Blog
como montar uma equipe de vendas

Planejamento para 2021: como montar uma equipe de vendas de sucesso?

15/12/2020 | Por Aquiles Casabona

Na busca por fechar 2020 de maneira mais sustentável e se preparar para o próximo ano, diversas organizações estão procurando maneiras de como montar uma equipe de vendas de alta performance. 

De acordo com o relatório “O Panorama das Agências Digitais”, pesquisa feita em conjunto pela Resultados Digitais, Rock Content e mLabs, 12% das empresas possuem como maior desafio a estruturação operacional e organização do time.

Por outro lado, 10,5% das organizações têm dificuldades para contratar profissionais qualificados e 7,7% têm problemas para capacitar a equipe

Nesse sentido, sabemos que os colaboradores são peças-chave para potencializar os resultados da empresa, assim como apoiar a expansão dos negócios. 

No entanto, para tal, é fundamental contar com profissionais preparados e alinhados com a cultura da sua organização.

Afinal, como montar uma equipe de vendas de sucesso para 2021? Para responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo com dicas inovadoras. Continue com a sua leitura e confira!

Você pode se interessar: Como prospectar clientes para empresas do setor de tecnologia? Veja 7 passos infalíveis

Como montar uma equipe de vendas de alta performance?

Dentre as principais medidas para se preparar para 2021 e alinhar uma equipe comercial de alta performance, podemos citar:

Definir um bom gestor

Você já deve ter ouvido frases como “líderes ruins destroem uma equipe”, certo? E essa é a pura verdade. Sem um gestor qualificado, preparado e muito bem treinado, dificilmente seu time de vendas terá sucesso. 

Por isso, antes de escolher alguém para assumir a equipe, verifique com cautela as qualificações dessa pessoa e referências. 

Caso trata-se de um remanejamento interno, converse com os outros líderes desse funcionário para entender o comportamento e atuação dele na sua empresa durante o período de trabalho. 

Além disso, aspectos como comprometimento, empatia, organização, boa comunicação, postura, resultados gerados e pontualidade são apenas alguns dos pontos que precisam ser observados no profissional cotado para assumir essa responsabilidade. 

Deixar claro o posicionamento e os objetivos da empresa

Citamos acima a respeito da cultura empresarial, certo? Na prática, você apenas conseguirá encontrar no mercado profissionais aderentes à missão, visão e valores da sua organização caso deixe muito claro esses posicionamentos desde o primeiro momento.

De modo geral, ainda durante a prospecção de candidatos e a entrevista, exponha os objetivos do seu negócio e tente entender como os possíveis colaboradores podem corresponder a essas expectativas.

Leia também: Funil de vendas B2B: como aumentar o número de vendas com lista de e-mails?

Implementar uma cultura de desenvolvimento profissional

Outro ponto fundamental quando falamos a respeito de como montar uma equipe de vendas de alta performance é a capacitação profissional.

Por mais preparados que estejam os funcionários contratados, sempre há coisas novas a aprender e desenvolver. 

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Degreed divulgada pela CIO, 60% dos trabalhadores respondentes acreditam que a pandemia do coronavírus acelerou a necessidade de adquirir novos conhecimentos.

Além disso, cerca de 38% dos pesquisados sentem-se menos confiantes em relação aos conhecimentos atuais que precisam para realizar suas atividades e 46% acreditam que suas competências de hoje se tornarão obsoletas em até 5 anos.

Ainda, cerca de 78% dos respondentes desejam aprender novas habilidades para conseguirem crescer em suas carreiras de atuação.

Diante disso, acredite, com um programa de desenvolvimento profissional, sua empresa não terá apenas diferencial competitivo, mas também oportunidades constantes de melhorias e inovação, melhores resultados e um trabalho eficiente do time. 

Reconhecer os esforços do time

A desmotivação é um aspecto que afeta o rendimento de qualquer profissional, por mais capacitado e preparado que ele seja. 

Uma das principais razões que levam os colaboradores a chegarem nesse nível é a falta de reconhecimento por parte dos seus gestores.

Portanto, esteja sempre atento ao crescimento do time, assim como seus feitos cotidianos, novas ideias e estratégias que foram bem sucedidas, resultados acima da média e quaisquer outras características que mostrem o envolvimento desses funcionários. 

Sempre que possível converse com a equipe e demonstre como você está sempre atento às suas ações e diferenciais. 

Além disso, instalar um sistema de bonificação remunerado é uma iniciativa que engaja as pessoas e as motiva a se desafiarem a cada dia.

Leia mais: Descubra indícios que só o marketing digital para empresas não é suficiente

Incentivar os diálogos

Os diálogos são parte fundamental da relação entre os líderes e o time. Sem um feedback claro, de ambos os lados, dificilmente conseguirão atingir as metas definidas ou ajudarem no crescimento da empresa.

Por isso, incentive uma comunicação aberta, clara e efetiva. Muitos colaboradores deixam de emitir boas ideias ou, até mesmo, possíveis frustrações porque não possuem uma abertura da parte de seus gestores.

Adotar a prática de reuniões periódicas

Por falar em comunicação, nada melhor que implementar práticas de reuniões periódicas. Esse processo permite acompanhar mais de perto o desenvolvimento do time e os resultados gerados, assim como identificar gargalos que precisam de melhorias. 

Essas interações frequentes também auxiliam na construção de um laço mais saudável entre os próprios colegas de trabalho e seus líderes, mantendo um bom clima organizacional, rápida resolução de problemas e união do time. 

Você pode ter perdido: 7 passos para aplicar treinamentos de vendas B2B

Conheça a ASB Marketing!

A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas que auxilia os seus clientes no processo de como montar uma equipe de vendas de alta performance por meio da Consultoria de pré-vendas.

Na prática, através de uma profunda análise do seu negócio, entendemos as principais necessidades da sua empresa, identificamos os aspectos a melhorar e os diferenciais competitivos que você possui, assim como características comerciais.

Com essas informações, elaboramos um planejamento de vendas que atenda às suas deficiências e treinamos o seu time com as principais estratégias de pré-vendas do mercado. 

Nosso principal objetivo é te ajudar a aumentar os resultados comerciais, reduzir custos, potencializar a eficiência da equipe e manter uma atuação mais sustentável. 

Além disso, fornecemos também soluções focadas no Marketing de Atração (Inbound) e Prospecção Ativa (Outbound), de modo a promover alta geração de demandas e otimização operacional.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com a nossa equipe!

https://www.asbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Guia_Como_aumentar_vendas_B2B_em_tempos_de_crise-.pdf