como prospectar novos clientes asb marketing

Para que sua empresa tenha sucesso é importante encontrar novos leads e, futuramente, convertê-los em clientes. Chamamos o processo de encontrar clientes ativamente de prospecção de clientes. Então, como prospectar novos clientes?

Esta é uma prática muito comum entre as empresas e envolve diversas etapas, como identificar o cliente ideal para a sua empresa, saber como e quando contatá-lo, qual a melhor abordagem, e outras etapas. 

Se você quer saber tudo sobre prospecção de clientes e como prospectar novos clientes de maneira eficiente em apenas 5 passos, continue lendo o artigo até o fim!

Leia mais: Dicas para geração de demanda B2B e prospectar mais leads

O que é prospecção de clientes?

Prospectar é procurar por pessoas que estejam de acordo com o perfil de clientes da empresa para apresentar as soluções da marca, estabelecer uma relação com ele e conduzi-lo ao longo da sua jornada de compra para que a conversão aconteça e a venda seja realizada.

Ou seja, prospectar novos clientes significa identificar as necessidades do público e despertar o interesse nas soluções que a sua empresa oferece, a fim de solucioná-las.

No tópico abaixo, descubra como prospectar novos clientes.

Confira: Conheça exemplos de script para usar na prospecção de clientes

Como prospectar novos clientes em 5 passos

Agora que você já está sabendo o que é prospecção de clientes, está na hora de entender como prospectar novos clientes para sua empresa em apenas 5 passos, confira:

1- Conheça muito bem seus produtos e serviços

Para que a prospecção aconteça, seus vendedores precisam saber tudo sobre os produtos e serviços que a empresa oferece, afinal, eles precisam vender esse trabalho para os prospects.

É importante ter tudo na ponta da língua, porém, lembre-se que usar frases prontas pode causar o impacto contrário em um cliente. Eles querem sentir confiança em quem está vendendo o produto e para isso, precisam sentir que estão em uma conversa e não em uma reunião de vendas.

Estar sempre estudando e se atualizando é muito importante para conseguir sanar todas as dúvidas que possam surgir e você sempre vai encontrar algo novo para falar do produto e convencer o cliente a fechar negócio com você.

2- Estude o mercado

Além de saber muito bem sobre o produto, é importante entender o mercado onde sua empresa está inserida. Através deste estudo você consegue insights sobre sua empresa, como períodos de sazonalidade, tendências, mudanças e muito mais.

3- Descubra o cliente ideal

Ao invés de ficar ligando para diversos possíveis clientes que não possuem o perfil para sua empresa, que tal gastar o tempo e esforço de seus vendedores apenas com aqueles que têm mais chances de fechar negócio com você?

Para que isso aconteça é necessário fazer pesquisas para descobrir e entender qual é o perfil de cliente ideal para sua empresa. Com isso em mãos, você consegue identificar onde eles estão localizados, quais redes sociais, qual a melhor maneira de abordá-los, quais as principais dúvidas, etc.

Fazer essa triagem antes de realizar o contato poupa tempo e dinheiro, além de aumentar suas chances de fechar negócio.

Saiba mais: Qual a importância de um bom fluxo de nutrição de leads e veja dicas para aumentar as vendas

4- Defina as estratégias que serão utilizadas

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para realizar a prospecção de novos clientes, definir quais serão utilizadas é extremamente importante para que sua empresa não precise gastar mais com canais e ações que não terão retorno.

Vale mais a pena investir em duas ou três formas de prospecção do que ter várias e sua equipe não estar preparada para realizar o atendimento corretamente. Alguns exemplos de estratégias de prospecção de clientes muito comuns são:

  • Marketing de conteúdo: oferecer conteúdos relevantes para os prospects em troca de informações e o contato deles. Com esses dados, você pode realizar uma análise para ver em qual momento esse cliente está na jornada de compra e, se já estiver no momento certo, entrar em contato.
  • Mídias sociais: outra forma de como prospectar novos clientes é através das redes sociais. Algumas redes profissionais, como o LinkedIn, são mais indicadas para isso. Você pode acompanhar grupos de temas relacionados ao seu produto e entrar em contato com possíveis clientes.
  • Eventos: outra ótima maneira de prospectar novos clientes é marcar presença em feiras e eventos. Nestes locais, o networking é o principal foco e você consegue conhecer e conversar com diversas pessoas que estarão interessadas no seu trabalho.

5- Planeje metas e objetivos

Conseguir mensurar seus resultados é tão importante quanto entrar em contato com os clientes em si. Com metas definidas você consegue identificar pontos fortes e fracos da sua equipe, além de entender se aquele esforço está ou não valendo a pena.

Você precisa definir métricas e valores que possam ser mensuráveis, para ser possível medir o seu desempenho. Por exemplo, cada vendedor precisa entrar em contato com X prospects por dia. Ou, a meta de contratos por mês é de Y.

Quando esses objetivos não são alcançados, é possível analisar e entender onde esses gargalos estão acontecendo e atrapalhando.

Você pode se interessar por: Quais as etapas do planejamento de vendas? Conheça cada uma delas e seus benefícios

Veja como implementar essa estratégia

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Contando com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e veja como a ASB Marketing pode ajudar sua empresa!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário