O LinkedIn é a rede social do momento para quem deseja construir relacionamentos. Além de ser a maior rede social profissional do mundo, ela tem papel estratégico nas empresas e nos colaboradores que trabalham com vendas.
Nessa rede, é possível fazer conexões, mostrar seu currículo, habilidades e competências, buscar candidatos para a sua vaga e prospectar clientes. O LinkedIn começou como uma simples vitrine de empregos e hoje é uma ferramenta importante para os negócios.
Você, vendedor, não pode perder a oportunidade de gerar leads nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 36% dos entrevistados usam o LinkedIn uma vez por dia ou mais e 28% usam mais do que usavam há um ano atrás e 30% acham que vão usar mais no próximo ano.
Com esse crescimento iminente é importante se perguntar como usar o LinkedIn para prospectar clientes? É o que vamos responder no blog de hoje. Acompanhe a leitura e confira as dicas!
Leia mais: Gestão de equipe de vendas: 5 dicas para melhores resultados
A evolução do LinkedIn
O site que começou apenas para networking, hoje conta com mais de 30 milhões de brasileiros. Empresas divulgam conteúdos e vagas, recrutadores selecionam colaboradores e vendedores prospectam clientes. As 4 frentes atuais do LinkedIn são:
- Recrutar funcionários que estejam ou não procurando por um novo emprego
- Ajudar candidatos a acharem emprego ativamente
- Encontrar clientes em potencial para o time de vendas
- Compartilhar e consumir conteúdo que interesse
Ainda de acordo com o estudo realizado pela Opinion Box, 65% dos entrevistados consideram que os conteúdos do LinkedIn são relevantes para crescer profissionalmente. Por isso, se o seu potencial lead está no LinkedIn consumindo informações, você também deve estar lá para mostrar as soluções da sua empresa.
No tópico a seguir, vamos mostrar como usar o LinkedIn para prospectar clientes.
Você pode se interessar: Como elaborar um e-mail de vendas para converter leads em clientes
Como usar o LinkedIn para prospectar clientes
Para vender melhor, é preciso conhecer as ferramentas e funcionalidades que a rede social oferece. Qual a melhor estratégia de vendas? Separamos algumas dicas de como usar o LinkedIn para prospectar clientes.
1- Interaja com a rede
O LinkedIn foi feito para o networking. Portanto, curta, compartilhe e comente as publicações das suas conexões. Dessa forma, além de gerar engajamento, você aparece para seus potenciais clientes.
Se o lead engajou com a sua publicação, entre em contato se identificando e mostrando a publicação, juntamente com outras soluções. Esse tipo de abordagem de prospecção ativa pode resultar em uma reunião ou um agendamento.
2- Utilize o InMail
O InMail é ideal para quem deseja se conectar com contatos que você não tem conexão ainda. Se lhe parece um potencial cliente, é possível interagir com ele por meio dessa ferramenta.
Ela é eficaz porque:
- Parece um e-mail pessoal
- É uma abordagem simples e direta
- É adaptável a diferentes casos de prospecção
- Desperta o interesse da pessoa
3- Use a busca avançada
A busca avançada do LinkedIn possui diversos filtros que podem ser utilizados na hora de procurar potenciais clientes. Como usar o LinkedIn para prospectar clientes? Filtre pessoas por informações como empresa, título, cargo, localização, entre outras.
4- Poste conteúdos relevantes
Compartilhe material produzido por você ou pela sua empresa, mostrando as soluções para as necessidades do cliente. Dessa forma, você pode chegar a pessoas que procuram exatamente pelo que você oferece e engajam com curtidas, comentários ou compartilhamentos.
Ao detectá-los, comece a conversa oferecendo um material rico ou mais informações.
5- Envie uma mensagem agradecendo a conexão
Adicionou um prospect? Converse com ele, primeiramente, agradecendo-o por te ter em sua rede. Além de educação, mostra entusiasmo na hora de vender futuramente. É imprescindível personalizar a mensagem, já que o LinkedIn é uma rede social que fornece informações sobre os usuários. Aproveite para usar os dados dos potenciais clientes para criar conteúdos personalizados e garantir leads qualificados.
6- Participe de grupos segmentados
Ao participar de grupos, é possível conversar com prospects do ramo de seu interesse. Por isso, pesquise grupos que tenham relação com a persona do seu cliente. Depois, avalie o nível do engajamento: se possui comentários e boa frequência de postagens, por exemplo. Identifique se há potencial de vendas e participe ativamente.
7- Respeite a privacidade
Por mais que o objetivo do vendedor seja realizar negócios, é importante lembrar que é uma rede social feita de pessoas e ser invasivo não é legal. Por isso, a orientação é deixar a conversa fluir, sem qualquer tipo de pressão. A sua marca pode ser prejudicada se o vendedor oferecer logo de cara as soluções para as novas conexões.
Saiba mais: Terceirização de prospecção de clientes vale a pena? Conheça os benefícios para as empresas B2B!
Conheça as estratégias da ASB Marketing!
A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas. Oferecemos aos nossos clientes soluções completas de Prospecção Ativa e Marketing de Atração.
Na prática, encontramos o seu cliente em potencial e o qualificamos com inteligência comercial. Em seguida, impactamos esse lead com uma cadência de e-mails totalmente personalizada e automatizada apresentando as soluções e diferenciais do seu negócio.
Nossos processos de prospecção de clientes com foco em sales performance contemplam tudo do que seu negócio precisa:
- Criação de cadência ativa automatizada
- Criação de cadência ativa semiautomatizada
- Criação de cadência de reengajamento
- Teste A/B das cadências
- Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
- Personalização dos conteúdos por ICP
- Caminho de conversão (Formulários, Workflow, E-mail)
- Mineração dos leads (Inteligência comercial)
- Geração de leads (ICP)
- Gestão da plataforma de automação
- Treinamento da plataforma
- Estruturação de funil
- SDR dedicado
- Consultoria de outbound
Quando esse cliente chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos o contato ao seu time comercial para efetuar a venda. Com isso, garantimos previsibilidade de vendas, diminuição do ciclo comercial, otimização operacional e aumento dos resultados internos.
Além disso, fornecemos a solução Consultoria de Pré-vendas, em que auxiliamos no planejamento da sua área comercial, análise dos atuais fluxos e definição de estratégias para vencer as objeções no processo de vendas.
Deseja saber mais sobre as nossas soluções acima? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!