Blog
motor de busca

Motor de busca: veja como funciona a pesquisa no Google

16/11/2017 | Por ASB Marketing

Não consegue ler agora? Aperte o play!

Quem utiliza regularmente a internet com certeza já realizou alguma pesquisa no Google, mas o que muita gente ainda não sabe é como o motor de busca funciona. Esse conhecimento é especialmente importante para quem pretende usar técnicas de SEO para ranquear melhor em pesquisas orgânicas.

Como o meu site é encontrado pelo Google?

Ao contrário do que muitos pensam, o Google não procura na internet inteira a cada vez que um usuário faz uma busca. Em vez disso, ele conta com ferramentas que escaneiam a web o tempo todo e indexam o conteúdo encontrado. Dessa forma, quando alguém faz uma pesquisa, o buscador procura dentre as páginas indexadas e exibe as mais relevantes, de acordo com uma ferramenta que classifica a qualidade do conteúdo.

Confira abaixo mais detalhes sobre essas ferramentas:

  • Googlebot

Googlebot é o nome do robô que passa o tempo todo escaneando as páginas da internet. Todo o conteúdo produzido e publicado online pode ser indexado nas buscas.

Para que sua página seja encontrada pelo Googlebot, basta que o dono do domínio utilize arquivos XML. Por outro lado, ferramentas como links nofolow e o arquivo robots.txt funcionam como um filtro, que pode impedir que o Googlebot encontre a informação e que a página seja exibida nos resultados do buscador.

  • Google Search Quality

O Google Search Quality, juntamente com a equipe antispam, são responsáveis por revisar e redefinir periodicamente os algoritmos utilizados pelo buscador, centrais ao funcionamento do motor de busca do Google.

Essa equipe também verifica as denúncias de spam e de páginas de conteúdo inapropriado, para avaliar a qualidade de cada página. É com base nessa avaliação que a ordem dos resultados de uma busca orgânica é definida e que penalidades são aplicadas, desde a diminuição do posicionamento das páginas nos resultados das buscas até seu banimento, fazendo com que o site não apareça mais no Google.

O que acontece quando é realizada uma pesquisa pelo motor de busca do Google?

Uma das primeiras ações que a empresa faz quando o usuário começa a digitar algo no campo de busca da página é a sugestão de palavras-chave, baseando-se no que foi digitado em buscas comuns de outros internautas.

Quando o usuário entra a palavra-chave escolhida, o buscador procura, dentre as páginas indexadas pelo Googlebot e com base na avaliação do Google Search Quality, pelos resultados mais relevantes.

Aqui, vários fatores são levados em conta, como seu histórico de pesquisa, sua localização geográfica e algumas características dos sites. Sites locais, ou seja, que estão mais próximos de você, ganham mais importância e são exibidas acima de páginas oriundas de outros países. Além disso, em uma mudança recente do algoritmo do Google, sites com design responsivo também passaram a ter prioridade nos resultados.

Como funcionam os anúncios no Google?

Toda essa explicação diz respeito às buscas orgânicas, ou seja, aquelas pelas quais o dono do site não paga. É possível também investir em Google AdWords para que o seu site apareça na primeira página, como um anúncio. Nesse caso, outros fatores entram em jogo, como o orçamento destinado para aquele anúncio.

Como aparecer nos primeiros resultados do Google?

Agora que você sabe como o Google funciona, deve estar se perguntando se existe alguma forma do seu site aparecer em primeiro lugar nas pesquisas. Na prática, não existe nenhuma fórmula garantida que possa ser aplicada, pois a empresa não vende o posicionamento de um site nos resultados orgânicos de busca.

Porém, apesar das constantes mudanças nos algoritmos, existem técnicas que podem ajudar o seu site a ir para o topo. São as famosas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que podem ser aplicadas no seu blog ou página para que o seu posicionamento nas buscas seja melhor.

O SEO consiste, basicamente, em entender o que é valorizado pelos robôs do Google e usar isso a seu favor. Portanto, é importante conhecer as boas práticas de SEO, para que a sua página seja mais relevante nas buscas do site.

Agora você já conhece como funciona o motor de busca do Google e a importância do SEO. 

Caso tenha em interesse em contratar uma agência de marketing digital especialista no assunto, entre em contato conosco!

Como aumentar a prospecção de clientes B2B com tecnologia