Automação de vendas e marketing digital: o que é e quais os benefícios Skip to main content

Desde a explosão do marketing digital, ferramentas de automação de marketing tem sido usadas para atrair cada vez mais leads qualificados. Assim como os vendedores presenciais precisam ser ágeis e certeiros no atendimento, o marketing digital precisa da assertividade nos conteúdos personalizados e nas tarefas automatizadas para atrair os clientes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela SendPulse, 80% das empresas utilizam ferramentas de automação de marketing para melhorar as estratégias e, nos próximos 5 anos, pode aumentar para 98%. Esses dados corroboram com os estudos da Resultados Digitais, que mostrou que 94% das empresas escolheram Marketing Digital como estratégia de crescimento para 2022

A automação de vendas e marketing digital é uma técnica que ajuda a reduzir o tempo e a melhorar os números de vendas. No blog de hoje, explicaremos mais sobre essa estratégia. Acompanhe!

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O que é automação de vendas?

Automação de vendas é uma série de ações baseadas na jornada de compra do cliente com estratégias de vendas para atender as necessidades dele. Com o uso de uma ferramenta de automação, os possíveis leads são lembrados pela sua marca, fazendo com o que, os que já estão amadurecidos, efetuem, de fato, a compra, e os que ainda não estão, continuem a ser trabalhados dentro do funil de vendas.

Na área de vendas, essa automação colabora para que os vendedores possam organizar melhor as suas demandas para se dedicarem a dar um bom atendimento a cada cliente individualmente, solucionando as suas necessidades com personalização, enquanto a máquina faz toda a parte de nutrição. 

Fica claro por que seria perda de tempo e de produtividade da equipe de vendas se eles mesmos fizessem o disparo de conteúdos para os leads? O vendedor pode se preocupar, somente, em resolver os problemas do cliente, aumentando, assim, o montante de vendas e auxiliando no crescimento do negócio.

Um bom exemplo de sistema de automação de vendas são os softwares de disparo de e-mail marketing. Já imaginou enviar cada e-mail de vendas manualmente para o mailing de clientes? Quanto tempo levaria? Esse tipo de programa reduz o tempo de serviço, bem como a chance de erros também.

Para que a automação seja realidade da melhor maneira possível, opte por uma ferramenta que seja compatível com o seu negócio, pois uma escolha equivocada nesse sentido pode dificultar o fluxo de conteúdos e atrapalhar a nutrição do seu lead.

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Quais os benefícios da automação de vendas e marketing digital?

Agora que você já sabe o que é a automação de vendas e marketing digital, separamos algumas vantagens de se obter esse tipo de software. Confira:

Redução de custos

Como a ferramenta automatiza as atividades, não é necessário ter uma equipe grande para configurá-la. Isso reduz os gastos da sua empresa e poupa o tempo dos colaboradores com ações repetitivas.

Nutrição de leads 

Seu funil de vendas está cheio de leads? Agora é a hora de nutri-los com conteúdos importantes. Você pode guiar o seu lead até o fechamento da venda por meio da atração: enviando assuntos que gerem curiosidade ou que satisfaçam uma necessidade dele. É muito melhor que esperar que ele venha de maneira passiva, não é?

Para isso, é imprescindível conhecer bem o lead e ativar a persona correta para ele.

Controle de resultados

É muito importante obter relatórios dos resultados para análise de dados. Quantas pessoas abriram o e-mail, quantas clicaram nos links, quantas pediram para não serem mais notificadas. Tudo isso pode ser encontrado em uma ferramenta de automação de marketing.

A automação de marketing gera resultados precisos do fluxo e, a partir deles, é possível avaliar o funcionamento de cada campanha, bem como seu engajamento e ajudar em melhorias para que sempre haja mais fluidez e assertividade nas ações.

Lembrando que o investimento pode ser justificado por meio dessas métricas geradas nos relatórios.

Escalabilidade

Qual empresa que não quer crescer? A automação de vendas permite esse crescimento, pois enquanto a ferramenta faz todo o trabalho repetitivo, os colaboradores podem se dedicar às suas atividades, aumentando assim a produtividade e a escalabilidade da empresa.

Comunicação personalizada

Automatizar a sua venda também implica em criar personas para diferentes públicos. Mesmo que seja só um produto ou serviço, é necessário ter, no mínimo, duas personas, porque, apesar dos leads terem o mesmo interesses, eles são pessoas completamente diferentes,

Competitividade aumentada

Quando sua empresa acerta na entrega e na qualidade, os clientes ficam satisfeitos e indicam o serviço/produto. Por isso, com uma ferramenta de automação de marketing, a sua assertividade aumenta e, por consequência, a sua competitividade frente ao mercado também.

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Como a ASB Marketing te ajuda a encher o funil de vendas

Somos uma agência de marketing de performance, focada em conquistar resultados reais para o seu negócio, unindo os melhores esforços de marketing e vendas, a fim de ter leads realmente qualificados e prontos para comprar o seu produto ou serviço. 

Por isso, nós temos uma equipe de especialistas para desenvolver e planejar as estratégias de prospecção, envolvendo os fluxos de cadências, com e-mails de vendas de qualidade, inteligentes, personalizados, bem assertivos e que convertam.

Em nossa solução, disponibilizamos modelos de e-mail de vendas baseados em:

  • Criação de cadência ativa automatizada
  • Criação de cadência ativa semi automatizada
  • Criação de cadência de reengajamento
  • Teste A/B das cadências
  • Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
  • Personalização dos conteúdos por ICP

Atuamos desde a geração de novos leads até a conversão dos contatos em novos clientes. Tudo isso de olho nas principais tendências de marketing, novas tecnologias e inovações. Dessa forma, sua área de vendas irá se preocupar, apenas, em apresentar a proposta e fechar a venda!

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