Como aumentar leads qualificados no topo do funil de vendas? : ASB Marketing
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Como aumentar leads qualificados no topo do funil de vendas?

03/11/2020 | Por Aquiles Casabona

Com as constantes mudanças do mercado, cada vez mais as empresas estão buscando maneiras de como aumentar leads qualificados, especialmente no topo do funil de vendas, em que há possibilidades de educar esses contatos por toda jornada de compra. 

Na prática, o funil de vendas consiste em uma das bases do Marketing Digital, isso porque é uma ferramenta que abriga todos os possíveis clientes de uma empresa, ou seja, os prospects gerados tanto pelas iniciativas ativas (prospecção) quanto orgânicas (Inbound Marketing). 

Por sua vez, o funil comercial é caracterizado em três fases principais:

  • Topo: trata-se dos leads que ainda não possuem conhecimento a respeito da sua empresa ou solução. Muitas vezes, esses prospects também não tem ideia que possuem uma dificuldade a ser resolvida;
  • Meio: comporta contatos que já reconhecem que possuem um problema a ser resolvido e estão na fase de considerar a sua organização como um meio de sanar essa dificuldade;
  • Fundo: já no fundo, temos contatos que não apenas entendem a sua solução e sua marca, mas também suas próprias necessidades e precisam apenas ser convencidos a respeito dos benefícios da sua corporação.

De maneira geral, a quantidade de leads pelo funil de vendas diminui a cada fase na jornada de compra. No entanto, com uma estratégia efetiva de prospecção e nutrição desde a primeira etapa do funil, é possível potencializar o aproveitamento de contatos e gerar um número maior de vendas.

Mas, afinal, como aumentar leads qualificados nas estratégias de Marketing Digital e quais os benefícios dessas iniciativas? Para responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais.

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Quais os benefícios de aumentar o volume de leads no topo do funil?

Investir em maneiras de como aumentar leads qualificados nas ações no topo do funil de vendas proporciona uma série de benefícios para as corporações, dentre eles, podemos citar:

  • Otimização dos fluxos comerciais;
  • Redução de custos;
  • Maior engajamento dos prospects ao decorrer da negociação;
  • Aceleração do ciclo de vendas;
  • Estabilização de métricas estratégicas, como o CAC e ROI.

Além disso, adotar maneiras de como aumentar leads qualificados no topo do funil de vendas permite estratégias muito mais direcionadas, sempre aplicadas ao seu ICP (perfil de cliente ideal). 

Por outro lado, essa característica suscita a equipe sempre rumo a um objetivo em comum: constantes melhorias na operação. 

Desse modo, é possível identificar possibilidades de otimização, corrigir gargalos, implementar treinamentos e sempre estar antenado às tendências do mercado.

Como aumentar leads qualificados no topo do funil de vendas?

Dentre as principais ações para como aumentar leads qualificados, podemos citar:

Utilizar o Inbound Marketing ou Marketing de atração

De acordo com dados da Internet Live Stats, o Google recebe diariamente 3,5 bilhões de pesquisas, sendo que 15% delas nunca foram feitas anteriormente.

Apenas por essas informações já é possível imaginar as infinitas possibilidades que uma empresa possui ao garantir um bom posicionamento no universo online por meio de blogs e as próprios redes sociais.

Na prática, o Marketing de Atração, também conhecido como Inbound Marketing, é a porta de entrada para esse mundo digital. 

De maneira geral, pode ser definido como um conjunto de estratégias que visam disponibilizar ao público de uma empresa materiais relevantes, qualificados e inéditos.

O cerne dessa ação é conseguir converter novos contatos através da troca de conteúdos, por isso, esses materiais devem ajudá-los de alguma maneira, como responder dúvidas frequentes, dar dicas, disponibilizar E-books ou outros conteúdos educativos.

A implementação do Inbound Marketing também acirra o relacionamento de uma empresa com os seus clientes e maximiza o posicionamento desse negócio no mercado, gerando vantagens competitivas.

Saiba mais: 7 passos para aplicar treinamentos de vendas B2B

Acompanhar com precisão os leads

Um erro comum dos especialistas em vendas que acaba prejudicando a interação com os prospects é a ausência de acompanhamento desses contatos pelo funil de vendas

Acredite, se você demora uma semana para responder o seu cliente em potencial, o perderá para o concorrente.

Por isso, uma dica para quem deseja entender como aumentar leads qualificados é: sempre monitore com precisão os seus leads pela jornada de compra, independentemente se são contatos do Inbound Marketing ou da Prospecção Ativa

Para tal, tenha um CRM eficiente e treine os seus colaboradores a sempre manter as informações atualizadas, de modo a ter cada vez mais informações para personalizar as interações com esses contatos.

Implementar Fishing de Retomadas

O Fishing de Retomadas consiste em uma ação conhecida também como reengajamento. De maneira geral, é aquela lista de leads que, em algum momento, interagiu com a sua empresa, no entanto, não chegou a fechar um acordo.

Nesse sentido, tempos depois, sua organização pode tentar retomar esse contato, sempre analisando a razão pela pausa (por exemplo, momento inadequado para negociação ou por solicitação do próprio lead). 

Esse tipo de estratégia minimiza as perdas de leads pelo funil de vendas, mesmo de prospects que já estavam no meio ou fundo da jornada de compra. 

Não deixar a tecnologia de lado

Por fim, não podemos falar a respeito de como aumentar leads qualificados no topo do funil comercial sem citar a tecnologia como uma grande aliada.

O segredo para resultados positivos nesse comecinho do funil, sem dúvidas, é o direcionamento das estratégias, isso porque, quanto mais específicas, mais qualificados serão os leads presentes no topo do funil.

Veja também: SPIN Selling: como essa metodologia acelera as vendas?

Conheça a ASB Marketing!

A ASB Marketing é uma empresa especializada em Marketing Digital e Vendas que fornece aos seus clientes soluções inovadoras, como a Prospecção Ativa 4.0 e o Marketing de Atração

De modo geral, por meio de Big Datas e Inteligência Comercial, encontramos o seu cliente em potencial e o qualificamos através de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.

Com isso, quando o lead está preparado para negociar com a sua empresa, apenas o repassamos ao seu time comercial para fechar a venda.

Dessa forma, garantimos previsibilidade de receitas, otimização de processos e apoio na expansão do seu negócio. 

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