Como atrair clientes para o seu site institucional? Skip to main content

Nos últimos anos as formas de como atrair clientes para o site institucional, mudaram muito. Hoje, práticas para atrair cliques sem relevância ou forçar o posicionamento em resultados de busca podem resultar em penalização pelo Google.

Sem contar que, os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto a aparência e navegabilidade dos sites, contando como um ponto relevante para qualificar ou manchar a imagem de um negócio.

Quais estratégias de marketing digital adotar para aumentar a atração de clientes?

As estratégias de marketing digital são essenciais para melhorar o posicionamento online da marca e consequentemente, atrair mais clientes ao site institucional.

O desenvolvimento correto e estruturado dessas práticas deve ser um dos pilares da marca no ambiente digital.

Faça agora o Raio-X do Marketing Digital da sua empresa e fique à frente da concorrência!

Saiba mais: Marketing digital: 5 erros que podem prejudicar seus resultados

A seguir conheça algumas das principais soluções e como executá-las adequadamente.

Técnicas de SEO

Os buscadores, principalmente o Google, são canais já consolidados pelos quais os usuários pesquisam marcas e produtos. O SEO (Search Engine Optimization) é a estratégia indicada para impactar e atrair esse público.

As técnicas de Otimização para Mecanismos de Busca são importantes aliadas no posicionamento do site entre os resultados mais relevantes de uma busca relacionada aos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Essas práticas não devem ser usadas apenas para posicionar o site nos mecanismos de busca, mas também para melhorar a experiência do usuário, fazendo com que seja mais fácil para um potencial cliente encontrar seu site.

Além disso, o bom desenvolvimento dessas práticas, garante mais clareza nos objetivos das páginas e escaneabilidade dos conteúdos, ou seja, fica mais fácil para o usuário ler e compreender o que está sendo oferecido. Entre as práticas de SEO, destacam-se:

  • definição das palavras-chave;
  • criação de descrição da página;
  • uso de intertítulos;
  • inserção de links internos e externos;
  • otimização das imagens e inserção de tag e descrição;
  • tempo de carregamento das páginas.

Portanto, o SEO envolve diversas boas-práticas que garantem que usuários e buscadores leiam e entendam mais facilmente a proposta da página. Essa estratégia está diretamente relacionada à próxima. Confira!

Marketing de conteúdo

marketing de conteúdo consiste nas estratégias que incluem a etapa de planejamento e produção dos conteúdos, assim como as práticas desenvolvidas para que esses materiais cheguem aos clientes certos no momento mais apropriado.

A solução tem início com a definição da buyer persona e clareza como os conteúdos serão desenvolvidos (linguagem, tom e assuntos) para serem mais relevantes ao público.

Os conteúdos devem ser desenvolvidos considerando as boas-práticas de copywriting e, posteriormente, serem inseridos em uma estratégia de divulgação consistente.

Em geral, esses materiais são usados na nutrição de leads, informando e qualificando o usuário para que ele identifique os benefícios possíveis com o produto ou serviço da marca e avance na jornada de compra até a abordagem comercial.

marketing de conteúdo é determinante para que esse processo ocorra no ritmo adequado ao direcionar materiais informativos de acordo com o processo de descoberta, consciência e decisão do potencial cliente.

Leia também: 10 vantagens do marketing de conteúdo para empresas B2B

Links patrocinados

A estratégia de links patrocinados também é importante em como atrair clientes ao site. Normalmente, esses usuários são qualificados e já estão mais próximos do momento de decisão de compra, fazendo com que o ciclo de vendas seja menor.

Essa prática é relevante para atrair mais consumidores ao site, podendo ser mais ou menos significativa de acordo com o investimento realizado.

Como atrair clientes aumentando a confiança na marca?

Por mais que as estratégias de marketing digital sejam bem-sucedidas quando desenvolvidas corretamente, os resultados serão influenciados pela confiança do público na marca.

De acordo com o estudo Future Focus 2018: o Machine Marketing da iProspect, a confiança na marca tornou-se um aspecto central para conquistar clientes no novo cenário tecnológico.

O aumento da concorrência fez com que os consumidores fossem bombardeados com opções de todos os tipos e um dos critérios usados para fazer a distinção e identificação dos melhores fornecedores é a confiança.

A seguir, conheça estratégias de como atrair clientes aumentando a confiança na marca.

Manter a qualidade do site institucional

Seu cartão de visitas online é o site institucional. Ele intermeia o primeiro contato do consumidor com a marca, de forma que o design, estrutura da informação e conteúdo influenciam a impressão inicial.

Um site institucional com qualidade é aquele que tem usabilidade, fontes de informação, categorização por temas e produtos, imagens de qualidade, dados de contato e compatibilidade com o mobile.

Saiba mais: Desenvolvimento de sites: 5 segredos para rankear no Google

Todos esses elementos ajudam o cliente a conseguir encontrar mais facilmente o que procura. Portanto, toda a estrutura do site é relevante para aumentar a confiança do público na marca.

Ter conteúdos de qualidade

O conteúdo do site é outro aspecto avaliado pelo cliente para determinar se a empresa é confiável. Conteúdos ricos contribuem para transmitir autoridade e credibilidade, mostrando que a marca domina o tema.

Para que um conteúdo tenha qualidade ele deve ser escaneável, ter referências internas e externas, apresentar informações relevantes e estruturadas, ter coerência e coesão etc.

Ser transparente

A transparência é um aspecto central no relacionamento com o cliente e no aumento dos resultados. Isso significa que o usuário deve ter fácil acesso às informações da marca com telefone, endereço, serviços, disponibilidade, benefícios etc.

Por exemplo, se você promete um teste grátis de um mês ao seu cliente deve manter a palavra e trabalhar para que esse período seja satisfatório e ajude no sucesso do cliente.

Verifica-se assim que as estratégias de marketing digital devem ser associadas às boas-práticas de posicionamento online, que aumentam a confiança do público na marca, agregando às soluções com foco em como atrair clientes.

Leia também: 5 técnicas de prospecção de clientes para empresas B2B

Como o desenvolvimento de sites impacta nesses resultados?

Como afirmamos, um site bem desenvolvido não é apenas aquele que tem um design agradável, mas deve manter a excelência na navegação com usabilidade, compatibilidade mobile, estrutura da informação e conteúdo.

ASB Marketing é uma agência focada na inovação e que realiza o desenvolvimento de sites com base na otimização para mecanismos de busca, personalização do site institucional e acompanhamento contínuo.

Pela experiência em marketing digital, a agência tem know how nas estratégias de atração e relacionamento com o cliente com foco na experiência do usuário e satisfação, considerando esses fatores em todas as etapas de planejamento e desenvolvimento.

Quer saber como atrair clientes inserindo seu site no contexto de inovação tecnológica? Conheça nossa solução de desenvolvimento de sites aqui!

 

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.

Deixe uma resposta