10 dicas importantes de como melhorar as vendas Skip to main content

Muitos gestores comerciais avaliam frequentemente formas de como melhorar as vendas. Assim, é possível verificar a necessidade de reformulações nos processos, metodologias e tecnologias.

Essas mudanças, entretanto, são complexas e envolvem outras áreas. Mas também há soluções mais simples de como melhorar as vendas, que envolvem a definição das prioridades do setor comercial. O que permite aumentar o desempenho e a produtividade dos vendedores.

Leia também: Gestão de vendas: 7 características que um bom gestor deve ter

A seguir, apresentamos 10 dicas para melhorar a organização da área comercial e aumentar as vendas. Confira!

1. Utilizar vendas adicionais

Todo negócio tem um carro chefe. No entanto, o desempenho comercial depende de saber unir esse item com os demais do mix de produtos e serviços, elevando o ticket médio.

2. Ampliar a prospecção de clientes

Uma das principais formas de como melhorar as vendas é que a equipe de pré-vendas e os gestores estejam sempre empenhados em garantir uma prospecção de clientes contínua e eficaz.

Para tal, pode ser necessário ampliar as estratégias, como por exemplo investindo em prospecção ativa e por atração.

Leia também: Prospecção ativa ou inbound marketing: qual a melhor opção?

3. Transmitir os diferenciais

O gestor provavelmente tem os diferenciais da marca mapeados. Mas você sabe se os vendedores estão transmitindo estes aspectos aos potenciais clientes?

Essa é uma tarefa desafiadora, pois os diferenciais devem ser passados de maneira clara e objetiva, mas de modo sutil, sem parecer forçado. Ou seja, é preciso mostrar como a sua marca se distingue no mercado pela experiência, inovação, entrega de resultados e outros fatores.

4. Melhorar o relacionamento com o cliente

A prospecção de clientes é importante. Porém, sua gestão incentiva que os vendedores dediquem tempo ao relacionamento com os clientes para fazer novas vendas ou aumentar o plano contratado, por exemplo?

Essa prática é relevante para garantir a fidelização e elevar o ticket médio. Portanto, disponibilizar a estrutura e o tempo necessários para esse tipo de função também é válido.

5. Respeitar o processo de vendas

A estruturação do processo de vendas é realizada considerando as características e dores do cliente. Dessa forma, se o vendedor tenta “reinventar” a abordagem a cada venda, será pouco produtivo e terá muitas oscilações no desempenho.

Os gestores devem sempre investir no aperfeiçoamento do processo de vendas com personalização para a realidade de cada cliente. Mas é preciso garantir que as etapas sejam respeitadas pelos vendedores.

Leia também: Processo de vendas: como definir as etapas para o time comercial

6. Estabelecer metas

Como um gestor pode cobrar um vendedor por resultados se inicialmente não deixou claro o que era esperado? Essa é uma situação que não pode acontecer.

Portanto, estabeleça metas realistas e periódicas, como semanais e quinzenais para que as mensais sejam alcançadas sem correria no final do mês.

7. Planejar a rotina

É função do vendedor fazer o planejamento da rotina e, assim, direcionar o tempo que será dedicado à prospecção, ao relacionamento, às propostas e à negociação. Neste caso, inclusive, a gestão deve monitorar esse plano de ação e auxiliar no que for preciso.

Além disso, os responsáveis pela equipe comercial devem exigir essa organização dos vendedores. Mas também é preciso oferecer ferramentas que otimizem a rotina dos profissionais.

Leia também: Gestão de vendas: 5 passos para aumentar a produtividade da área comercial B2B

8. Ser ágil no atendimento

Um dos principais desafios dos vendedores é conseguir atender agilmente às solicitações dos leads e as oportunidades de vendas. Mas esse contato é fundamental para não perder o timing, mostrar interesse, proatividade e ter maiores chances no fechamento.

Dessa forma, investir em automação de processos e garantir que os vendedores não tenham uma rotina congestionada viabiliza esse tipo de interação e eficiência.

9. Reduzir os descontos

Para que as vendas sejam concretizadas, muitas vezes, é necessário conceder descontos. No entanto, esta prática deve ser uma exceção e não a regra. Caso contrário, você terá clientes menos rentáveis.

Dessa forma, monitore as negociações e garanta a qualificação do lead para reduzir essas ocorrências.

Se o lead valorizar a sua solução pelos benefícios oferecidos, consequentemente, ficará menos apegado ao desconto para fechar.

Leia também: Como a definição do ICP ajuda na geração de leads qualificados?

10. Fazer pós-venda

O pós-venda pode ser realizado por uma equipe especializada para manter um acompanhamento contínuo. Contudo, é importante que o vendedor entre em contato, pelo menos, para saber se está tudo certo e se o cliente está satisfeito.

Portanto, são diversas as formas de como melhorar as vendas com uma estratégia focada na otimização dos processos da área comercial.

Como melhorar as vendas com a ASB Marketing?

A ASB Marketing é uma agência especializada em estratégias de prospecção ativa e inbound marketing para empresas B2B. Assim, com a união dos dois tipos de prospecção de clientes, entregamos mais oportunidades de vendas ao time comercial e garantimos o aumento dos resultados.

Realizamos a estruturação do processo com o uso de tecnologias, como Big Data e automação. Também contamos com a equipe de inteligência comercial para validar os dados e assegurar a qualificação dos leads. Assim como, produzimos os fluxos de e-mails para atingir a dor do cliente em potencial e despertar o seu interesse.

Tudo isso proporciona uma geração de leads de maneira contínua. Mas a nossa atuação não para por aí. Desenvolvemos ainda a estratégia de inbound marketing, com todo o marketing de conteúdo para atrair possíveis clientes no médio e longo prazo.

Ou seja, as duas práticas se complementam e ajudam a entender como melhorar as vendas nas empresas.

Quer saber mais? Conheça a nossa solução de prospecção 4.0!

Baixe nosso guia completa e entenda como aumentar as vendas B2B com tecnologia

Deixe uma resposta