como gerenciar demanda

A gestão de demanda é a organização de todas as tarefas do seu negócio para que o fluxo ocorra sem qualquer gargalo. Porém, saber como gerenciar demanda não é uma tarefa fácil e muitas empresas acabam por se perder no caminho e dificultar ainda mais o processo.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre os 7 passos principais para entender como gerenciar demanda.

 

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Como gerenciar demanda?

 

Identifique as demandas da empresa

A primeira etapa de como gerar demanda é identificar todas as demandas da sua empresa. Fazer a identificação das demandas atuais e futuras permite uma melhor gestão dos processos e entender o que pode ser otimizado, afinal, não basta apenas saber quais são elas, é preciso anotá-las e classificá-las para toda a equipe a fim de solucioná-las o mais rápido e eficiente possível.

Algumas empresas possuem demandas mais flexíveis do que outras, porém, em geral, é necessário entender o que realmente impacta nas atividades dos colaboradores e como elas podem ser otimizadas.

 

Monte um fluxograma com as demandas

Um fluxograma de processos nada mais é do que uma representação gráfica que descreve quais são as etapas de um processo, desde o início até à sua conclusão. 

Essa é uma documentação interna, que deve ficar disponível para o acesso de todos os envolvidos nos processos, servindo de consulta até que eles sejam finalizados.

A implementação desse tipo de ferramenta deve ser parte do planejamento empresarial e da gestão de demandas na totalidade. Utilizando um fluxograma com todas as demandas, fica mais fácil ter controle sobre elas e realizar um gerenciamento de maneira mais eficiente. Isso porque, além de deixar as coisas mais claras, também é utilizada para colocar os profissionais por dentro da adoção do processo. 

 

Organize as tarefas por prioridade

Definir prioridades é algo fundamental para todas as empresas, com isso é possível manter um controle sobre quais são as tarefas mais importantes e quais aquelas que podem ser feitas em outro momento.

Por isso, é necessário deixar claro tanto para si próprio, quanto para as pessoas que executam o trabalho com você, quais são as prioridades.

 

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Considere a sazonalidade do mercado

Outro passo importante em como gerenciar demandas é considerar as sazonalidades do mercado, ou seja, aquelas datas e tarefas que se repetem em determinado período. Algumas demandas têm sazonalidade, ou seja, aparecem em certos dias do mês, do trimestre ou do ano.

Um bom exemplo disso são as rotinas administrativas, onde os prazos são bem específicos, como a gestão da folha de pagamento, e sempre acontecem em intervalos de tempo constante.

Sendo assim, utilizar os cronogramas e calendários internos ajuda a manter um controle sobre essas sazonalidades e leva todos esses pontos em consideração. 

Ao implementar os cronogramas é possível estipular metas e definições de trabalho mais claras, evitando acúmulo de trabalho e jornadas estressantes.

 

Tenha uma comunicação eficiente

A comunicação é uma dificuldade para muitas empresas. Muitas enfrentam esses problemas devido a processos de comunicação pouco claros e pouco detalhados. Sendo assim, um dos pontos que devem ser trabalhados em como gerenciar demandas é a comunicação interpessoal dentro de uma empresa para que ela seja assertiva, clara e objetiva.

Por meio do ajuste dessas questões, não só a equipe estará privilegiada, mas também a gestão, que estará sempre por dentro do que está acontecendo. Caso existam problemas de comunicação e interpretação dentro da sua empresa, opte por realizar treinamentos com os colaboradores.

Assim, todos deverão entender melhor o seu papel, o que se espera dele e o que deve ser feito caso algo não fique claro.

 

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Realize treinamentos

Os treinamentos podem ser realizados para diferentes tipos de situações, desde como gerenciar demandas até outras habilidades, como a comunicação que falamos anteriormente. 

Por meio desses treinamentos, tanto os gestores quanto os colaboradores poderão compreender melhor sobre quais são as atitudes e as formas certas de se seguir com um determinado processo.

Além disso, conversas abertas, com a cultura do feedback implementada, também podem ser bastante positivas no contexto do gerenciamento de demandas.

 

Conte com a tecnologia

Por fim, uma ótima dica de como gerenciar demandas é utilizar a tecnologia a seu favor para facilitar o seu dia a dia e conseguir obter mais resultados.

Atualmente, muitas ferramentas permitem que você automatize diversas tarefas, diminuindo a quantidade de erros e retrabalhos, assim, consequentemente, aumentando a produtividade e a eficiência da sua empresa.

 

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

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