Para executar boas vendas, é necessário pensar em estratégias eficientes que saibam nutrir os leads de forma adequada, sempre considerando onde eles se encontram no funil de vendas. Com isso, a automação de e-mail promete auxiliar na performance de vendas ao acirrar ainda mais o relacionamento com o cliente.

A AMA (American Marketing Association) define o comportamento do consumidor baseado nas percepções e emoções que envolvem os relacionamentos humanos, e que isso é um fator determinante para a tomada de decisão. Logo, a maneira que o consumidor se sente a respeito do atendimento e do produto pode gerar ou não uma venda.

Com isso, é importante elaborar planos que envolvam de fato os potenciais clientes para que eles possam fazer também um bom marketing boca a boca sobre sua empresa. Mas para isso acontecer, é preciso usar as ferramentas a seu favor e conquistar a confiança do cliente.

O que é a automação de vendas?

A maneira tradicional de vendas já é conhecida: há quem ofereça um produto, e outra parte interessada que realiza a compra. Só que com a possibilidade de maximizar o número de consumidores cresce absurdamente quando automatiza os processos.

Há várias etapas dentro da performance de vendas que podem ser automatizadas, dentre elas, a automação de e-mail. O fluxo de e-mail, como é realizado pelo calendário de newsletter ou e-mail marketing permite que os interessados sejam contatados através de uma lista de prospects e em seguida são nutridos com material sobre os seus negócios.

O mais interessante dessa prática é que ela permite que seu prospect saiba as novidades da sua empresa e seja educado sobre as soluções do seu negócio através do e-mail. A automação permite que o mesmo conteúdo chegue a dezenas de pessoas com apenas alguns cliques, e que essas pessoas sejam realmente as que demonstraram interesse através do preenchimento do formulário de e-mail.

Mas como criar o relacionamento com os leads através do fluxo de e-mails? Através de personalização e segmentação do seu público.

Segundo a “The value of getting personalization right” da McKinsey, 72% dos consumidores esperam receber um tratamento personalizado. Portanto, encaminhar vários e-mails de anúncio e ofertas de maneira indiscriminada dificilmente vai gerar resultados.

Para ter mais vendas e conquistar a confiança do seu público, é necessário antes de tudo entender com que você está se conectando.

A automação de e-mail facilita a previsibilidade de vendas

A automação de e-mail é uma ferramenta muito eficiente para aproximar os potenciais clientes da sua solução, como já foi apontado anteriormente. Mas, para conseguir isso, é necessário um preparo em princípio para definir quais são as pessoas que se identificariam com a sua persona e com a empresa.

Conheça o seu lead

Ao definir quem são as personas e valores da sua empresa, vai ser mais fácil segmentar os contatos da sua lista de e-mail. Para isso, é necessário colocar o link de preenchimento em áreas específicas e estratégicas, seja no site da sua empresa, nas redes sociais ou anúncio. 

Utilizar estrutura de e-mail estratégica 

Entende-se que o lead que se inscreveu se identificou de alguma forma com as dores apresentadas e/ou com a solução, então é importante o envio do primeiro e-mail de apresentação: Olá, [nome], tudo bem? Você se inscreveu para receber nosso conteúdo exclusivo sobre x produto, aqui você pode encontrar soluções para z, y. Se interessou? Entre em contato conosco (link para chat, página principal).

Vamos discriminar os principais elementos do exemplo:

Saudação – É de suma importância direcionar para quem está falando. Na automatização, a fim de garantir a personalização, o nome da pessoa ou empresa é bom estar incluso;

Você se inscreveu […] – A linguagem é de aproximação, a fim de facilitar o diálogo e criar confiança com o lead;

Aqui você pode encontrar soluções – Uma maneira de apresentar o conteúdo do blog da sua empresa, material rico, novidades e bastidores do negócio.

Entre em contato conosco – CTA para contato, pode levar a um contato com algum especialista, vendedor, depende da estratégia.

Veja mais: Exemplo de e-mail de vendas: confira principais modelos para conquistar alta performance

Segmentar a lista de e-mail

A segmentação é muito útil e ágil quando ocorre a automação de e-mails. Essa separação serve para que cada contato receba o tratamento correto dentro do funil de vendas, para que todos tenham o material ideal e sejam nutridos conforme o interesse sobre a solução.

Também é interessante para as demais equipes, principalmente o comercial e de vendas, tirarem dessa lista algumas conclusões baseadas no monitoramento desses e-mails.

Sim, os e-mails precisam ser monitorados para que o vendedor saiba quem clicou no CTA, ou seja, a possibilidade de esse lead estar mais próximo de converter é maior ou não. De qualquer forma, é preciso também ter o histórico de interações desses consumidores para saber quais investidas já foram tomadas e quais objeções foram superadas para que cada vez mais a equipe de vendas tenha uma performance mais efetiva e de mais conversões.

Com isso, a automação de e-mails realiza o desejo dos consumidores de estarem mais próximos das empresas que elas compram, e também para estas últimas ajuda a criar um relacionamento mais estreito entre seus clientes.

É possível com esta ferramenta: 1-) oferecer material de valor para seus clientes e leads; 2-) notificar a lista de contatos sobre novos serviços e produtos; 3-) estreitar ainda mais a confiança dos clientes para conferir suas necessidades e ter feedbacks.

Logo, é uma ótima oportunidade investir na automação de e-mails para garantir uma performance de vendas ainda mais bem sucedida.

Conheça as estratégias da ASB Marketing!

A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas. Oferecemos aos nossos clientes soluções completas de Prospecção Ativa e Marketing de Atração.

Na prática, encontramos o seu cliente em potencial e o qualificamos com inteligência comercial. Em seguida, impactamos esse lead com uma cadência de e-mails totalmente personalizada e automatizada apresentando as soluções e diferenciais do seu negócio.

Nossos processos de prospecção de clientes com foco em sales performance contemplam tudo do que seu negócio precisa:

  • Criação de cadência ativa automatizada
  • Criação de cadência ativa semiautomatizada
  • Criação de cadência de reengajamento
  • Teste A/B das cadências
  • Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
  • Personalização dos conteúdos por ICP
  • Caminho de conversão (Formulários, Workflow, E-mail)
  • Mineração dos leads (Inteligência comercial)
  • Geração de leads (ICP)
  • Gestão da plataforma de automação
  • Treinamento da plataforma
  • Estruturação de funil
  • SDR dedicado
  • Consultoria de outbound 

Quando esse cliente chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos o contato ao seu time comercial para efetuar a venda. Com isso, garantimos previsibilidade de vendas, diminuição do ciclo comercial, otimização operacional e aumento dos resultados internos.

Além disso, fornecemos a solução Consultoria de Pré-vendas, em que auxiliamos no planejamento da sua área comercial, análise dos atuais fluxos e definição de estratégias para vencer as objeções no processo de vendas. 

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