bard google

A crescente influência da inteligência artificial (IA) nos serviços digitais tem impulsionado grandes empresas a desenvolverem e aprimorarem suas soluções baseadas nessa tecnologia.  

A OpenAI, com seu chatbot ChatGPT, causou grande impacto na indústria, levando outros gigantes da tecnologia a responderem à altura. A Microsoft fez um investimento substancial de US$ 13 bilhões na OpenAI, a companhia por trás do ChatGPT, que arrebatou 100 milhões de usuários em apenas dois meses.   

Em resposta ao sucesso retumbante do ChatGPT no campo dos chatbots de inteligência artificial, o Google lançou o seu próprio programa, Bard, agora disponível em português do Brasil e em outras 40 línguas.  

A gigante do setor tecnológico vinha adotando uma abordagem mais cautelosa no que diz respeito ao desenvolvimento da IA, mas alterou seu posicionamento devido ao progresso de concorrentes nessa área. 

Este artigo explora o lançamento do Bard, suas funcionalidades, os possíveis desafios éticos e legais relacionados ao seu uso, e as implicações dessa nova era de IA na comunicação e na obtenção de informações na internet. 

Funcionalidades dos Chatbots 

Chatbots, como o Bard e o ChatGPT, oferecem respostas a perguntas variadas e executam tarefas que vão desde a redação de um pedido de desculpas até a construção de códigos de programação. Eles têm surpreendido pela interação com os usuários de maneira “mais humana” do que as tecnologias anteriores. 

Apesar disso, especialistas estão alarmados com as possíveis consequências do uso irrestrito e generalizado de programas de inteligência artificial. Um manifesto com mais de mil assinaturas de personalidades proeminentes do setor demandou uma pausa no desenvolvimento de alguns sistemas. 

Saiba mais: O papel da nutrição de leads na conversão de vendas 

 

Características do Bard 

O Google tem frisado em seus anúncios que o Bard ainda é um projeto experimental e pode ocasionalmente compartilhar informações equivocadas ou falsas. Na mesma semana em que o chatbot foi introduzido em novos países, o Google se encontrou no centro de controvérsias em relação às suas práticas nessa área. 

O lançamento do Bard no Brasil é significativo, dada a relevância do país como mercado para a empresa (mais de 90% das buscas realizadas por usuários brasileiros ocorrem via Google) e a possível transição de chatbots como o principal meio de obtenção de informações na internet, substituindo os mecanismos de busca. 

O Bard pode ser acessado tanto pelo computador quanto pelo celular. Para usá-lo, é necessário fazer login com uma conta do Google. O chatbot oferece sugestões de locais para visitar, conselhos para aumentar a produtividade, explicações de tópicos complexos e até planos de ação para resolver problemas pessoais.  

No lançamento da versão brasileira do Bard, o Google não detalhou como monetizará seu chatbot ou se usará as atividades dos usuários para fins comerciais. Contudo, assegurou que seguirá a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) do Brasil. 

 

Confira: Como superar objeções comuns de clientes e como usar depoimentos e estudos de caso para aumentar a confiança do cliente 

 

Diferença entre o ChatGPT e o Bard 

As principais diferenças entre o ChatGPT e o Bard residem na forma como esses sistemas de IA lidam com a atualização de informações.  

O Bard se destaca pela sua capacidade de atualização em tempo real. Isso significa que o sistema é capaz de adquirir e integrar informações sobre eventos ocorridos recentemente – até mesmo um minuto atrás. Essa funcionalidade o torna particularmente útil para questões que exigem respostas baseadas em acontecimentos ou dados muito recentes. 

Por outro lado, a versão gratuita do ChatGPT, não possui essa atualização contínua de dados. Isso significa que o sistema pode não fornecer resultados precisos para consultas que requerem conhecimentos sobre eventos ou informações recentes.  

Portanto, a capacidade do ChatGPT de fornecer respostas atualizadas é limitada aos dados disponíveis até sua última atualização, que foi em 2021. 

 

Leia também: Conquiste Novos Clientes: Estratégias Avançadas de Marketing nas Redes Sociais para Expandir sua Base de Clientes 

 

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.  

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.  

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal. 

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas. 

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing. 

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.  

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo. 

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e veja como a ASB Marketing pode ajudar sua empresa! 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário