O que é automação de vendas B2B e como implementá-la no seu negócio? : ASB Marketing
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O que é automação de vendas B2B e como implementá-la no seu negócio?

23/12/2020 | Por Aquiles Casabona

Estamos acompanhando uma constante transformação digital no mundo corporativo, especialmente quando nos referimos às ações comerciais. Na prática, a automação de vendas B2B ganhou o mercado e tem potencializado os resultados das empresas.

Para se ter uma ideia, dados do estudo da Qlik, divulgado pela CIO, revelam que empresas brasileiras detém a maior pontuação entre as organizações mundiais que investem em recursos de dados para tomada de decisões, com uma média de 52 pontos.

Por outro lado, de acordo com uma pesquisa da Aruba, 38% dos gestores vão investir em tecnologias baseadas na nuvem e Inteligência Artificial para melhorar a eficiência do time e geração de dados.

Segundo a Pichai, mais de 75% dos respondentes planejam acelerar o processo de transformação digital das suas organizações no próximo ano. 

Esses dados demonstram algo inegável: a automação não é apenas uma tendência para as empresas se destacarem no mercado, mas também uma necessidade para essas corporações sobreviverem aos mais diversos cenários.

Além disso, o momento atual, marcado pela pandemia do novo coronavírus, crises e recuperação gradual do mercado, acelerou a necessidade de recorrer a novas tecnologias para conseguir se posicionar no setor. 

Diante disso, surge a automação de vendas como um processo fundamental para aumentar os resultados comerciais da corporação. Mas, afinal, o que é essa estratégia, quais os benefícios que oferece para a área comercial B2B e como implementar?

Para responder esses questionamentos e te ajudar a potencializar os resultados de vendas, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

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O que é a automação de vendas?

Na prática, a automação de vendas é uma iniciativa que maximiza as ações comerciais por meio da tecnologia. Isso é possível graças a um planejamento focado na otimização dos fluxos internos, melhorias na operação e desempenho aprimorado dos funcionários. 

Com isso, a automação de vendas não é caracterizada apenas pelo uso de ferramentas inovadoras, mas também por um conjunto de iniciativas que têm como objetivo principal potencializar os resultados da empresa através de uma gestão centralizada e baseada em dados. 

Organizações que implementam esse tipo de estratégia na operação conseguem facilitar o trabalho do vendedor, tornando todo o ciclo comercial mais efetivo e tecnológico. 

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Quais os benefícios de adotar a automação de vendas B2B?

De acordo com a pesquisa supracitada da Qlik, 90% das organizações que adotaram a automação afirmam que os lucros melhoraram, em média, 24%.

Outros benefícios apontados por esse investimento foram: aumento de 21% na eficiência operacional (88%) e crescimento de 23% nas receitas (86%). 

Além disso, a automação de vendas B2B podem proporcionar às organizações outras vantagens, como:

  • Maior produtividade e desempenho do time;
  • Melhor relacionamento com os prospects e clientes;
  • Gerenciamento acertado e centralizado da equipe;
  • Vantagem competitiva;
  • Apoio na recuperação dos negócios;
  • Personalização das ações comerciais;
  • Aumento dos resultados internos.

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Como implementar essa iniciativa?

Uma automação de vendas B2B bem implementada e que gere retornos expressivos depende diretamente de uma série de iniciativas, tais como:

Revisão do planejamento comercial

O planejamento comercial consiste em um documento que reúne todas as estratégias de vendas de uma organização, assim como técnicas de abordagens, perfil do cliente ideal, metas e objetivos a longo prazo. 

Com isso, para que uma automação na área resulte em frutos positivos, é fundamental revisar esse plano, encontrar oportunidades de melhorias e aspectos que podem ser otimizados. 

Esse primeiro passo permite a consolidação de uma transformação digital bem estruturada, transparente e assertiva. 

Levantamento dos processos que podem ser automatizados

Em seguida, é momento de realizar um mapeamento das ações internas e identificar os principais gargalos da operação, por exemplo, atividades manuais, baixa produtividade em determinada área, descentralização do gerenciamento da equipe e pouca eficiência do time.

Com isso, é possível entender quais processos necessitam de automação para superarem esses problemas, como é o caso da gestão de tarefas, levantamento de informações, administração da equipe, monitoramento das ações internas e follow-up. 

Escolha das melhores estratégias e ferramentas 

Com a sondagem realizada no tópico anterior, agora é preciso escolher as melhores estratégias e ferramentas para apoiar a automação de vendas

Cada tecnologia definida deve, obrigatoriamente, atender às necessidades do seu negócio, seja em capacidade, suporte ou segurança de dados. 

Para garantir esses aspectos, é fundamental pesquisar muito bem a respeito dos fornecedores dessas ferramentas, assim como suas características. 

Apesar da automação não ser baseada apenas em tecnologia, esse é um aspecto essencial e que precisa ser planejado com assertividade.

Treinamento do time

Por fim, não existe transformação digital sem o envolvimento e participação de todo o time. Nesse sentido, é preciso treinar os colaboradores não apenas a respeito das novas ferramentas implementadas, mas também das metodologias adotadas. 

Além disso, é essencial criar uma cultura organizacional baseada em automação, com constantes melhorias na operação e espaço aberto para desenvolvimento, implementação e adequação de novas ideias. 

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Conheça a ASB Marketing!

A ASB Marketing deseja ajudar a sua empresa no processo de automação de vendas. Especializada em Marketing Digital e Vendas B2B, a ASB Marketing é uma agência que fornece soluções completas para potencializar os resultados comerciais dos negócios. 

Dentre elas, podemos citar a Prospecção Ativa (Outbound), em que encontramos o seu cliente em potencial e o qualificamos por meio de Inteligência Comercial (IC). Com isso, nutrimos esse lead com uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.

Quando esse contato está pronto para negociar com a sua corporação, apenas o repassamos ao seu time comercial para fechar a venda. Com isso, garantimos previsibilidade de receitas, otimização dos fluxos internos e aumento dos resultados.

Como também, fornecemos soluções de Marketing de Atração (Inbound) e Consultoria de Vendas, potencializando a geração de leads e a atuação da sua organização.

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