Blog
como fazer link building

Como fazer link building e assessoria digital em empresas B2B

28/01/2021 | Por Juliana Cocurutto

Não consegue ler agora? Aperte o play!

Com a quantidade de estratégias que surgem todos os dias para apoiar as iniciativas online de marketing e vendas, diversas organizações B2B estão procurando como fazer link building e assessoria digital.

De acordo com um levantamento da Internet Live Stats, o Google recebe, em média, cerca de 77 mil buscas por segundo. 

A pesquisa “Advanced Web Ranking” identificou que 67% dos cliques feitos nos buscadores são direcionados aos primeiros 5 resultados exibidos.

Apesar desse cenário, garantir bons ranqueamentos na internet pode ser um desafio para as empresas, visto que 90% das páginas disponíveis na internet não recebem tráfego orgânico dos buscadores, segundo o Databox

Com isso, as empresas acabam enfrentando gargalos na operação, isso porque, de acordo com a HubSpot, 78% dos usuários da Internet realizam pesquisas de produtos online, no entanto, apenas cerca de 22% das empresas estão satisfeitas com suas taxas de conversão, conforme levantamento da Econsultancy.

Diante disso, as estratégias de linkbuilding e assessoria ajudam a resolver esses gargalos e potencializar os retornos de seus negócios. 

Para te ajudar a compreender o que são essas iniciativas, os benefícios e como implementar, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Leia também: Como gerar leads no Instagram: veja 6 dicas eficazes

O que é link building e assessoria digital? 

Na prática, o link building consiste na construção de links relevantes na internet com o objetivo de maximizar o ranqueamento de um site. 

Isso ocorre por meio da lógica de “indicações por autoridades” que são valorizadas pelos buscadores e, com isso, torna determinadas páginas qualificadas para ocupar melhores posicionamentos na rede.

Para ficar claro, vamos exemplificar com a profissão do momento: digital influencer. Quando um indivíduo indica um produto ou serviço, os seus seguidores confiam naquela dica, isso porque trata-se de uma pessoa considerada “autoridade” naquele ramo.

O mesmo acontece na internet. Ao construir links com sites que já possuem relevância para o buscador, os “robozinhos” entendem que a sua página também tem conteúdos inéditos e passam a valorizá-la.

No entanto, apenas é possível implementar o link building por meio da assessoria digital, responsável por mapear parceiros estratégicos para sua ação e cuidar devidamente do crescimento da sua marca na imprensa online.

Você pode se interessar: Pós-pandemia: o que esperar da prospecção de leads no “novo normal”?

Quais os benefícios dessas soluções?

Ao entender como fazer linkbuilding e assessoria digital, as empresas conquistam uma série de benefícios, como:

  • Aumenta o tráfego orgânico;
  • Melhora as estratégias de Marketing de Atração;
  • Aumenta as conversões;
  • Potencializa a autoridade do site na internet;
  • Otimiza a relação da empresa com influenciadores do ramo;
  • Melhora a visibilidade da marca no mundo online

Como fazer link building e assessoria digital em empresas B2B?

Por se tratar de estratégias novas, muitas organizações desejam saber como fazer link building e assessoria digital. Dentre os principais aspectos a se considerar ao implementar essas ações são:

Qualidade do backlink

Basicamente, o link building é caracterizado pela troca de links com outros sites e a qualidade desse processo indicará se ele gerará resultados positivos ou negativos.

Links construídos de maneira “forçada” ou excessivamente podem ser entendidos como “black hats” pelos buscadores, ou seja, uma maneira de “burlar” as diretrizes dos motores de pesquisa.

Por sua vez, isso pode causar graves consequências ao seu site e, até mesmo, suscitar o banimento das suas páginas na internet.

Para evitar esse tipo de situação, busque parceiros de qualidade, que possuam um bom indicador de relevância e tenham um site otimizado em SEO, ou seja, também cumpra as políticas dos buscadores.

A maneira como esse link é colocado no texto também deve ser algo a se atentar, isso porque ele precisa ser acrescentado de maneira natural, como um auxiliador das informações já destacadas e proporcionando ao leitor maneiras de continuar navegando por conteúdos qualificados.

Importância do conteúdo

Um dos pilares do backlink é a troca de conteúdo, chamado de guest post. Por isso, é preciso criar um texto inédito (nada de plágio, pois é facilmente detectado pelos buscadores e punido), relevante e totalmente otimizado.

Algumas dicas que podem fazer a diferença para o seu conteúdo são:

  • Opte pela produção de textos mais longos (acima de 500 palavras), pois, segundo levantamento da Responsify, têm 77% mais backlinks do que postagens mais curtas;
  • Utilize informações e dados atualizados de mercado que contextualizam o tema abordado;
  • Adeque a linguagem do texto ao público-alvo;
  • Utilize bullet points (marcadores) para tornar as informações mais visíveis;
  • Cuidado com parágrafos muito longos, pois não atendem às diretrizes de otimização para os motores de busca;
  • Use o bold (negrito) para destacar informações importantes. 

Leia também: Trabalho híbrido: é possível continuar com a geração de leads nessa modalidade?

Estratégia de relacionamento

Outra dica importante é a construção de uma estratégia de relacionamento e, é nesse cenário, que entra a assessoria digital.

Na prática, a assessoria tradicional tem como objetivo cuidar da imagem de uma empresa nos veículos de comunicação, mapeando oportunidades de divulgação ou, até mesmo, riscos que prejudiquem a atuação da corporação em questão.

A assessoria digital funciona de modo semelhante, no entanto, no universo online. Nesse cenário, é preciso criar uma ação efetiva para captar novos parceiros, estabelecer um relacionamento e, com isso, conseguir a divulgação de links nos portais mais influentes no segmento.

Uso de ferramentas apropriadas

Por fim, é de suma importância garantir que a sua empresa disponha de ferramentas apropriadas, que auxiliem na busca de parceiros e validação da relevância desses sites.

Além disso, esses recursos devem ajudar na seleção de palavras-chave estratégicas e no acompanhamento de todas as interações envolvidas, assim como dos resultados gerados.

Veja também: Prospecção ativa: como vender por videochamadas?

Conheça a ASB Marketing!

A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas que está em constante crescimento e desenvolvimento. 

Com a nossa solução de Link Building e Assessoria Digital, auxiliamos os nossos clientes no planejamento de estratégias robustas e totalmente personalizadas.

Contando com uma equipe técnica de profissionais de marketing e jornalistas experientes no mercado, estudamos o seu público e setor de atuação buscando os parceiros mais relevantes para a sua empresa.

Com isso, estabelecemos um relacionamento com a imprensa digital, portais, blogs e sites de autoridade no seu nicho para a construção de backlinks relevantes e qualificados.

Além disso, cuidamos da imagem da sua empresa na internet através da produção de releases, notas, blogposts e conteúdos para a divulgação das suas soluções, mapeando oportunidades e riscos para o seu negócio.

Desse modo, garantimos ganhos como melhores ranqueamento nos buscadores, aumento do tráfego orgânico, maior número de conversões e, consequentemente, vendas.

Deseja saber mais sobre como fazer link building e assessoria digital? Acesse agora mesmo e entre em contato com o nosso time!

https://www.asbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Guia_Como_aumentar_vendas_B2B_em_tempos_de_crise-.pdf