estratégia de marketing digital

Montar uma boa estratégia de marketing digital não é uma tarefa fácil. Por isso, muitas empresas acabam por deixar de lado ou não investem tanto quanto poderiam nelas.

Inclusive, durante muitos anos, o marketing e a publicidade foram vistos como gastos e não como investimento, onde, sempre que era necessário “cortar gastos” as estratégias e campanhas de marketing eram as primeiras na fila de corte.

Com a tecnologia, muito desse pensamento mudou e deixou o marketing em uma das principais posições de importância nas empresas, com a capacidade de trazer muito retorno para elas.

Dessa forma, saber como montar uma estratégia de marketing digital eficiente é fundamental para conseguir encontrar o público certo para sua empresa e aumentar o número de negócios fechados.

Por isso, neste artigo, falaremos sobre as principais dicas de como montar uma estratégia de marketing digital. Confira!

Saiba mais: Gamificação: como transformar suas ações e aumentar o engajamento

Como montar uma estratégia de marketing digital eficiente em apenas 7 passos

Agora, veja como montar uma estratégia de marketing digital eficiente em apenas 7 passos simples que trarão grandes resultados para a sua empresa.

Conheça sua persona

O primeiro passo é conhecer o seu público, afinal de contas, são eles quem cão comprar seus produtos ou serviços e dirão se é bom ou não.

Para que as estratégias de Marketing Digital funcionem de maneira eficiente, é necessário conhecer profundamente a persona do negócio. Uma persona nada mais é do que uma representação semi fictícia do cliente ideal, com suas características, dores e desejos.

Se a sua empresa ainda não tem uma persona bem definida, é necessário definir quem é ela. Para fazer isso, são necessárias pesquisas, entrevistas e outros processos que possibilitem a obtenção de dados concretos.  

Através desse conhecimento é que todas as ações serão desenvolvidas, de modo com que sejam realmente relevantes.

Confira: 7 dicas de como motivar uma equipe de vendas

Defina o orçamento

Com o seu público bem definido é possível passar para a próxima etapa do seu planejamento de marketing digital, que é a definição do orçamento da empresa. Uma das grandes vantagens do marketing digital é que os orçamentos necessários podem variar e ser adaptados para a realidade de cada empresa e em cada situação.

Tudo vai depender de quais mídias serão utilizadas na ação, qual o tipo de ação e o período que essa campanha de marketing digital ficará ativa.

Então o plano pode começar com um pequeno orçamento inicial para fazer testes. Quando você perceber que as ações estão trazendo bons resultados (leads, cliques ou tráfego para o seu site, por exemplo), é só aumentar o investimento. Caso contrário, faça um novo teste com outra segmentação e abordagem.

Defina os objetivos

Toda estratégia precisa de objetivos para serem alcançados e no marketing digital não é diferente. Essa etapa do planejamento é fundamental, pois, cada objetivo pode pedir uma estratégia diferente para a sua empresa.

Sendo assim, é necessário ter os objetivos em mente antes de colocar em prática suas ações e realizar o planejamento para otimizar o seu tempo e recursos.

Estabeleça objetivos principais que possam ser alcançados no curto, médio e longo prazo, com base na realidade da sua empresa e do seu orçamento.

Analise a concorrência

Analisar a concorrência é importante para saber quais são as ações de marketing digital que eles estão fazendo e como sua empresa pode fazer melhor para atrair a atenção do seu público.

Analisando essas ameaças e oportunidades, você conseguirá definir qual posicionamento tomar, quais conteúdos produzir e várias outras estratégias úteis para o seu plano de Marketing Digital.

Desenvolva um plano de ação

Depois de definir os objetivos, a persona e fazer uma grande análise da concorrência, é hora de desenvolver o planejamento. 

Nele devem estar contidos os canais em que a empresa estará presente, os tipos de conteúdos a serem desenvolvidos, estilo de linguagem e outras informações que possibilitem um caminho bem estruturado.

Atualmente, existem diversas ferramentas de marketing digital que podem ser utilizadas, como as redes sociais, SEO, anúncios pagos, e-mail marketing e muito mais.

Basta escolher aquelas que mais combinam com os objetivos que sua empresa deseja alcançar e que caibam no seu orçamento. É importante lembrar que as estratégias e ferramentas de marketing digital não são excludentes, ou seja, uma pode complementar a outra e podem ser utilizadas juntas.

Monte um cronograma

O próximo passo é montar um cronograma com todas as ações e quando elas ocorrerão para que seja possível realizar um controle sobre tudo isso. Nele, deve conter a frequência de atualizações, a distribuição de conteúdos, os investimentos em mídias pagas, entre outros.

Monitore os resultados

Por fim, não basta apenas criar e desenvolver diversas ações se os gestores não realizarem um monitoramento frequente dos resultados para identificar quais são os pontos que precisam de melhorias e quais são aqueles que estão performando bem.

Leia mais: Conheças os gatilhos mentais e como usar na sua campanha de marketing

 

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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