Gerar leads qualificados é um dos processos mais importantes para qualquer empresa. Até porque atrair novos clientes é essencial para o sucesso do seu negócio, uma vez que eles são o seu principal ativo. Por isso, a prospecção de clientes é um tema discutido frequentemente pelos gestores para conseguir aumentar os seus lucros.
Trata-se de um desafio e tanto, que pode ser facilitado por estratégias de marketing digital. Atualmente, são usadas duas estratégias na prospecção: passiva, por meio do inbound marketing, e ativa usando o outbound marketing.
Para você entender melhor essas estratégias, vamos explicar neste artigo o funcionamento de cada um deles e como gerar leads qualificados usando os métodos.
Como usar o outbound marketing
Na geração de leads qualificados com o outbound, a empresa busca o cliente, identificando seu perfil e, a partir daí, fazendo contatos. De maneira simplificada, é um processo de abordagem a potenciais clientes, com características previamente identificadas.
Seguindo esse raciocínio, a empresa pode formar seu time comercial com três níveis:
- BI (Business Inteligence): o especialista encontra empresas e clientes que se interessam na solução disponibilizada por seu negócio. Este time entrega ao prospector o contato da pessoa que toma a decisão de compra;
- Hunters: são os prospectores de novos clientes. Responsáveis pelo primeiro contato com o lead, desenvolvem todo o processo de qualificação do cliente;
- Closers: são os encarregados de fazerem o fechamento das compras, transformando os leads qualificados em clientes.
Inbound marketing na geração de leads qualificados
Ao contrário do outbound, o inbound, basicamente, gera leads qualificados disponibilizando conteúdos de qualidade. Por meio de canais como blogs, redes sociais, ebooks e newsletters, é possível atrair pessoas com potencial para se tornar clientes.
No inbound marketing, quem procura pelo seu negócio é o cliente. Não é mais o modelo em que a empresa procurava por ele. Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atraí-lo para os canais de comunicação do seu negócio. A partir disso, desenvolve-se um trabalho de relacionamento com o possível cliente.
Essa aproximação usa conteúdos relevantes e personalizados para sanar os problemas do cotidiano do cliente em potencial. Tais materiais são uma forma de educar os interessados sobre os produtos e serviços disponibilizados pela sua empresa. Além disso, serve para mostrar como seu negócio pode solucionar as dores do futuro cliente.
Os conteúdos também vão transformá-lo em referência no ramo em que atende. O que pode influenciar diretamente na decisão de compra dos interessados..
Método Climber: a união das duas soluções
Separadamente, o inbound e o outbound marketing funcionam muito bem. Unidos, apresentam resultados ainda melhores, principalmente para empresas B2B que possuem ciclo de venda longo. As duas estratégias se complementam e formam o método Climber. Desenvolvida pela ASB Marketing, a solução permite entregar leads qualificados e otimizar o processo de vendas.
Para aumentar os leads de vendas, é necessário investir em um processo de estruturado com prospecção (ativa e de atração). Com a automação e a nutrição de leads de acordo com a jornada de compra, você será capaz de monitorar o andamento do cliente.
Então, você poderá se relacionar com o prospect para deixá-lo pronto para a etapa de negociação. E, posteriormente, ele será encaminhado para o fechamento com o consultor comercial. Com isso, você pode melhorar os seus resultados e ter maior previsibilidade no fechamento.
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