Como aumentar as vendas é um desafio constante em todo departamento comercial. Apesar da atividade de prospectar clientes ser rotina para o time de vendas, na Era Digital, as empresas têm à disposição tecnologias e ferramentas que facilitam e encurtam o ciclo, principalmente em negócios B2B.
Hoje, a estratégia focada em cold calls e reuniões presenciais é obsoleta, muito cara e ineficiente para o time de vendas. Para revolucionar este cenário, temos o Big Data.
Segundo o estudo “The Digital Universe 2020”, da consultoria IDC, o volume de dados deve alcançar a casa dos 40 trilhões de gigabytes até 2020. O papel do Big Data é reunir esses dados para que depois um software possa analisá-los e tirar insights. Mas como a sua empresa está trabalhando com essa fonte de informação importante para gerar bons negócios?
Ao integrar ferramentas de Big Data em sua estratégia de marketing e vendas B2B, é possível prospectar clientes de maneira efetiva. Com isso, sua empresa consegue conquistar leads qualificados mais rapidamente e sabe como aumentar as vendas. assim, você poderá contar com melhores resultados e previsibilidade na receita.
Quer uma prova da importância dos dados para o seu negócio? Recentemente, um estudo da Mckinsey, publicado pela Forbes, demonstrou que as organizações que utilizam dados no centro das decisões de marketing e vendas melhoram seu ROI de 15% a 20%.
Descubra como aumentar as vendas com Big Data
Agora que você já entende a necessidade de investir em Big Data, é hora de colocar em prática. Para que a tecnologia seja efetiva na prospecção, o primeiro passo é criar o perfil ideal de cliente. Ou seja, aquele perfil que gera mais valor em menos tempo. A partir daí, o Big Data atua na busca por perfis semelhantes às características do cliente ideal.
Ler também: 3 segredos do comportamento do consumidor B2B
Com a tecnologia, ao analisar a imensa base de dados, é possível extrair informações relevantes sobre o consumidor. Então, você pode fazer uma série de ações para ajudar a entender o perfil do cliente e como aumentar as vendas. Por exemplo:
- Realizar análises preditivas sobre uma determinada estratégia de prospecção de clientes;
- Identificar tendências de perfil e comportamento;
- Criar uma abordagem mais personalizada aos prospects;
- Segmentar mercados e clientes para encontrar o perfil ideal.
A partir da segmentação, é possível localizar os dados completos de potenciais clientes. Com isso, você pode criar campanhas de outbound marketing, que geram leads de forma totalmente automática e em larga escala. Como resultado, sua empresa vai melhorar as vendas e diminuir a jornada de compra do cliente.
Big Data e os benefícios da personalização
Esta pesquisa da Monetate corrobora com a importância do uso do Big Data para personalizar a comunicação. Segundo o estudo, as empresas que ultrapassaram suas metas em 2017 utilizaram estratégias de personalização em 83% do tempo.
Assim, junto à automação, os conteúdos assertivos e personalizados são enviados para uma grande massa e sem que o potencial cliente perceba. Os resultados são leads qualificados entregues ao time comercial, que pode se dedicar para apresentar a proposta e fechar o negócio.
Além desses benefícios, podemos destacar outras vantagens ao usar a segmentação e personalização a partir da análise de dados. São elas:
– Maiores índices de satisfação na experiência do cliente;
– Consciência de marca e fidelização do cliente;
– Possibilidade de melhoria constante na estratégia;
– A empresa se torna referência e autoridade no assunto.
Com isso, sua organização implementa uma operação completa de Big Data e personalização, cumprindo com objetivo de como aumentar as vendas.
Ler também: 4 fases essenciais para uma estratégia de vendas B2B de sucesso
Usando dados no marketing
O marketing data driven, ou marketing orientado por dados, é a nomenclatura usada quando a estratégia é baseada em dados. Essa tática tem o potencial de diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC) e escalar os resultados.
A ASB Marketing – agência de marketing digital especializada em empresas B2B – tem uma solução exclusiva de prospecção por Big Data. O que vai gerar leads qualificados para o seu negócio.
O processo começa por encontrar o potencial cliente de maneira segmentada e com informações completas. A partir daí, cria-se fluxos de engajamento com esses leads para gerar conexão. Depois de convertidos, os leads são repassados para equipe comercial apresentar a proposta e fechar as vendas.
Os leads que ainda não estão maduros para a venda não são desperdiçados! Eles vão para etapa de nutrição de leads até que demonstrem interesse pela compra.
Leia também: Saiba como mensurar os dados de sua estratégia de conteúdo
Agora, você já sabe como o Big Data pode ser a resposta para a sua dúvida sobre “como aumentar as vendas?”. Então, vamos usar a tecnologia em prol dos resultados da sua empresa? Entre em contato e converse com nossos especialistas.