Como captar alunos de escolas e IES com marketing digital Skip to main content

Com o fim de mais um ano letivo, as instituições de ensino focam seus esforços em buscar alternativas de como captar alunos para o próximo ano.

Cada ano é um novo desafio, tendo em vista a alta taxa de evasão de alunos no ensino superior e as mudanças no comportamento do consumidor.

Como ocorreu com diversos setores, a Era Digital também influenciou o comportamento de quem busca alternativas para ampliar seus conhecimentos. Há alguns anos, quem desejava fazer um curso ou se matricular em uma escola, deveria ir até o estabelecimento e esclarecer todas as dúvidas diretamente com o setor de comercial.

Hoje em dia, todo o processo de conhecimento sobre a instituição, incluindo os comparativos de preços e diferenciais, podem ser acessados via internet, o que automatizou todo o processo de compra.

Nesse cenário, as instituições de ensino, que desejam se manter competitivas, devem estar presentes no ambiente digital e interagir com seu público, a fim de acompanhar um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação.

É neste contexto que entra o marketing digital no ensino. No post de hoje, descubra como captar alunos de forma assertiva, utilizando ferramentas de marketing digital!

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Invista em marketing digital e descubra como captar alunos para sua instituição

Como vimos, fazer uso do marketing digital como estratégia para a captação de alunos se faz necessário frente às mudanças que ocorreram no processo de compra. Esse tipo de estratégia de divulgação acaba influenciando no aumento das matrículas, visto que boa parte dos consumidores estão no ambiente digital.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Mindgroup, 93,5% dos alunos pesquisam sobre a instituição de ensino superior na internet antes de efetuarem a matrícula e para 74,5% deles, o site da instituição foi decisivo na escolha.

Esses dados são do estudo “Importância dos sites das IES para a atração de alunos em São Paulo”, de 2015, realizado com 400 alunos do curso de administração de 3 Instituições de ensino da capital.

No entanto, você deve estar se perguntando: como captar alunos usando marketing digital?

Para te auxiliar nessa tarefa, separamos 5 ferramentas de marketing digital que vão facilitar esse processo:

  • Marketing de conteúdo

Uma das principais estratégias do marketing digital é o marketing de conteúdo, que consiste em fornecer conteúdos originais e relevantes para quem está buscando informações no ambiente digital.

Fornecer informações pertinentes sobre a área de educação pode tornar sua escola uma autoridade no segmento, além de ser uma excelente estratégia para atrair potenciais alunos e reter os alunos ativos.

  • Mídias sociais

Boa parte dos seus futuros alunos estão nas redes sociais e isso já é motivo suficiente para criar uma página para sua instituição de ensino.

Aproveite esse canal de divulgação para interagir com o seu público, divulgar novidades, eventos, comunicados, lista de aprovados no vestibular, conteúdos informativos, entre outros.

  • Otimização de sites

O site, geralmente, é o primeiro contato entre o aluno e a instituição de ensino. No entanto, em meio a alta competitividade é necessário investir em alternativas que garantam mais visibilidade para sua página, com foco em conversão.

A grande maioria dos futuros alunos que fazem buscas sobre o curso ou instituição de ensino no Google, clica apenas nos resultados que aparecem na primeira página.

É aí que entra o SEO (Search Engine Optimization), que consiste em um conjunto de técnicas para a otimização de sites e blogs, com o objetivo de melhorar o rankeamento nos principais mecanismos de busca.

  • E-mail marketing

e-mail marketing é uma estratégia digital que auxilia a criação e manutenção de um bom relacionamento com pais e alunos.

Por meio desse canal é possível divulgar as principais novidades sobre a instituição, promoções, eventos e diferenciais, que fazem toda a diferença no momento de escolha da instituição de ensino.

As estratégias e ferramentas do marketing digital oferecem resultados para empresas de diversos setores, principalmente quando falamos na captação de novos clientes. E não é diferente na área educacional.

Para saber mais sobre como usar o Marketing Digital para atrair e reter mais alunos, conheça o nosso case de sucesso com a Minha Biblioteca.

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Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando como colocar tudo isso em prática, não é mesmo? A resposta é muito simples: basta utilizar as ferramentas adequadas.

A ASB Marketing possui uma solução completa de marketing digital, chamada Climber, que garante maiores taxas de conversão em um menor tempo, com a ajuda de tecnologias e técnicas avançadas de marketing digital, além da expertise dos nossos especialistas.

A solução Climber combina as metodologias de Outbound (Hunter) e Inbound Marketing (Farmer), a fim de localizar, qualificar e nutrir leads, otimizando o processo de vendas da sua escola ou instituição de ensino.

Ainda tem dúvidas sobre como captar alunos com a ajuda do marketing digital? Entre em contato conosco e saiba mais!

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