Como aumentar as vendas em empresas B2B com Big Data Skip to main content

Como aumentar as vendas é um desafio constante em todo departamento comercial. Apesar da atividade de prospectar clientes ser rotina para o time de vendas, na Era Digital, as empresas têm à disposição tecnologias e ferramentas que facilitam e encurtam o ciclo, principalmente em negócios B2B.

Hoje, a estratégia focada em cold calls e reuniões presenciais é obsoleta, muito cara e ineficiente para o time de vendas. Para revolucionar este cenário, temos o Big Data.

Segundo o estudo “The Digital Universe 2020”, da consultoria IDC, o volume de dados deve alcançar a casa dos 40 trilhões de gigabytes até 2020. O papel do Big Data é reunir esses dados para que depois um software possa analisá-los e tirar insights. Mas como a sua empresa está trabalhando com essa fonte de informação importante para gerar bons negócios?

Ao integrar ferramentas de Big Data em sua estratégia de marketing e vendas B2B, é possível prospectar clientes de maneira efetiva. Com isso, sua empresa consegue conquistar leads qualificados mais rapidamente e sabe como aumentar as vendas. assim, você poderá contar com melhores resultados e previsibilidade na receita.

Quer uma prova da importância dos dados para o seu negócio? Recentemente, um estudo da Mckinsey, publicado pela Forbes, demonstrou que as organizações que utilizam dados no centro das decisões de marketing e vendas melhoram seu ROI de 15% a 20%.

Faça agora o Raio-X do Marketing Digital da sua empresa e fique à frente da concorrência!

Descubra como aumentar as vendas com Big Data

Agora que você já entende a necessidade de investir em Big Data, é hora de colocar em prática. Para que a tecnologia seja efetiva na prospecção, o primeiro passo é criar o perfil ideal de cliente. Ou seja, aquele perfil que gera mais valor em menos tempo. A partir daí, o Big Data atua na busca por perfis semelhantes às características do cliente ideal.

Ler também3 segredos do comportamento do consumidor B2B

Com a tecnologia, ao analisar a imensa base de dados, é possível extrair informações relevantes sobre o consumidor. Então, você pode fazer uma série de ações para ajudar a entender o perfil do cliente e como aumentar as vendas. Por exemplo:

  • Realizar análises preditivas sobre uma determinada estratégia de prospecção de clientes;
  • Identificar tendências de perfil e comportamento;
  • Criar uma abordagem mais personalizada aos prospects;
  • Segmentar mercados e clientes para encontrar o perfil ideal.

A partir da segmentação, é possível localizar os dados completos de potenciais clientes. Com isso, você pode criar campanhas de outbound marketing, que geram leads de forma totalmente automática e em larga escala. Como resultado, sua empresa vai melhorar as vendas e diminuir a jornada de compra do cliente.

Big Data e os benefícios da personalização

Esta pesquisa da Monetate corrobora com a importância do uso do Big Data para personalizar a comunicação. Segundo o estudo, as empresas que ultrapassaram suas metas em 2017 utilizaram estratégias de personalização em 83% do tempo.

Assim, junto à automação, os conteúdos assertivos e personalizados são enviados para uma grande massa e sem que o potencial cliente perceba. Os resultados são leads qualificados entregues ao time comercial, que pode se dedicar para apresentar a proposta e fechar o negócio.

Além desses benefícios, podemos destacar outras vantagens ao usar a segmentação e personalização a partir da análise de dados. São elas:

– Maiores índices de satisfação na experiência do cliente;

– Consciência de marca e fidelização do cliente;

– Possibilidade de melhoria constante na estratégia;

– A empresa se torna referência e autoridade no assunto.

Com isso, sua organização implementa uma operação completa de Big Data e personalização, cumprindo com objetivo de como aumentar as vendas.

Ler também4 fases essenciais para uma estratégia de vendas B2B de sucesso

Usando dados no marketing

O marketing data driven, ou marketing orientado por dados, é a nomenclatura usada quando a estratégia é baseada em dados. Essa tática tem o potencial de diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC) e escalar os resultados.

ASB Marketing – agência de marketing digital especializada em empresas B2B – tem uma solução exclusiva de prospecção por Big Data. O que vai gerar leads qualificados para o seu negócio.

O processo começa por encontrar o potencial cliente de maneira segmentada e com informações completas. A partir daí, cria-se fluxos de engajamento com esses leads para gerar conexão. Depois de convertidos, os leads são repassados para equipe comercial apresentar a proposta e fechar as vendas.

Os leads que ainda não estão maduros para a venda não são desperdiçados! Eles vão para etapa de nutrição de leads até que demonstrem interesse pela compra.

Leia tambémSaiba como mensurar os dados de sua estratégia de conteúdo

Agora, você já sabe como o Big Data pode ser a resposta para a sua dúvida sobre “como aumentar as vendas?”. Então, vamos usar a tecnologia em prol dos resultados da sua empresa? Entre em contato e converse com nossos especialistas.

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.

Deixe uma resposta