Como usar o LinkedIn para prospectar clientes - ASB Marketing Skip to main content

O LinkedIn é a rede social do momento para quem deseja construir relacionamentos. Além de ser a maior rede social profissional do mundo, ela tem papel estratégico nas empresas e nos colaboradores que trabalham com vendas.

Nessa rede, é possível fazer conexões, mostrar seu currículo, habilidades e competências, buscar candidatos para a sua vaga e prospectar clientes. O LinkedIn começou como uma simples vitrine de empregos e hoje é uma ferramenta importante para os negócios.

Você, vendedor, não pode perder a oportunidade de gerar leads nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 36% dos entrevistados usam o LinkedIn uma vez por dia ou mais e 28% usam mais do que usavam há um ano atrás e 30% acham que vão usar mais no próximo ano. 

Com esse crescimento iminente é importante se perguntar como usar o LinkedIn para prospectar clientes? É o que vamos responder no blog de hoje. Acompanhe a leitura e confira as dicas!

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A evolução do LinkedIn

O site que começou apenas para networking, hoje conta com mais de 30 milhões de brasileiros. Empresas divulgam conteúdos e vagas, recrutadores selecionam colaboradores e vendedores prospectam clientes. As 4 frentes atuais do LinkedIn são:

  • Recrutar funcionários que estejam ou não procurando por um novo emprego
  • Ajudar candidatos a acharem emprego ativamente
  • Encontrar clientes em potencial para o time de vendas
  • Compartilhar e consumir conteúdo que interesse

Ainda de acordo com o estudo realizado pela Opinion Box, 65% dos entrevistados consideram que os conteúdos do LinkedIn são relevantes para crescer profissionalmente. Por isso, se o seu potencial lead está no LinkedIn consumindo informações, você também deve estar lá para mostrar as soluções da sua empresa.

No tópico a seguir, vamos mostrar como usar o LinkedIn para prospectar clientes.

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Como usar o LinkedIn para prospectar clientes

Para vender melhor, é preciso conhecer as ferramentas e funcionalidades que a rede social oferece. Qual a melhor estratégia de vendas? Separamos algumas dicas de como usar o LinkedIn para prospectar clientes.

1- Interaja com a rede

O LinkedIn foi feito para o networking. Portanto, curta, compartilhe e comente as publicações das suas conexões. Dessa forma, além de gerar engajamento, você aparece para seus potenciais clientes.

Se o lead engajou com a sua publicação, entre em contato se identificando e mostrando a publicação, juntamente com outras soluções. Esse tipo de abordagem de prospecção ativa pode resultar em uma reunião ou um agendamento.

2- Utilize o InMail

O InMail é ideal para quem deseja se conectar com contatos que você não tem conexão ainda. Se lhe parece um potencial cliente, é possível interagir com ele por meio dessa ferramenta.

Ela é eficaz porque:

  • Parece um e-mail pessoal
  • É uma abordagem simples e direta
  • É adaptável a diferentes casos de prospecção
  • Desperta o interesse da pessoa

3- Use a busca avançada

A busca avançada do LinkedIn possui diversos filtros que podem ser utilizados na hora de procurar potenciais clientes. Como usar o LinkedIn para prospectar clientes? Filtre pessoas por informações como empresa, título, cargo, localização, entre outras.

4- Poste conteúdos relevantes

Compartilhe material produzido por você ou pela sua empresa, mostrando as soluções para as necessidades do cliente. Dessa forma, você pode chegar a pessoas que procuram exatamente pelo que você oferece e engajam com curtidas, comentários ou compartilhamentos.

Ao detectá-los, comece a conversa oferecendo um material rico ou mais informações.

5- Envie uma mensagem agradecendo a conexão

Adicionou um prospect? Converse com ele, primeiramente, agradecendo-o por te ter em sua rede. Além de educação, mostra entusiasmo na hora de vender futuramente. É imprescindível personalizar a mensagem, já que o LinkedIn é uma rede social que fornece informações sobre os usuários. Aproveite para usar os dados dos potenciais clientes para criar conteúdos personalizados e garantir leads qualificados.

6- Participe de grupos segmentados

Ao participar de grupos, é possível conversar com prospects do ramo de seu interesse. Por isso, pesquise grupos que tenham relação com a persona do seu cliente. Depois, avalie o nível do engajamento: se possui comentários e boa frequência de postagens, por exemplo. Identifique se há potencial de vendas e participe ativamente. 

7- Respeite a privacidade

Por mais que o objetivo do vendedor seja realizar negócios, é importante lembrar que é uma rede social feita de pessoas e ser invasivo não é legal. Por isso, a orientação é deixar a conversa fluir, sem qualquer tipo de pressão. A sua marca pode ser prejudicada se o vendedor oferecer logo de cara as soluções para as novas conexões.

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A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas. Oferecemos aos nossos clientes soluções completas de Prospecção Ativa e Marketing de Atração.

Na prática, encontramos o seu cliente em potencial e o qualificamos com inteligência comercial. Em seguida, impactamos esse lead com uma cadência de e-mails totalmente personalizada e automatizada apresentando as soluções e diferenciais do seu negócio.

Nossos processos de prospecção de clientes com foco em sales performance contemplam tudo do que seu negócio precisa:

  • Criação de cadência ativa automatizada
  • Criação de cadência ativa semiautomatizada
  • Criação de cadência de reengajamento
  • Teste A/B das cadências
  • Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
  • Personalização dos conteúdos por ICP
  • Caminho de conversão (Formulários, Workflow, E-mail)
  • Mineração dos leads (Inteligência comercial)
  • Geração de leads (ICP)
  • Gestão da plataforma de automação
  • Treinamento da plataforma
  • Estruturação de funil
  • SDR dedicado
  • Consultoria de outbound 

Quando esse cliente chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos o contato ao seu time comercial para efetuar a venda. Com isso, garantimos previsibilidade de vendas, diminuição do ciclo comercial, otimização operacional e aumento dos resultados internos.

Além disso, fornecemos a solução Consultoria de Pré-vendas, em que auxiliamos no planejamento da sua área comercial, análise dos atuais fluxos e definição de estratégias para vencer as objeções no processo de vendas

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