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Como gerar leads no Instagram: veja 6 dicas eficazes

19/01/2021 | Por Juliana Cocurutto

Diversas empresas estão buscando maneiras de como gerar leads no Instagram com o crescimento massivo dessa rede social.

Para se ter uma ideia, de acordo com informações da própria empresa, em junho de 2018, o Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos e, atualmente, é a 5ª rede social mais popular do mundo.

Além disso, mais de 500 milhões de usuários acessam a plataforma todos os dias, conforme dados do Opinion Box acerca da influência da rede no Brasil.

Todo esse alcance potencializa e muito as oportunidades no Instagram, visto que 90% dos usuários da rede seguem ao menos um perfil comercial, segundo dados da própria plataforma

Ainda de acordo com o levantamento da Opinion Box, 47% dos usuários gostam de acompanhar e curtir as marcas pela rede social e 52% já compraram algum produto ou serviço que encontraram por meio do Instagram. 

Por outro lado, 42% dos usuários já utilizaram a rede para reclamar ou tirar dúvidas com uma marca.

Ademais, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Facebook, o Instagram ajuda 80% de seus usuários a realizarem novas negociações.

Com esse crescimento exacerbado da rede social, o Instagram tem se tornado uma ótima ferramenta de prospecção, especialmente para o universo B2B, isso porque possui um público robusto e um engajamento bastante expressivo.

De modo geral, marcar presença na plataforma não se trata, atualmente, de um diferencial competitivo, mas sim de uma obrigatoriedade das empresas que desejam se destacar e, principalmente, conquistar novos clientes

Mas, afinal, como gerar leads no Instagram? Para te ajudar com esse processo, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

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Como gerar leads no Instagram: veja 6 boas práticas

Dentre os principais aspectos para gerar leads no Instagram, podemos citar:

Estude o seu público

Não podemos falar sobre como gerar leads no Instagram sem começar com o básico: seu público. Entender qual é o comportamento desses seguidores na rede é crucial para seguir com as estratégias de engajamento e vendas.

De modo geral, a própria plataforma disponibiliza ferramentas de monitoramento para conhecer o perfil do público, chamado de Instagram Insight. 

Na prática, esse sistema permite mapear o comportamento desses usuários, como os horários de acesso e preferências, além do perfil dessas pessoas, como faixa etária, região, gênero e outras informações que auxiliem a construir os aspectos desse público.

Elabore um branding

O branding, por definição, consiste na construção de uma marca. Ou seja, trata-se da maneira como uma empresa se relaciona com seus consumidores e comunica, até mesmo, a missão, visão e valores do negócio.

Se tratando de Instagram, é fundamental elaborar devidamente uma estratégia de branding, que torne a sua marca memorável e apresentável ao público.

No entanto, para que isso seja claro para os seguidores da sua empresa em qualquer rede social, é de suma importância que você seja transparente também com seus colaboradores. 

Uma boa ação de branding deve acontecer de dentro pra fora, no cotidiano do seu negócio e na construção do que a sua empresa deseja comunicar para o mercado.

Leia mais: O que é automação de vendas B2B e como implementá-la no seu negócio?

Saiba se apresentar na rede

Elencando os tópicos anteriores, para colocar em prática uma boa estratégia de branding de acordo com o perfil do público no Instagram é preciso entender que a rede valoriza os aspectos visuais.

Sabemos que antes dos stories, reels, vídeos e outras possibilidades, a plataforma era focada, exclusivamente, no compartilhamento de fotos. 

Apesar das inovações surgidas nos últimos anos, a maneira como uma empresa se apresenta é bastante observada pelo público.

Portanto, saiba usar os recursos que a rede oferece de maneira clara, apropriada e concisa. Organize devidamente as informações na BIO, elencando os dados principais do seu negócio, com um breve resumo do seu ramo de atuação e soluções.

Além disso, aproveite os mecanismos da própria ferramenta para colocar os contatos diretos do seu negócio, como e-mail, telefone e endereço.

Não se esqueça do link da BIO, é um dos aspectos mais importantes da sua conta, isso porque promove a maior parte das conversões.

É preciso salientar que grande parte dos atributos citados estão disponíveis apenas para contas comerciais, facilmente configurado no seu usuário do Instagram.

Se atente à importância do conteúdo

Não há como gerar leads no Instagram sem uma estratégia de conteúdo sólida, apropriada e qualificada para o público.

Lembra-se que citamos a respeito do estudo sobre o público? Pois bem, todas as informações colhidas são fundamentais para elaborar essa ação e definir os melhores materiais para divulgar aos seus seguidores.

O Instagram é uma rede, como visto, com bastante engajamento, no entanto, isso apenas é alcançado por meio de conteúdos ricos, que auxiliem os usuários de alguma forma, seja informando, tirando dúvidas ou, até mesmo, trazendo novidades acerca do mercado.

É possível também aproveitar os diversos formatos de postagens que a rede disponibiliza para alcançar diferentes públicos, como o feed, stories, IGTV e reels.

Tente entender quais são os conteúdos que mais geram engajamento com o seu público e sempre monitore os números, como curtidas, comentários e alcance. Todas essas informações são fundamentais para implementar constantes melhorias na sua estratégia.

Tenha consistência e recorrência

Não basta ter um calendário editorial completo e muito bem feito se a sua equipe não o segue corretamente, certo? Pois bem, um dos grandes segredos para gerar engajamento e, por sua vez, conversões na rede social é a consistência e recorrência das postagens.

Acredite, o público do Instagram é bastante “mimado”, ou seja, eles se acostumam com o seu negócio e, por isso, contarão com a frequência das suas postagens para gerar engajamento.

Além disso, trata-se de uma rede bastante dinâmica, então, acredite, posts antigos não gerarão qualquer tipo de reação dos seus seguidores e serão incapazes de suscitar leads sem que haja uma estratégia por trás.

Entenda mais: Como montar uma equipe de vendas de sucesso?

Considere investir em Social Ads 

Por fim, o Social Ads é uma boa alternativa para organizações que desejam maximizar as ações na rede social e potencializar a geração de leads.

De modo geral, essa iniciativa é caracterizada pelos anúncios realizados dentro da plataforma, que permitem alcançar novos usuários, aumentar a visibilidade da marca e expandir os resultados do seu negócio.

Você pode ter perdido: Gestão de vendas: 7 metas de prospecção ativa para aplicar o quanto antes

Como gerar leads no Instagram com a ASB Marketing?

A ASB Marketing é uma agência focada em Marketing e Vendas que ajuda o seu negócio a potencializar os retornos comerciais por meio das soluções de Marketing de Atração e Prospecção Ativa.

Contando com iniciativas inovadoras, a ASB Marketing faz um planejamento de Inbound completo para a sua empresa, estudando profundamente o seu público e mercado de atuação.

Com essas informações, produzimos materiais de excelência para valorizar a sua marca na internet, como blog posts, conteúdos para redes sociais, E-books, Infográficos e Guias.

Dessa forma, conseguimos criar um relacionamento com seu público e potencializar a geração de leads qualificados, inclusive pelas mídias digitais, como o Instagram.

Além disso, com a Prospecção Ativa, encontramos o seu cliente em potencial através de Big Data e o qualificamos por meio de Inteligência Comercial. 

Nutrimos esse lead com uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. Quando esse contato está pronto para negociar com a sua empresa, apenas o repassamos ao seu time comercial para fechar a venda.

Desse modo, garantimos aumento dos resultados internos, previsibilidade de vendas e redução do ciclo comercial. Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conte com todo apoio da ASB Marketing para potencializar a expansão do seu negócio.

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