Case de Sucesso - ASB Marketing e Minha Biblioteca Skip to main content

Montamos nosso case de sucesso na área educacional com a Minha Biblioteca (plataforma digital de livros para instituições de ensino superior). Confira todos os detalhes dessa história que gerou grandes resultados para o cliente, segundo Richardt Rocha Feller, diretor executivo da empresa.

Case de Sucesso: competência para construir rapidamente uma escada de valor

A parceria entre a ASB Marketing e a Minha Biblioteca está prestes a completar 1 ano. Neste curto espaço de tempo, podemos afirmar que avançamos rápido na implantação de um projeto de Inbound Marketing, mas sem pular nenhuma etapa na construção de uma escada de valor, para que o fechamento de cada negócio esteja fundamentado no conhecimento pleno dos clientes em relação aos nossos produtos.

Como diferencial da ASB, posso testemunhar a atenção que tivemos na medida certa. Desde o diagnóstico sobre os problemas que nosso departamento comercial enfrentava até o planejamento e execução das campanhas, conseguimos integrar as equipes como se fizessem parte de uma mesma empresa.

Resultados alcançados

Em 2017, houve um crescimento de 40% em relação ao ano anterior, sendo 90% desse valor decorrente das estratégias de marketing digital.

De forma prática, nossas vendas aumentaram de forma significativa pelo suporte que os representantes encontram em conseguir seguir seus prospects de forma consistente, sem abandoná-los e também sem saturá-los, entregando conteúdo certo no momento adequado.

Nosso foco é atrair leads qualificados, ou seja, clientes com grande potencial de compra – no universo da Minha Biblioteca, preparado para fazer a assinatura da plataforma digital de livros.

Ainda há muitos desafios pela frente, mas a cada reunião de brainstorming me sinto mais confiante que estamos com a parceria certa.


Para construirmos esta história de sucesso com a Minha Biblioteca, foi necessário alguns passos importantes que fazem parte da nossa gestão recorrente.

Planejamento das estratégias digitais

No início do projeto, montamos um planejamento das estratégias digitais com indicação de fluxos, landing pages, e-mails, materiais ricos (e-books, whitepapers, infográficos) e ações com potencial de sucesso, tudo estruturado de acordo com cada persona.

Além disso, fazemos uma análise minuciosa das palavras-chave com oportunidade para o negócio e usamos as opções mais assertivas nos conteúdos.

Automação de marketing digital completa

A automação de marketing digital é feita por meio da Sharpspring, nossa parceira. Fazemos o envio de e-mail marketing, fluxos de nutrição (topo, meio e fundo de funil) e fluxo comercial. Além disso, treinamos a equipe de vendas do cliente para que usem a ferramenta de maneira mais eficiente.

Com a combinação das estratégias de marketing digital e recursos da Sharpspring, a área comercial da Minha Biblioteca ganhou autonomia para gerenciar os contatos e passou a receber leads mais qualificados, facilitando a negociação e o relacionamento com os prospects.

Criação de personas estratégicas para o negócio

Ao todo, foram criadas cinco personas para o projeto, contando com uma extra para o projeto da Pasta do Professor. Escrevemos conteúdo de blog e redes sociais semanalmente para cada uma delas, sempre trazendo as necessidades, as dores e a realidade desses perfis à tona. Como resultado, conquistamos um aumento significativo de engajamento e seguidores, além de um impulsionamento no tráfego para o site.

Produção de conteúdo digital

O conteúdo de blog e redes sociais é semanal, com publicações que envolvem as necessidades das personas estratégicas para o negócio. Para criá-los, nos baseamos na análise de palavras-chave, que é revista a cada dois meses, sugerindo pautas com aderência ao público e ao segmento da empresa.

Gerenciamento das redes sociais

Fazemos o gerenciamento completo das redes sociais, incluindo a produção de conteúdo, revisão de textos, agendamento de posts pela ferramenta SIM Marketing e análise dos resultados.

Atendimento consultivo com foco em resultados

Nosso relacionamento com o cliente envolve a troca de e-mails, videoconferências e reuniões presenciais. Trabalhamos com autonomia, mas a participação da equipe comercial e do diretor executivo foram essenciais para o sucesso do projeto.

Análise de dados e entrega de relatórios mensais

Montamos um relatório mensal para o cliente com os principais resultados do período, listando as ações realizadas e as próximas demandas que deverão ser entregues no mês seguinte.

Quando necessário, incluímos recomendações de estratégias de acordo com os dados analisados.


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