3 fatores que influenciam o comportamento do consumidor na Era Digital Skip to main content

Com o advento da Era Digital, a processo de decisão de compra se tornou muito mais complexo. Não se trata apenas de oferta e procura, o comportamento do consumidor é influenciado de diversas formas e é ele quem dita as regras do jogo.

Dessa forma, quem deseja se manter competitivo no mercado deve entender os hábitos de consumo de seus potenciais clientes e utilizar esses dados para guiar as estratégias comerciais, oferecendo os produtos e serviços ideais no momento certo e nos canais adequados.

Não há dúvidas de que a tecnologia é responsável por mudanças em variados setores da sociedade, principalmente no comportamento do consumidor. No entanto, será que sua empresa está usando essas mudanças a seu favor?

Entenda, a seguir, as principais mudanças no comportamento do consumidor, que impactam diretamente os resultados do seu negócio.

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Principais mudanças no comportamento do consumidor com a Era Digital

1. Pesquisas online antes da compra

Inúmeros fatores podem influenciar a jornada de compra do cliente, que possui cada vez mais autonomia para obter informações decisivas sobre um produto antes mesmo do primeiro contato com a empresa.

Cerca de 90% dos brasileiros fazem pesquisas online antes de realizar uma compra e essa pesquisa envolve desde preços e informações técnicas do produto até a avaliação de clientes. Dessa forma, é essencial que as empresas possuam presença e autoridade digital para se fazerem visíveis.

2. Mais autonomia e poder de negociação

O acesso a dados sobre a empresa e concorrência também dá ao consumidor o poder de barganha. Essa mudança no comportamento do consumidor conferiu mais poder na decisão de compra e na condução da venda.

Com isso, as empresas precisaram se adaptar aos desejos e necessidades dos consumidores, a fim de sobreviver em um mercado extremamente competitivo.

3. Boa experiência na compra é uma prioridade

A transformação digital trouxe consigo a era da experiência, em que os consumidores valorizam, cada vez mais, uma experiência de compra mais agradável. Dessa forma, é essencial que as empresa invistam em um atendimento rápido, eficiente e personalizado.

Independentemente do canal, seja por telefone, e-mail, redes sociais ou chat online, as empresas devem proporcionar uma boa experiência de atendimento. Contudo, o mais importante é que todos esses canais estejam alinhados e “falando a mesma língua”.

Como usar as mudanças no comportamento do consumidor a favor do seu negócio?

Embora o processo de venda tenha se tornado mais complexo, as mudanças no comportamento do consumidor só favorecem as empresas que se empenham em construir relacionamentos fortes com seus clientes, pois as estratégias certas os transformam em verdadeiros embaixadores de sua marca.

É aí que entra o marketing digital, que alia várias estratégias com o objetivo de atrair potenciais clientes e prepará-los para o momento certo da compra por meio do relacionamento, além de gerar valor e aumentar o engajamento com a sua marca.

Pensando nisso, desenvolvemos a solução Climber, uma estratégia que está alinhada às tendências de marketing digital para empresas B2B e que visa entregar leads cada vez mais qualificados, a fim de otimizar o processo de vendas.

A estratégia, que unifica as metodologias de Outbound (Hunter) e Inbound Marketing (Farmer), utiliza análise e gestão de dados (Big Data) para gerar e localizar leads, além de nutrir e criar conexões com eles por meio de marketing de conteúdo. Dessa forma, nenhum lead é desperdiçado e a área comercial o recebe pronto para fechar negócio.

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