características de um bom vendedor

Ter uma equipe preparada e capacitada é essencial para o sucesso da sua empresa. Para que isso aconteça é necessário que o setor de recursos humanos encontre bons profissionais qualificados para o trabalho e os contrate. Mas quais são as características de um bom vendedor? De acordo com os professores Lynette Ryals e Lain Davies, existem 7 habilidades essenciais que podem ser consideradas como características de um bom vendedor.

De acordo com um estudo realizado por eles, apenas 9,1% das reuniões se transformam em vendas efetivas e somente 1 em cada 250 vendedores superam seus objetivos.

Esse estudo mostrou diversas habilidades e características que fazem com que os compradores deem um passo a mais na jornada de compra e fechem negócio com a sua empresa.

Porém, a própria empresa pode realizar treinamentos e capacitações para que os colaboradores já contratados possam desenvolver suas habilidades e aprender novas, que possam ajudar durante todo o processo de desenvolvimento das suas atividades.

Por isso, neste artigo, você irá conhecer quais são as principais características de um bom vendedor para que possa implementar treinamentos que desenvolvam essas habilidades nos seus profissionais e utilizar como base para a realização de novas contratações quando for necessário.

 

Leia também: Gestão de vendas: como calcular os resultados da sua área comercial B2B

Quais as características de um bom vendedor?

1- Habilidade de superar desafios

De acordo com o estudo, a principal característica de um bom vendedor é a habilidade de superar desafios. 

Isso porque, aqueles vendedores que encontram desafios ao longo do caminho para fechar uma venda, mas não desistem, encontram maneiras criativas e inovadoras de superar esses obstáculos.

2- Se prepara para reuniões

Apenas ir para uma reunião não significa que o negócio será fechado, por isso, uma das características mais importantes e mais procuradas no mercado é a capacidade de se preparar para uma reunião.

Para que consiga fechar negócios com os clientes, é necessário muito estudo sobre quem é esse prospect, a situação da empresa, como sua solução pode resolver as dores que esse cliente tem e muito mais.

Quanto melhor for a preparação do vendedor, maiores serão as chances de conseguir a venda.

3- Interação com os clientes

Um bom vendedor precisa ter a capacidade de se comunicar bem, principalmente com os clientes. É necessário que ele saiba como cultivar um bom relacionamento com os prospects e saiba identificar as melhores oportunidades de acordo com as conversas e interações que acontecem ao longo de todo o ciclo de vendas.

Confira: Saiba como prospectar clientes para o público-alvo certo

4- Apresentar a empresa

Um bom vendedor precisa saber vender bem sua empresa, afinal, ela que garante aos clientes que aquele produto é bom, confiável e de qualidade. 

Por isso, uma das características de um bom vendedor é conhecer muito bem a empresa em que trabalha, saber toda a história, suas soluções, quais as melhores soluções para cada perfil de cliente e assim por diante.

Com isso, o vendedor está pronto para responder quaisquer perguntas que os prospects podem fazer em relação a sua empresa.

5- Criar Rapport

Você sabe o que é um rapport? Rapport é uma palavra francesa que significa “trazer de volta” ou ainda “criar uma relação”. Essa habilidade consiste em criar uma conexão com a outra pessoa.

Quando falamos em rapport no setor de vendas, estamos nos referindo a capacidade de criar conexões e reciprocidade com os clientes, aumentando as chances de continuar com a negociação até o seu fechamento.

6- Construir um bom discurso de vendas 

Outra característica fundamental de um bom vendedor é a de construir cum bom discurso de vendas. A principal função de um vendedor é vender, logo, ele precisa saber como fazer isso.

Para que uma venda aconteça existem diversos fatores que impactam positiva e negativamente na decisão de compra, um desses fatores é o discurso do vendedor. Por isso, essa habilidade é fundamental que os seus vendedores tenham ou desenvolvam ao longo do tempo.

7- Storytelling

Por fim, temos o storytelling, essa é a capacidade de fazer o cliente enxergar seu produto ou serviço como um “herói” que vai salvar o dia dele e levá-lo a um novo patamar de resultados, um verdadeiro “final feliz” para seus problemas.

 

Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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