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Como prospectar clientes unindo marketing e vendas

Como prospectar clientes unindo marketing e vendas

07/05/2019 | Por Aquiles Casabona

Como prospectar clientes com Smarketing? Essa estratégia, que une as equipes de marketing e vendas, gera resultados satisfatórios por meio da otimização do processo de vendas.

Por ser uma estratégia nova, alguns dizem saber do que se trata, mas não sabem; outros, conhecem, mas não visualizam que adotar esse método pode trazer muitos benefícios à empresa.

As grandes corporações já integraram essa estratégia de unir as equipe de marketing e vendas, uma vez que ambas as áreas têm o objetivo em comum que é trazer resultados para a empresa.

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Quer conhecer mais sobre esta estratégia? Continue a leitura e descubra como a união de marketing e vendas pode gerar melhores resultados.

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Smarketing – entenda o conceito e saiba como prospectar clientes

Saber como prospectar clientes com eficiência é um dos maiores desafios das empresas. Corporações inovadoras perceberam que os times de vendas e marketing, quando integrados, apresentaram melhores resultados. Dessa forma, a estratégia do Smarketing teve seu início e continua sendo otimizada desde então.

Trabalhar dessa maneira possibilita maior fluidez e organização nas atividades das duas equipes e, quando isso acontece, ambos os times compartilham seus objetivos e responsabilidades com o intuito de otimizar os resultados.

Entretanto, mesmo com a evidência de ser uma boa estratégia, unir essas duas equipes não é tão fácil quanto parece. Por pensarem de maneira relativamente oposta, os times de marketing e vendas podem ter alguns desentendimentos, que normalmente acontecem ao alinhar a perspectiva das duas equipes. Isso acontece porque geralmente vendas pensa em curto e marketing em longo prazo.

Uma boa saída para contornar o revés dos desentendimentos entre essas equipes é alinhar a visão da empresa sobre o processo de vendas, para que todos entendam que os resultados melhoram a partir do momento em que se enfoca na jornada do cliente.

Utilizar plataformas de automação de marketing é uma boa estratégia. Pois, dessa forma, é possível integrar as atribuições das equipes de marketing e vendas  em um único sistema.

Entenda como a automação integra marketing com vendas

A automação, além de reduzir as falhas de comunicação, economiza tempo, pois realiza automaticamente tarefas como: disparo de e-mails, social media e outras ações de websites. Essa automatização permite que a equipe de marketing trabalhe diretamente na preparação e nutrição dos leads, enquanto a equipe de vendas se direciona no fechamento de negócio.

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Consequentemente, todas as campanhas e estratégias são definidas a partir de iniciativas realistas. Dessa forma, a equipe de vendas reconhece o real estágio do cliente no funil de vendas e como ele chegou até essa etapa.

Com as atribuições e contribuições de cada equipe bem descritas e definidas, a importância de um para o outro se torna evidente. Esse fator facilita a integração das equipes e cria um ambiente colaborativo.

Outro destaque da automação na união das equipes de vendas e marketing, é que se acelera os processos de nutrição de leads e cria espaços, por meio da automatização dessas tarefas, para o time de marketing se dedicar diretamente ao planejamento estratégico e nos métodos de como prospectar clientes.

Como a ASB Marketing pode ajudar

ASB Marketingagência de marketing digital focada em empresas B2B, é um parceiro estratégico para áreas de marketing e vendas.

Utilizamos de ferramentas modernas de marketing para automatizar e auxiliar na gestão de pipeline, assim como outras tarefas fundamentais no dia a dia de ambas as áreas.

A ASB Marketing também é pioneira no Brasil em Prospecção 4.0. Essa solução permite encontrar, se conectar e gerar propostas para área comercial por meio de automação e de big datas.

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