente é uma estratégia efetiva para atrair clientes, desde que seja usado com inteligência e siga os 5 conceitos do big data. Agora que você já conhece essa importância, visite nossa página e entre em contato para falar com nossos especialistas!

Baixe nosso guia e descubra as vantagens e desvantagens de desenvolver um site do zero ou comprar um tema pronto!

Deixe uma resposta