Como melhorar as vendas em empresas B2B e superar os desafios da crise? Skip to main content

As instabilidades atuais, provocadas pela crise do novo Coronavírus, desencadearam uma série de dificuldades para as organizações, principalmente comerciais. Por isso, diversas empresas B2B têm buscado maneiras de como melhorar as vendas.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Business2Community, 73,9% das funções de vendas B2B pesquisadas afirmaram que suas oportunidades de vendas diminuíram desde o surto de Coronavírus.

Entretanto, como dois lados de uma mesma moeda, o levantamento também nos revela que 26,1% dos entrevistados alegaram saltos nas oportunidades de vendas.

Esses números demonstram a importância de implementar ações para superar os desafios da crise e como melhorar as vendas em empresas B2B. Para te ajudar nessa missão, elaboramos um conteúdo completo com boas práticas para viabilização das atividades comerciais.

Veja mais: Prospecção ativa: como continuar a vender em tempos de crise

Boas práticas para superar os desafios da crise e como melhorar as vendas

O primeiro passo para superar os obstáculos impostos pela Covid-19 é adequar totalmente sua empresa ao home office e isso inclui todo o seu time de vendas. 

Para isso, é fundamental estabelecer um planejamento estratégico completo, considerando a situação atual do seu negócio, número de funcionários, carteira de clientes, custos e todas as informações envolvidas na manutenção da empresa.

Além disso, algumas ações são necessárias, como:

Otimização de processos e redução de custos

Identificar os principais gargalos e reduzir gastos é imprescindível nesse momento. Entretanto, é importante que essa diminuição seja feita com cautela, pois de acordo com o Gartner, cortes mal empregados durante a pandemia podem prejudicar os negócios a longo prazo.

Agora é ainda mais essencial investir em maneiras de otimizar processos e uma delas é o Inside Sales (vendedor interno ou representante de vendas – SDR), isso porque esse profissional será responsável por qualificar os contatos da equipe comercial e minimizar os fluxos de vendas.

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Adoção de novas tecnologias

A adoção de novas tecnologias também consiste em uma maneira bastante eficiente de reduzir os fluxos dos processos internos e diminuir despesas

Para tal, é possível contar com ferramentas que facilitem o contato com o cliente, como também a busca pelo consumidor ideal e captação de leads qualificados. É necessário implementar sistemas que permitam o acompanhamento dos vendedores e das métricas internas.

Implementação de estratégias onlines

Outro procedimento que não pode ficar fora da lista de quem deseja entender como melhorar as vendas é a adoção de estratégias onlines, como o Marketing de Atração.

O Google é, atualmente, uma vitrine de vendas. Consumidores de todo o planeta pesquisam por produtos e serviços diariamente, buscam informações e tiram dúvidas. 

Por isso, o seu negócio precisa estar disponível e oferecer conteúdos relevantes, que sejam capazes de suprir as precisões do seu público-alvo.

Prepare o seu negócio para o pós-crise

Uma coisa que aprendemos bravamente com as crises é que elas passam. Nesse sentido, é fundamental que você trace estratégias não apenas para o hoje, mas também com o objetivo de preparar o seu negócio para o momento “pós-crise”.

De acordo com a pesquisa citada da B2C, 50% dos clientes adiaram as decisões de compra nesse período. Portanto, fique atento a todas as oportunidades de mercado e conheça muito bem o seu consumidor

Mantenha-se presente e entenda o momento do consumidor para oferecer o melhor suporte da sua empresa.

Veja mais: Como a consultoria de vendas pode ajudar a aumentar as vendas na crise?

Conte com o suporte da ASB Marketing

A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Consultoria Comercial. Estamos atentos a todas as mudanças do mercado e desejamos auxiliar os nossos clientes a superarem os desafios atuais.

Para isso, fornecemos a Prospecção 4.0. Por meio de Big Datas e inteligência comercial encontramos o seu ICP e o impactamos com as soluções da sua empresa através de uma cadência de e-mails totalmente automatizada.

Quando o lead está pronto para negociar com o seu negócio, o repassamos para o seu time comercial apenas para fechamento das vendas. Desse modo, garantimos previsibilidade de receitas e maneiras inovadoras de como melhorar as vendas da sua organização.

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Guia: Como aumentar as vendas B2B em tempos de crise

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