Como elaborar um e-mail de vendas para converter leads em clientes - ASB Marketing Skip to main content

Das práticas mais conhecidas do marketing digital, o e-mail de vendas é a que ainda gera discussões acerca da sua eficácia. Há quem ache imprescindível essa metodologia de vendas e há quem acredite que é melhor investir mais em redes sociais depois da evolução dos smartphones. Aqui, na ASB, nós somos super a favor do e-mail de vendas, e isso não quer dizer que não aprovamos, também, o inbound marketing.

A verdade é que o e-mail sempre será uma maneira eficiente de chegar perto do lead. De acordo com uma pesquisa da MailChimp, quase 21% dos e-mails de prospecção são abertos, enquanto só 2% dos telefonemas de prospecção ativas são convertidos. A Email Marketing Trends mostrou que 76,7% das empresas brasileiras usam essa estratégia.

Conforme estudo da Content Marketing Institute, 87% dos profissionais de marketing B2B consideram o e-mail de vendas um dos principais canais de comunicação orgânico e gratuito. Já deu pra perceber que não dá para ficar de fora, não é?

Se você já sabe que o e-mail é um jeito bom de prospectar, mas ainda tem dúvidas, no blog de hoje, ensinaremos como elaborar um e-mail de vendas para converter leads em clientes. Acompanhe o blog e confira. Boa leitura!

Salve para ler depois: Melhores estratégias de venda: conheça o Snap Selling

Quais os benefícios de elaborar um e-mail de vendas para converter leads em clientes?

Dentro da pergunta como elaborar um e-mail de vendas, antes deve-se entender quais os benefícios que a melhor estratégia de vendas oferece para a sua instituição O primeiro ponto é segmentar diversos clientes em listas diferentes de acordo com as suas preferências. Essa vantagem permite personalizar a mensagem e nutrir o lead exatamente na dor dele.

O segundo ponto é que o e-mail marketing traz credibilidade para o seu negócio. Mas isso só acontece quando há uma conexão entre a sua marca e a sua base de leads. Ao cometer o erro de comprar listas, muito provavelmente os seus e-mails serão enviados para o spam e não serão vistos.

Aumentar o reconhecimento da marca é o terceiro benefício dessa prática. Nele, você pode desenvolver a autoridade e identidade da sua empresa, sendo um especialista no assunto e contribuindo para o conhecimento do lead, que poderá se tornar um cliente.

O relacionamento com o cliente é formado e estendido com uma boa nutrição de e-mails. É um ponto muito importante na hora da venda, além de ser uma ferramenta importante para o feedback.

Como consequência de todas essas ações, um bom e-mail marketing aumenta as suas vendas. Com a facilidade de destacar produtos e ofertas, o lead pode ser surpreendido e se tornar um cliente na mesma hora.

No tópico a seguir, mostraremos  como elaborar um e-mail de vendas para converter leads em clientes.

Você pode se interessar: Como fazer um bom fechamento de vendas com 5 técnicas essenciais

Como elaborar um e-mail de vendas para converter leads em clientes?

Enfim, após saber todos os benefícios de ter uma estratégia de e-mail marketing na sua empresa, a resposta para como elaborar um e-mail de vendas para converter leads em clientes. Acompanhe, abaixo, como aquecer suas vendas com esse método:

1- Criar assuntos instigantes

O assunto é o primeiro contato com o seu lead, portanto, ele deve instigar a abertura do e-mail. Procure fazer assuntos com poucas palavras, já que a sobrecarga de informações gera desinteresse no público.

2- Investir em um bom gancho

Depois de um assunto realmente impactante, você deve continuar o texto para manter o interesse do lead com um bom gancho inicial, lembrando que não é legal parecer robotizado e nem forçar uma intimidade que não existe.

3- Trazer conversas curtas e diretas

Mais de 90 segundos de leitura, em um mundo onde todos estão atarefados e não têm tempo para perder lendo um e-mail longo, não rola. Seja direto, persuasivo e use de poucas palavras para se comunicar.

4- Oferecer conteúdo de qualidade

O lead deseja se informar com conteúdos relevantes, por isso, não produz textos somente por produzir. Tenha em mente que aquela informação deve ser útil para o público e que ele quer ser impactado por conteúdos que saciem as necessidades dele.

5- Falar a língua do público

Se você desejar acertar no seu e-mail de vendas, precisa saber como se comunicar com o seu público. Nada de formalidades, pois a relação deve ser pessoal, mas simples. Alinhe o estilo de linguagem com o seu público e garanta que a comunicação seja efetiva.

6- Acertar no CTA

Você fez tudo bonitinho, mas no final não garantiu o sim do lead. Pode ser o seu Call to Action que não é persuasivo. Primeiro, é preciso saber em qual etapa do funil o seu lead está para entender o melhor lugar para direcioná-lo.

7- Destacar a assinatura

Saber quem manda a mensagem, além de garantir a credibilidade, também demonstra empatia, pois é um ser humano contactando o outro. Portanto, destaque o nome, a empresa, a função e contato.

Saiba mais: 5 tipos de objeções em vendas e como superá-las

https://www.asbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Guia_Como_aumentar_vendas_B2B_em_tempos_de_crise-.pdf

Deixe uma resposta