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Com certeza você já ouviu falar em marketing digital nos últimos anos. Para algumas pessoas, o Marketing Digital pode ser um bicho de sete cabeças, principalmente se você está entrando agora neste mundo. Mas não se preocupe, ele não é tão difícil de entender quanto parece. Mas, é preciso conhecer as características do marketing digital para se dar bem nessa área.

Marketing Digital é a divulgação e promoção de produtos ou serviços através de plataformas digitais. Atualmente, o Marketing Digital é a principal forma que as empresas possuem de divulgar seus produtos para o público.

Com o surgimento das tecnologias, como as redes sociais, o público passou a ficar muito mais conectado na internet. Por isso, o Marketing tradicional precisou se adaptar para a nova realidade do mercado e migrar para o meio digital.

Hoje, se sua empresa não está presente no meio digital, podemos dizer que ela não existe. Pois a maioria do público chega até um negócio através da internet.

Umas das características do marketing digital é a personalização, ou seja, você consegue encontrar o público certo na hora certa e apresentando uma experiência personalizada com o gosto de cada cliente.

Leia também: Como montar a lista de clientes para prospecção?

Características do marketing digital moderno

Porém, o marketing digital não deixou de evoluir. Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas e lançadas constantemente e todos devem se adaptar às novas realidades para não ficar de fora e perder grandes oportunidades.

O Marketing Digital moderno é caracterizado pela alta tecnologia e pelo uso estratégico dessas ferramentas. Confira algumas características do Marketing Digital moderno que sua empresa precisa aderir se não quiser ficar de fora do mercado.

1- Marketing como investimento

Uma das principais características do marketing digital moderno é a mudança de mentalidade que as empresas precisam ter em relação ao que o marketing significa e quais os resultados eles trazem para a empresa. Primeiramente, o marketing era visto como um custo operacional, já que era difícil medir seu impacto e retorno.

Vamos exemplificar. Até os anos 1990, era impossível medir quantas pessoas foram impactadas por um outdoor na rua ou por um comercial de televisão. Você conseguia ter uma estimativa, se a avenida é muito movimentada ou quantas televisões estavam ligadas no canal naquele momento. Mas o número exato era impossível.

Com o marketing digital, essas informações passaram a ser precisas e a forma com o marketing era pensado foi modificado. Agora, as empresas enxergam as ações e campanhas como um investimento, onde os resultados serão maiores que seriam sem o Marketing. Isso também se deu porque foram desenvolvidos indicadores e ferramentas que ajudaram a medir o retorno sobre as ações tomadas.

2- Planejamento estratégico

Embora o marketing tradicional também tivesse um planejamento de campanha, o foco dele era no produto e não no público. Uma das características do Marketing Digital é um planejamento estratégico muito maior e, principalmente, mais focado em uma segmentação de público mais específica, com o intuito de atingir diretamente o público-alvo.

Ou seja, o marketing digital é muito mais efetivo, pois identifica os clientes em potencial e entrega as melhores campanhas que tenham mais chances de impactá-los. Isso é possível graças às novas tecnologias que permitem, em especial da internet, que permitem armazenar dados e identificar interesses e tendências de comportamento de todos os públicos.

3- Relacionamento com clientes

A principal característica do Marketing Digital moderno é colocar o cliente como centro das ações. Vender o produto importa, mas não tanto quanto oferecer a melhor experiência possível para que aquele cliente saia satisfeito e queira voltar a fazer negócio com você.

Todas as ferramentas são direcionadas a isso, entender os gostos, interesses e costumes de cada cliente, para entender como seria a melhor forma de apresentar seu produto para ele.

Seu cliente gosta de redes sociais? Sua marca está presente nelas e oferece o melhor atendimento possível. O maior número de acessos na sua loja é através dos smartphones? Então seu site deve ser responsivo e oferecer a melhor usabilidade em dispositivos móveis.

Talvez o cliente não esteja preparado para comprar na primeira vez que entrar em contato com sua marca, mas com certeza ele irá lembrar de você se a experiência foi boa.

4- Análise de dados

Como falamos ao longo do texto, uma das características do Marketing Digital moderno é a quantidade de dados que podemos coletar e utilizar para criar as melhores campanhas e tomar as melhores decisões.

Existem diversas ferramentas que permitem identificar tudo sobre seus clientes e isso será muito útil na hora de criar sua estratégia de Marketing Digital.

Confira: Quais as etapas do planejamento de vendas? Conheça cada uma delas e seus benefícios

Veja como implementar essa estratégia

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Contando com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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