5 dicas de como aumentar as vendas neste segundo semestre Skip to main content

Em um cenário de recessão econômico, os gestores buscam estratégias seguras de como aumentar as vendas. Assim, procuram optar por soluções eficientes, mas não muito arriscadas.

Com o desempenho comercial maior do que o esperado no segundo trimestre de 2019, as expectativas melhoraram para o segundo semestre. No entanto, para alcançar melhores resultados, as empresas precisam investir em áreas mais estratégicas, que gerem retorno financeiro e reflexo nas vendas.

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Para ajudá-lo a superar estes desafios, separamos dicas valiosas de como aumentar as vendas no segundo semestre de forma sólida e efetiva.

Como aumentar as vendas em 5 passos

Ao pensar em formas de como aumentar as vendas, o mais comum é investir em novos processos e estratégias comerciais para melhorar o desempenho.

Mas, além disso, é possível adotar tecnologias para otimizar a operação comercial de modo a conseguir bons retornos.

A seguir, conheça 5 dicas para estruturar seu processo de vendas e tornar o negócio mais lucrativo.

1. Automação de processos

A automação de processos é uma das principais estratégias atualmente. O que influencia diretamente na redução de custos e no melhor desempenho do plano de vendas.

Com essa tecnologia, parte dos processos manuais, realizados por membros da equipe, são automatizados e desempenhados por softwares inteligentes. Assim, é possível tornar as etapas repetitivas mais ágeis e menos onerosas para a execução.

Entre os processos que podem ser automatizados, estão:

  • Envio de e-mails;
  • Operação de fluxos de cadência;
  • Levantamento de usuários com perfil de compra, entre outros.

Os benefícios decorrentes da automação dos processos comerciais são diversos, como:

  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Mais assertividade na estratégia;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Eficiência na execução de tarefas.

Com as vantagens da automação, os gestores podem direcionar a atuação da equipe para atividades mais estratégicas. O que se refletirá no aumento das vendas.

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2. Inteligência comercial

inteligência comercial consiste em uma metodologia de vendas que visa gerar leads qualificados de forma constante. O que garante a previsibilidade da receita.

Para executar essa estratégia com foco em como aumentar as vendas, o primeiro passo é a definição do perfil de cliente ideal (ICP).

Com isso, é possível identificar os potenciais clientes e, em seguida, realizar uma comunicação personalizada por meio de fluxos de cadência. Tudo com o intuito de atingir as dores e os problemas dos prospects e despertar o interesse para o seu serviço ou solução.

Portanto, os representantes de vendas (SDRs) não vão apenas entrar em contato com leads aleatórios. Mas vão fazer abordagens àqueles prospects que já foram pré-selecionados e considerados alinhados ao ICP.

Neste caso, a qualificação dos leads realizada pela inteligência comercial é determinante para aumentar as chances de fechar o negócio.

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3. Pré-vendas 

Antigamente, quando o representante de vendas entrava em contato com um potencial cliente, já era com uma proposta comercial engatilhada. Até mesmo, se o consumidor não tivesse demonstrado nenhum interesse, esse era o procedimento.

O tempo perdido com essa estratégia exigiu uma revisão da abordagem comercial que se tornou mais consultiva. Ou seja, o trabalho do vendedor passou a incluir a qualificação do lead e também um contato focado em agregar valor.

Assim, o vendedor não deve apenas entrar em contato para fazer uma oferta ao potencial cliente. Mas sim mostrar qual a relevância da solução, os problemas que o serviço resolve, os benefícios oferecidos, os diferenciais da marca, entre outras questões.

Portanto, uma das estratégias de como aumentar as vendas passa por desenvolver essas novas metodologias de abordagem comercial. E a pré-venda é usada para iniciar um relacionamento com o cliente para conduzi-lo pelo funil de compra.

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4. Redução do ciclo de vendas

O ciclo de vendas tem início quando surge uma oportunidade de negócio para o time comercial e só é concluído com o fechamento da compra. Esse período é variável e influenciado por diferentes fatores, como ticket médio, segmento, autonomia da persona e outros.

A redução desse tempo é importante para que as empresas tenham um fluxo de caixa contínuo e empreguem menos esforços na conversão.

A diminuição do ciclo de vendas pode ser alcançada com algumas soluções, como:

  • Automação dos processos;
  • Definição adequada do perfil de cliente ideal;
  • Triagem dos leads mais alinhados ao ICP;
  • Abordagem consultiva por parte dos representantes de vendas;
  • Nutrição dos leads.

Logo, para reduzir o ciclo de vendas, não é necessário que a empresa pule nenhuma etapa da qualificação. Pelo contrário. Quanto melhor a nutrição, há mais chances de o prospect ser encaminhado ao time de vendas com maior probabilidade de fechamento.

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5. CRM

A implantação de um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) é fundamental nas estratégias de como aumentar as vendas.

O investimento garante a centralização e integração de todos os processos relacionados à prospecção, nutrição e relacionamento com o cliente, desde a pré-venda até o pós-venda.

Dessa maneira, a ferramenta possibilita a automação de alguns processos, como:

  • Avaliação do progresso do lead no funil de vendas;
  • Envio de e-mails;
  • Análise de interações e de engajamento com a marca em diferentes mídias.

Com esse recurso, é possível garantir um melhor relacionamento com o cliente, visando fidelizá-lo. Assim como, o CRM ajuda a evitar a perda de leads por esquecimento ou falta de monitoramento por parte do SDR. O que aumenta a conversão da base de contatos.

Como a prospecção 4.0 ajuda neste processo?

A prospecção 4.0 é uma metodologia comercial que une a prospecção ativa por parte do time de vendas com a prospecção por atração desenvolvida pela equipe de marketing.

A união dessas estratégias garante um fluxo de geração de leads constante e mais qualificados. Isso aumenta o potencial de venda da marca, além de gerar benefícios associados, como:

  • Previsibilidade da receita;
  • Aumento do ticket médio;
  • Redução do ciclo de vendas;
  • Automação dos processos.

Portanto, a metodologia atende às demandas das empresas que buscam por formas de como aumentar as vendas no segundo semestre de 2019.

Essa estratégia é desenvolvida pioneiramente pela ASB Marketing. A agência especializada em prospecção 4.0 une Big Data, automação e inteligência comercial para entregar resultados sólidos em menos tempo no mercado B2B.

Um dos clientes da agência é a Docly, startup do setor de RH. Para se destacar no mercado, a Docly enfrentava concorrentes consolidados e a necessidade de quebrar a cultura de admissão existente no setor.

Após a parceria com a ASB Marketing, o resultado foi a implantação de um processo de prospecção 4.0 efetivo e com ótimos resultados.

Em menos de um mês, saímos de uma startup desconhecida para forte concorrente de mercado. No mesmo período, recebemos 541 leads qualificados, que geraram 23% de solicitações de proposta”, conta Áquila Fontes, gerente de produtos da Docly.

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