leads qualificados

Saber identificar leads qualificados é uma tarefa fundamental que pode ser o diferencial na hora de ter uma estratégia de vendas eficiente. Isso porque, muitas empresas não conseguem identificar aquelas pessoas que realmente tem interesse e potencial para se tornar um cliente ou aquelas pessoas que só estão curiosas e querendo saber mais sobre suas soluções.

É perfeitamente normal que pessoas que não tenham interesse em comprar ou contratar sua empresa acabem entrando em contato com sua equipe, ou entre as listas de e-mails e telefones.

Saber diferenciar essas situações é fundamental para que não haja um desperdício de tempo e energia por parte da equipe, que precisa parar suas atividades para entrar em contato com quem não trará retorno para a empresa. Além disso, também é um grande desperdício de investimento.

Por isso, neste artigo, falaremos sobre como sua equipe pode definir e identificar leads qualificados para entrar em contato e aumentar os números de negócios fechados.

Saiba mais: Ferramentas de prospecção de clientes para utilizar na sua empresa B2B

 

O que são leads qualificados?

Primeiramente, o que são considerados leads qualificados? Um lead qualificado é um possível cliente que apresenta todos os requisitos para entrar em negociação com a sua empresa e adquirir seu produto ou serviço.

Nem todo mundo que acessa seu site ou oferece informações de contato para a empresa é um lead qualificado, por isso, saber identificar é tão importante. 

Os leads qualificados demonstram intenção de compra, além de possuírem a capacidade orçamentária necessária para suas soluções, e tem uma forte tendência para fechar um negócio com a sua empresa.

É importante fazer a definição do lead qualificado para aplicar da melhor forma as estratégias de vendas.

Confira: Marketing de atração: Exemplos para usar na sua empresa

 

Como definir leads qualificados?

Agora que já falamos sobre o que são leads qualificados, vamos entender o que podemos utilizar para definir esses leads e saber se eles são os ideais para sua empresa ou não.

Perfil do lead

A primeira coisa que deve ser observada é o perfil do lead. O lead é aquele usuário que chega até a sua empresa, porém, ele não necessariamente tem interesse em adquirir seu produto ou serviço, ou ainda, ele pode não se encaixar no perfil de clientes que a empresa possui.

Por isso, é necessário fazer o cruzamento entre as informações que esse lead oferece para a sua empresa através dos formulários com as informações de um cliente ideal. Dessa forma, é possível realizar uma seleção inicial, retirando aqueles leads que não possuem perfil para sua empresa, poupando tempo e energia da sua equipe de vendas.

Intenção de compra

Saber se o lead tem ou não a intenção de fechar negócio com a sua empresa é fundamental, afinal, ninguém quer dedicar horas de trabalho durante muito tempo para algo que não terá retorno nenhum.

Ou seja, também é necessário saber se de fato existe a intenção de compra por parte daquele lead. Obter essas informações é possível durante a nutrição desse contato, usando estratégias para fazer essa breve pesquisa e entender qual é o interesse dessa pessoa em sua empresa.

Leia também: Como montar uma estratégia de marketing digital eficiente?

 

Poder de decisão na empresa

Quem esse lead é dentro da empresa em que ele atua? Ele tem influência o suficiente para definir se a compra pode ou não ser feita? Ou ele pode te colocar em contato com quem tem esse poder de decisão?

Tudo isso são perguntas que devem ser feitas para entender melhor quem é esse lead e se ele é ou não qualificado. Assim como no item anterior, saber essas informações pode poupar muito tempo perdido e que poderia ser direcionado para uma negociação com uma pessoa que realmente possa fechar um negócio com a empresa.

Orçamento

Outro fator importante na hora de reconhecer leads qualificados é o orçamento que a empresa tem disponível para investir nas suas soluções. Isso é uma situação delicada, pois, muitas vezes você encontrará pessoas que possuem o perfil ideal de cliente, tem a intenção de compra e poder para essa decisão, porém não possui o orçamento necessário para isso.

Nessas situações, talvez mudar o foco seja necessário, continuar nutrindo o lead, porém com novidades e informações sobre a empresa e não para fechar negócio, pois dificilmente terá retorno.

Momento de compra

Por fim, uma característica que deve ser identificada para classificar leads qualificados é o momento em que esses leads se encontram. Cada lead pode estar em um momento diferente e isso pede estratégias e fluxos de nutrição diferentes até que ele esteja realmente pronto para fechar negócio com sua empresa.

 

Acesse: Qual a taxa de conversão de vendas ideal?

 

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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