4 dicas para aumentar a retenção de alunos nas instituições de EAD Skip to main content

A educação a distância (EAD) é um dos segmentos que mais cresceram nos últimos anos. Porém, apesar do aumento na procura cada vez mais intenso, aprimorar a retenção de alunos não deixou de ser um desafio constante para as instituições de ensino, afinal fazer com que os estudantes concluam os cursos é algo que necessita de bastante esforço.

Dessa forma, é indispensável pensar em estratégias básicas que ajudem na fidelização dos alunos e, consequentemente, tornem a sua instituição de EAD um verdadeiro sucesso.

  1. Incentive a participação do aluno

Pensar em maneiras que ajudem a motivar os estudantes a participar ativamente das aulas é uma das principais soluções de retenção de alunos. Sendo assim, crie espaços para a interação entre os colegas e disponibilize fóruns, chats ou trabalhos em grupo, com o objetivo de construir laços entre eles, afinal essa interação social pode mudar bastante a experiência do aluno com o aprendizado.

  1. Aposte na tecnologia

Para garantir que as aulas não sejam chatas e entediantes, que resultarão no desinteresse do aluno pela instituição, aposte em tecnologias para que o conteúdo oferecido seja bem mais criativo e inspirador.

Use apresentações, gráficos, multimídia, chats, tutorias ao vivo, fóruns, redes sociais, softwares interativos, blogs: tudo o que for preciso para chamar a atenção dos alunos. Utilizar streaming de vídeo para transmitir aulas ao vivo também pode ajudar a consolidar conceitos de maneira instantânea e manter a atenção dos estudantes.

Também vale apostar em uma biblioteca digital que facilite os estudos e autonomia dos alunos. Um de nossos clientes, Minha Biblioteca, disponibiliza mais de 8 mil títulos para instituições de ensino de todo Brasil. Caso tenha interesse, entre em contato com eles.

  1. Ofereça um suporte presencial

Oferecer um espaço presencial para que os estudantes possam tirar suas dúvidas, se encontrar com os colegas para fazer as atividades em grupo e cuidar de questões burocráticas é uma alternativa excelente para a retenção de alunos na instituição de EAD, afinal muitas coisas não são facilmente resolvidas através de espaços virtuais.

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  1. Encontre soluções para os problemas financeiros

Quando falamos em retenção de alunos, um dos maiores desafios é quando o estudante se encontra com problemas financeiros, tendo como solução abandonar o curso. Diante deste cenário, cabe à instituição encontrar maneiras de ajudar o estudante a cumprir com suas obrigações financeiras e dar continuidade aos estudos.

O incentivo por meio de bolsas de estudos, descontos nas mensalidades de acordo com o perfil do discente, financiamentos privados e renegociações da dívida pendente são maneiras eficientes e motivadoras.

Além disso, há também a possibilidade da instituição criar o seu próprio programa de crédito estudantil: enquanto oferece ao aluno uma forma de arcar com seu curso, como contrapartida ele é cobrado para ter bons rendimentos nos estudos.

Como o marketing digital facilita a retenção de alunos?

Um bom atendimento ao cliente não pode de jeito nenhum ser deixado de lado após a venda, portanto depois da matrícula realizada, o relacionamento com o estudante precisa ser ainda mais próximo e facilitado. Para isso, a instituição deve estar presente em diversos canais de comunicação, com disponibilidade para esclarecer dúvidas, receber comentários, sugestões, além de resolver problemas sempre que a solução estiver ao seu alcance.

Uma estratégia extremamente importante nesse contexto é apostar no marketing digital, que irá ajudar sua instituição de ensino na retenção de alunos de uma forma simples. Entre as mais utilizadas, estão as ferramentas como o e-mail marketing e o SMS. Além disso, a produção de conteúdo relevante para os alunos veiculado em posts de blogs e redes sociais também auxilia na construção de uma boa imagem e ajuda a conferir autoridade em determinados assuntos, além de manter os estudantes sempre atualizados e informados.

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