Investir em estratégias de geração de demanda pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, porém, é necessário entender como mensurar os resultados corretamente para acompanhar e analisar e identificar o que tem de pontos positivos e negativos na estratégia de geração de demanda atual.
A geração de demanda é um investimento que pode permitir o sucesso de qualquer negócio. Ela se refere ao processo de criar interesse em produtos ou serviços oferecidos por uma empresa e incentivar os consumidores a adquiri-los.
Sendo definida como um conjunto de ações que uma empresa realiza para criar consciência sobre seus produtos ou serviços e promover sua marca. Isso envolve a criação de campanhas de marketing, publicidade e outras iniciativas destinadas a atrair a atenção do público.
A geração de demanda é essencial para o crescimento de uma empresa, pois permite que ela aumente sua base de clientes e, consequentemente, sua receita. Além disso, ela ajuda a estabelecer uma conexão emocional entre a marca e os consumidores, o que pode resultar em fidelidade do cliente e embaixadores da marca.
Mas por que a geração de demanda é tão importante para os negócios? A geração de demanda ajuda a empresa a se tornar mais conhecida e visível no mercado. Isso pode levar a um maior reconhecimento da marca e a uma maior lealdade do cliente.
Além disso, ela pode ajudar a empresa a alcançar novos clientes e aumentar sua base de clientes. Isso pode resultar em um aumento nas vendas e na receita.
A geração de demanda também permite que a empresa se destaque da concorrência, destacando as vantagens de seus produtos ou serviços. Isso pode ajudar a empresa a se diferenciar e se destacar no mercado.
Por fim, outro ponto extremamente importante para o sucesso de uma empresa é que a geração de demanda pode ajudar a empresa a construir uma reputação positiva no mercado.
Porém, de nada adianta se você não souber como mensurar sua estratégia de geração de demanda corretamente. Por isso, neste artigo, falaremos sobre quais são as principais métricas que sua empresa deve acompanhar e como usá-las para melhorar seus resultados.
Confira: Principais erros no funil de vendas que sua empresa não pode cometer
Principais indicadores para mensurar sua estratégia de geração de demanda
Existem várias maneiras de medir o sucesso de uma estratégia de geração de demanda, e a escolha da métrica depende dos objetivos e metas da empresa. Aqui estão algumas métricas que podem ajudar a medir o sucesso de uma estratégia de geração de demanda.
1 – Quantidade e qualidade dos leads
Na prospecção, os resultados não são definidos apenas por números, mas também pela qualidade desses retornos. Por isso, é indispensável avaliar tanto a quantidade de leads captados naquele período, quanto o SQL (Sales Qualified Leads) e MQL (Marketing Qualified Leads).
Basicamente, o SQL mede a qualificação do contato na pré-venda, estando diretamente relacionado com o time comercial.
Ou seja, são aqueles possíveis consumidores que já conhecem o seu produto ou serviço e, muitas vezes, estão na fase da decisão de compra. Entender essa métrica minimiza os riscos do time desperdiçar recursos em potenciais clientes fora do perfil.
Já o MQL consiste nos contatos recentes, derivados do marketing. Desse modo, são perfis que entendem o problema e consideram a sua empresa como uma possível solução, no entanto, precisam de mais informações para navegar pelo funil de vendas.
2 – Porcentagem dos leads em cada etapa do funil de vendas
Diferentes gestores estão entendendo que nem todos os leads que são atraídos à rede do marketing digital estão prontos para negociarem naquele momento. Por isso, outro indicador fundamental é a porcentagem de prospect em cada etapa da jornada de compra.
Esse tipo de informação permite a elaboração de uma estratégia personalizada para todas as fases do pipeline, de modo a comunicar com o consumidor correto na hora certa. Além disso, minimiza os riscos de desperdícios de leads ou perdas de negociações realmente vantajosas.
3 – Tentativas de contato
Todo o planejamento comercial deve ser muito bem executado e alinhado entre os times de vendas e marketing, o que inclui as tentativas de abordagens dos leads.
É essencial registrar esses contatos, seja por e-mail, telefone, LinkedIn ou outros meios, e mapear as informações obtidas, acirrando o relacionamento com o cliente.
Como também, viabiliza a venda consultiva, baseada em interações realmente benéficas para o cliente em potencial.
Nesse cenário, é válido também acompanhar o período de contato (como a média de tempo no telefone ou quantidade de e-mails) entre a organização e o prospect para finalmente chegarem a uma negociação. Esses dados permitirão a otimização dos processos de vendas e redução do ciclo comercial.
Saiba mais: Como utilizar técnicas de Inbound Marketing para aumentar seu funil de vendas
4 – Percentual de conversão baseado em cada canal
Como citado, a geração de leads não ocorre apenas por um canal, é possível utilizar diferentes meios e estratégias para atrair os clientes ideais para a sua marca.
Dessa forma, é preciso avaliar quais ferramentas dão mais resultados, seja qualitativos ou quantitativos, por meio de um percentual de conversão para cada intermediário.
5 – Custo de aquisição de clientes
Também conhecido como CAC, o custo de aquisição de clientes é todo o investimento empenhado para a conquista de apenas um contrato comercial.
Para entender essa métrica, é preciso considerar os esforços envolvidos na mão de obra, plataformas utilizadas, recursos de marketing, ações de vendas e a taxa de geração de leads no período em que se deseja consultar.
6 – ROI
Por fim, o ROI é um dos indicadores mais importantes de qualquer estratégia corporativa, independentemente da área.
Na prática, o Return Over Investment, da sigla em inglês, ou Retorno Sobre Investimento, na tradução, tem por objetivo metrificar os lucros da empresa a partir de determinadas ações.
Leia também: 7 Passos para entender como gerenciar demanda
Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas
Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.
Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.
Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.
Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.
Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.
Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.
Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.
Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e veja como a ASB Marketing pode ajudar sua empresa!