Como ranquear meu site no Google: entenda a importância do conteúdo Skip to main content

Já passou o tempo em que SEO estava apenas relacionado ao volume de palavras-chave distribuído em uma página de conteúdo. Hoje, o conteúdo deve ser verdadeiro e útil para quem está ali em seu blog ou páginas institucionais. Por isso, a dúvida “como ranquear meu site no Google” torna-se tão frequente.

Ninguém quer perder tempo. As pessoas buscam soluções aos vários problemas enfrentados no dia a dia, sejam profissionais ou pessoais. Isso vale para quem produz conteúdo com a intenção de vender para os públicos B2B e B2C.

Pense na jornada de compra do seu cliente: em vez de mentir que seu produto ou serviço resolve um problema e ofertá-lo em seu e-commerce como a salvação da pátria, conte a verdade. A transparência atrairá mais leads do que você imagina.

O sistema de ranqueamento do Google não consegue identificar a veracidade dos fatos ou intenção real de um conteúdo. No entanto, o sistema identifica sites com altos índices de especialidade, autoridade e confiabilidade (E-A-T: expertise, authority and trustworthiness). Para isso, utiliza fatores externos para verificar a autenticidade das informações. O Google usa fatores de ranqueamento, como o ranqueamento da página (PageRank), para determinar o E-A-T de cada site.

E-A-T x YMYL: como produzir conteúdo de qualidade em segmentos que exigem cautela?

Os índices de especialidade, autoridade e confiabilidade de um site estão intrinsecamente relacionados ao que o Google chama de “Seu Dinheiro ou Sua Vida”, do inglês “Your Money or Your Life” (YMYL). No geral, seriam os tópicos que podem afetar de maneira positiva ou negativa a vida de alguém, nos segmentos financeiro, jurídico, fitness, saúde, entre outros. Páginas com altos índices de YMYL têm, proporcionalmente, níveis consideráveis de E-A-T.

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É importante oferecer segurança aos usuários que navegam pelo seu site, além de direcionar conteúdos fiéis às pesquisas feitas pelo Google. Não adianta criar um título atrativo que nada tem a ver com o texto publicado. Valorize o clique do usuário: ele pode sair dali como cliente ou detrator de sua empresa/marca.

Sites que têm o propósito genuíno de ajudar o usuário com dicas ou desejam mesmo solucionar um problema específico estão propensos a ganhar mais pontos de especialidade, autoridade e confiabilidade.

Segmentos que precisam de mais atenção ao produzir conteúdo na internet:

  • Saúde (clínicas, laboratórios, hospitais, médicos – temas que envolvem tratamento, diagnóstico, causas, sintomas e até recomendações maternas);
  • Financeiro (bancos de investimentos, bancos comerciais, bancos digitais, consultores de investimentos);
  • E-commerce (cuidado especial com a proteção dos dados de cartão de crédito e a instalação do SSL);
  • Jurídico (escritórios de advocacia, advogados, consultores jurídicos);
  • Fitness (nutricionistas, personal trainer, influenciadores digitais);
  • Entre outros.

Todos os segmentos citados acima estão relacionados à produção de conteúdo em sites, que por sua vez serão indexados pelo Google – caso não haja “no follow” nas páginas. Falo isso, pois já tivemos clientes que chegaram a nós com páginas estratégicas configuradas para não serem analisadas pelos robôs do Google, o que é um pecado para qualquer site que deseja alcançar a primeira página do principal mecanismo de busca do mundo.

Se você quiser saber mais sobre o tema, Marie Haynes, consultora de SEO, documentou algumas descobertas sobre a importância que o Google confere ao E-A-T.

Como ranquear meu site no Google com a ajuda da ASB Marketing?

Somos especialistas em marketing de conteúdo e técnicas de SEO. Quando conquistamos um novo cliente, o primeiro passo do nosso trabalho é o planejamento de marketing digital, que envolve análise dos concorrentes, estudo de palavras-chave, definição de personas, plano editorial, estratégia de automação, estratégia de mídias sociais, KPIs etc. Para mais detalhes, confira o post “6 etapas do planejamento de marketing digital”.

A produção de conteúdo, independentemente do segmento, está sempre atrelada à resolução de problemas da(s) persona(s). No momento da pesquisa, os redatores são treinados a apurar as fontes pesquisadas e a trazer apenas temas úteis a quem lê os posts. Tudo isso agrada ao público, mas também é o que Google espera dos sites. Nossa missão é agradar ambos de forma equilibrada, além de equalizar os anseios dos próprios clientes.

Se o seu negócio navega na área da saúde, financeira, jurídica, fitness ou similar, certamente precisa de um conteúdo ainda mais acurado. Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudá-lo. Vamos transformar o seu site em uma máquina de vendas, com ranqueamento orgânico (nada de investimentos em Google Ads, se for o seu objetivo) atrelado à especialidade, autoridade e confiabilidade.

Além da produção de conteúdo, fazemos a otimização de sites e desenvolvemos do zero ou via template.

O que sua empresa precisa? “Como ranquear meu site no Google” é apenas uma das dúvidas e dificuldades de negócios B2B e B2C. Podemos ajudá-lo em todos os aspectos do marketing digital. Conte com a ASB!

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