Saiba como reduzir o ciclo de vendas da sua área comercial Skip to main content

ciclo de vendas se inicia sempre que surge uma oportunidade de negócios para o time comercial, ou seja, é o processo em que um lead (potencial cliente) se torna um cliente.

O tempo de duração do ciclo de vendas depende de muitos fatores, como o tipo de negócio, as estratégias utilizadas para efetivar a venda e o comportamento de compra da persona. No entanto, mesmo em vendas mais complexas, que exigem um grande investimento da persona, é possível reduzir o ciclo de vendas e otimizar as taxas de conversões.

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A importância de um ciclo de vendas bem estruturado

Para garantir o sucesso das transações comerciais é essencial ter um ciclo de vendas bem planejado e claro para todos os profissionais envolvidos no processo, a fim de alcançar as metas definidas e garantir o engajamento de toda a equipe comercial.

No entanto, é comum que as empresas “atropelem” algumas etapas, o que impacta negativamente nos resultados e podem prolongar o ciclo de vendas. Dessa forma, é essencial que cada etapa do processo seja analisada e monitorada pelo diretor comercial, que deve avaliar os pontos a serem mantidos e melhorados dentro da geração e nutrição de leads.

Essa análise de dados favorece a sinergia das áreas de marketing e de vendas, que devem estar alinhadas no mesmo objetivo: transformar o lead em venda. Para isso é essencial que as equipes “falem a mesma língua” e estejam preparadas para atuar de forma efetiva em cada fase da jornada de compra do cliente.

Tão importante quanto estruturar um bom ciclo de vendas é a otimização de todo o fluxo, o que garante mais produtividade, aumento do ROI (Retorno Sobre Investimento) e redução do CAC (Custo de Aquisição de Cliente). Além disso, o gestor possui os dados necessários para traçar uma estratégia eficiente, sendo capaz de alcançar as metas e objetivos estabelecidos em um menor tempo.

Tecnologia otimiza o ciclo de vendas e aumenta as taxas de conversão

Não há dúvidas que as vendas B2B são mais complexas e tendem a ter uma longa jornada de compra. No entanto, é possível encurtar o ciclo de vendas, garantir taxas de conversão acima da média e proporcionar à equipe comercial leads cada vez mais qualificados e preparados para a etapa de decisão de compra.

Mas, como isso é possível? Com o auxilio de ferramentas tecnológicas como o big data, inteligência artificial e social selling, que direcionam toda a estratégia comercial de forma efetiva. E o melhor de tudo é que o processo é realizado de forma automatizada, otimizando o tempo e energia de toda a equipe comercial.

Aliado a isso, é possível utilizar técnicas de Outbound Marketing, combinadas ao Inbound Marketing, que possibilitam a nutrição dos leads que ainda não estão preparados para a compra. Dessa forma, a equipe comercial irá concentrar esforços somente em prospects que representem um real interesse em fechar negócio.

Leia também: Como o Inbound Marketing ajuda a alavancar processos de compra

Muitas pessoas acreditam que Inbound e Outbound marketing são duas estratégias antagonistas, com perfil e objetivos diferentes. No entanto, elas devem ser vistas como estratégias complementares. O Outbound funciona como uma espécie de gatilho de entrada do lead nos fluxos de Inbound, que, por sua vez, auxilia que eles avancem a jornada de compra por meio de conteúdos relevantes.

ASB Marketing, agência de marketing digital especialista em empresas B2B, é uma das pioneiras no mercado brasileiro e traz uma estratégia inovadora, por meio da combinação das estratégias Hunter (Outbound / Prospecção Ativa) e Farmer (Inbound Marketing / Nutrição de Leads).

A agência desenvolveu uma metodologia, chamada Climber, que além de captar e qualificar contatos de vendas para otimizar o trabalho da equipe comercial, também recupera oportunidades perdidas por meio da nutrição de leads, unindo duas estratégias de marketing para gerar resultados escaláveis e constantes para empresas B2B.

Com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial, big data e automação de e-mails em cadência, além da expertise dos nossos especialistas em marketing digital, entregamos leads quentes e encurtamos o ciclo de vendas!

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