Como prospectar clientes para empresas do setor de tecnologia? Veja 7 passos infalíveis Skip to main content

A necessidade de entender como prospectar clientes e aumentar as vendas tem alcançado diversos setores, inclusive o segmento de tecnologia.

Uma das justificativas para isso, sem dúvidas, é a pandemia do novo coronavírus, que suscitou o aumento da adesão de ferramentas e sistemas para otimizar a operação, viabilizar o trabalho remoto e potencializar a mobilidade de informações.

Para se ter uma ideia da expansão do setor, um estudo realizado pela IBM nos revela que 94% das organizações estão mudando permanentemente as estratégias internas e desejam implementar modelos de gerenciamento integrado até 2022.

Além disso, os gestores brasileiros desejam maximizar os investimentos em automação de 2 a 3 vezes. Por outro lado, 51% dos executivos disseram que adotar a transformação digital será uma prioridade nos próximos 24 meses.

Apesar desses números, dados do Gartner nos mostram que apenas 12% dos líderes tecnológicos consideram suas iniciativas de TI eficientes.

Diante disso, para atender essas demandas do mercado de maneira efetiva, é fundamental maximizar as ações de vendas e investir em modos assertivos de como prospectar clientes para a sua empresa.

Com o objetivo de te ajudar nesse processo, elaboramos um conteúdo completo com 7 dicas infalíveis para você potencializar seus resultados comerciais. Continue com a sua leitura e saiba mais!

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Como prospectar clientes para empresas do setor de tecnologia? Confira 7 dicas

Dentre as principais medidas de como prospectar clientes para empresas do setor de tecnologia, podemos citar:

1 – Estude a aderência dos seus produtos e serviços

Você sabe qual é a aceitação do seu produto ou serviço? Entender esse aspecto é crucial para elaborar um planejamento de marketing e vendas, pois permite um plano muito mais direcionado e otimizado.

Vamos imaginar, por exemplo, uma empresa focada em Infraestrutura de TI e Soluções em Nuvem. Nesse sentido, você precisa estudar qual é a percepção do público que esses serviços são oferecidos. 

Ou seja, como eles enxergam o seu negócio e se realmente a sua solução faz sentido para a realidade do mercado. Por outro lado, essa revisão auxilia em constantes melhorias na sua prestação de serviços, de modo a sempre garantir a aderência às necessidades do setor. 

2 – Conheça bem o seu público

Elencando o tópico anterior, o planejamento de vendas e marketing depende diretamente do direcionamento e estudo do público-alvo.

Para isso, defina o seu ICP (cliente em potencial). Por sua vez, ele consiste no perfil de consumidor que possui mais aderência à sua solução, assim como às metas e objetivos de posicionamento do seu negócio a longo prazo.

Além disso, é preciso conhecer muito bem esse público, suas preferências, atuação, necessidades, principais dúvidas, impactos e outras informações importantes.

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3 – Escolha os modelos de prospecção que melhor atendem suas necessidades

Agora é momento de escolher os modelos de como prospectar clientes que melhor atendem às suas necessidades. De modo geral, há dois principais: Marketing de Atração (Inbound) e Prospecção Ativa (Outbound).

Na prática, o Marketing de Atração é uma estratégia que conquista novos leads por meio do relacionamento. Para tal, a empresa disponibiliza conteúdos relevantes, qualificados e atualizados com temas que despertem o interesse do público e supram alguma dúvida. 

Uma das bases principais dessa estratégia é o Marketing de Conteúdo, formado pela criação de materiais focados em interação e conversão, como E-books, infográficos e outros.

O benefício mais expressivo dessas iniciativas é o período que elas continuam gerando resultados, isso porque, depois de publicado, um conteúdo fica por anos no blog e pode ser encontrado pelos clientes em potencial a qualquer momento.

Já a Prospecção Ativa é caracterizada pelo processo totalmente contrário. Ou seja, a empresa vai atrás dos contatos que melhor correspondem ao perfil de cliente ideal e, com base nisso, começa um relacionamento com esses leads.

A combinação dessas duas ações pode ser bastante benéfica, pois garante retornos a curto prazo e maturação do marketing digital, posicionando o seu negócio como referência no mercado. 

4 – Crie um funil de vendas

Para nutrir os leads gerados por meio das ações de prospecção, é imprescindível criar um funil de vendas. Por sua vez, ele deve ser classificado de acordo com as etapas de jornada de compra, geralmente definidas por:

  • Topo: leads que ainda não conhecem sua empresa e solução;
  • Meio: reconhecimento de um problema e serviços do seu negócio;
  • Fundo: decisão de compra.

Ao separar os contatos que chegam no seu funil, a sua equipe possui mais informações para promover interações muito mais personalizadas e, por sua vez, encurtar a jornada de compra.

5 – Defina e acompanhe as metas

Com os aspectos anteriores definidos, é momento de escolher metas para o seu time comercial a curto, médio e longo prazo.

Isso auxilia em um melhor direcionamento das estratégias e atuação acertada de todos os colaboradores conforme objetivos do seu negócio.

Para acompanhar o cumprimento desses propósitos, é preciso definir as métricas mais estratégicas e analisá-las com frequência, garantindo tomadas de decisões mais eficientes.

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6 – Invista no relacionamento com o lead

Lembra-se que citamos a personalização, interação e conhecimento a respeito do perfil do cliente? Pois bem, isso é fundamental para manter um relacionamento com os leads.

Investir nessas ações permite uma jornada comercial muito mais efetiva, além de encurtar esse processo e facilitar o fechamento de uma negociação na fase de decisão de compra.

7 – Não deixe a automação na área comercial de lado

Por fim, a automação em vendas é fundamental para quem deseja saber como prospectar clientes e potencializar os resultados comerciais.

É possível adotar ferramentas de otimização em todas as fases de vendas, aumentando a produtividade do time, minimizando erros operacionais e reduzindo custos.

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Como prospectar clientes com a ASB Marketing!

Como visto, a prospecção de leads é recheada de processos, nesse sentido, a melhor opção é contar com uma parceira especializada no ramo, como a ASB Marketing.

A ASB Marketing é uma agência que atua no segmento de Marketing Digital e Vendas, oferecendo aos seus clientes soluções completas de Prospecção Ativa, Marketing de Atração, Consultoria de Vendas, Desenvolvimento de Sites e Marketing de Conteúdo. 

Com isso, a ASB Marketing entrega aos seus parceiros de negócios ganhos como redução de custos internos, aumento da geração de leads, crescimento do número de vendas e previsibilidade de receitas.

Já geramos resultados bastante expressivos para diversos parceiros do setor de tecnologia, como a SAP Concur. Em apenas um ano de projeto, nosso parceiro conseguiu alcançar um aumento de receita de 20% a 25% com a nossa metodologia.

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