redes sociais

Toda marca de sucesso deve possuir uma imagem forte nas redes sociais dentro do seu segmento para se destacar continuamente. São milhões de oportunidades ativas dentro dessas mídias, potenciais clientes esses prontos para serem conquistados por conteúdo de qualidade. 

Ao todo, é possível encontrar mais de 3 bilhões de usuários em todos os canais sociais. E esse número aumenta diariamente, conforme mais pessoas entram em contato com marcas, amigos e colegas dentro das mídias sociais. 

Diversos nichos podem se beneficiar pela interação dentro das mídias. Desde uma empresa de cuidador de idosos Juiz de Fora até um brechó de roupas femininas. 

Mas, para isso, é preciso ter uma boa estratégia, que gere alcance e resultado. 

Quer saber como estabelecer uma presença forte nas redes sociais? Confira abaixo o conteúdo que preparamos para você sobre o tema e aprenda como isso é possível! 

O que é marketing? 

O marketing é o principal motor para transformar a sua comunicação dentro das redes sociais. A principal tarefa aqui é entregar valor para o cliente, de modo que ele identifique a sua empresa como a escolhida para a compra final. 

O trabalho de marketing se faz a partir de estudo do público-alvo, para que a empresa entenda a linguagem e o tipo de conteúdo que deve ser feito para atingi-lo. 

As ações de marketing estão em todos os lugares. Desde o anúncio do detergente desincrustante ácido dentro de um site, até as ofertas de uma loja de eletrodomésticos no centro da cidade. 

A diferença vai ser no modo de pensar e praticar o marketing e no quanto ele traz resultado para a empresa. 

O que é marketing de conteúdo? 

O marketing de conteúdo é um modelo de marketing que se preocupa em criar conteúdo de qualidade, útil e interessante para o público-alvo. Assim, ele irá compreender que o seu negócio é o local certo para a compra. 

Os conteúdos criados servem para engajar o público que acompanha a marca.  

Não há menção à compra de serviço, contrato ou ao enfermeiro domiciliar preço de forma direta, apenas o conteúdo sobre o tema da marca. 

A ideia é entregar um material com base naquilo que o seu possível cliente tem interesse em conhecer, dúvidas para compreender ou uma preocupação para tirar da mente. 

Isso porque marketing de conteúdo é demonstração de autoridade e conhecimento. Essas posições podem ser transmitidas via e-books, artigos de blog, podcast, webinar, entre diversos outros formatos. 

No caso de uma loja que vende peças para máquina de lavar, você pode explicar, em um blog, o funcionamento desse aparelho.  

A partir da leitura, o internauta deve ser conquistado pela curiosidade apresentada e voltar novamente à sua loja para comprar algum produto. 

Acima de tudo, o conteúdo deve ser distribuído e compartilhado em locais de maior alcance. Entre eles, as redes sociais. 

Como criar uma estratégia de mídia social e estabelecer uma presença forte 

As mídias sociais se mostram como uma importante maneira de ter mais tráfego para um site, visibilidade para marca, leitura de conteúdos e, é claro, aumentar as vendas. 

No entanto, isso só é possível com uma presença forte dentro das redes sociais. Quer entender como? Confira abaixo os seguintes passos que separamos para você! 

Defina sua marca 

O primeiro item é a definição da sua marca. Você deve conhecer como é o seu negócio, antes de fazer qualquer postagem ou movimento nas redes sociais. 

Perguntas do tipo: 

  • Qual é o seu nicho de atuação? 
  • Qual a sua missão e valor?  
  • O que você quer vender?  

As respostas para essas perguntas ajudarão a definir e construir a sua imagem dentro das redes sociais. 

Conheça seu público-alvo 

O público-alvo pode ser substituído pela persona: um perfil semi-ficcional que representa o seu comprador ideal.  

Esse perfil deve conter dados como nome, idade, hobby, localização, profissão, orientação sexual e muitos outros dados. Quanto mais definido, melhor. 

Ter uma persona é conhecer profundamente com quem está conversando dentro das redes sociais. Isso ajudará a criar conteúdo que seja relevante e se comunicar cada vez melhor com o público. 

Escolha as redes sociais corretas 

Você não precisa participar de todas as redes sociais existentes, mas sim entender qual faz sentido para o produto ou serviço vendido pelo seu negócio, seja um cuidador de idosos 12×36 ou uma marca de doces. 

Os principais nomes que dominam a comunicação pelas mídias sociais são: 

  • Instagram; 
  • Tiktok; 
  • Pinterest; 
  • Linkedin; 
  • Twitter; 
  • Kwai. 

Cada rede social possui um funcionamento próprio. Algumas com foco em vídeos, outras em texto ou vídeos. Basta fazer uma pesquisa daquela mais usada pelo seu público, verificar se funciona para o seu produto e se adaptar ao modelo de produção da plataforma. 

Tenha em mente os seus objetivos 

A sua empresa deve chegar até as redes sociais com os objetivos prontos para serem colocados em prática. Dessa forma, a equipe de comunicação irá trabalhar pensando em alcançar esses objetivos. 

Você pode considerar criar mais tráfego orgânico para o seu blog ou fazer crescer o número de vendas de filtro de osmose reversa residencial da empresa.  

Não importa o objetivo, é essencial sempre observá-lo e trabalhar para que ele seja alcançado de forma adequada. 

Use o marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma das tarefas mais importantes na construção de uma imagem forte nas redes sociais.  

Seja o conteúdo de um blog compartilhado no perfil da empresa na rede social ou um conteúdo próprio do canal, a força para se conectar com o público é enorme. 

Em muitas plataformas, há o botão de compartilhamento. Assim, se o usuário gostar do que você publicou, ele pode compartilhar com os seguidores dele.  

Também há a questão de visualizar um perfil completo e com conteúdo de qualidade, demonstrando autoridade e sabedoria na percepção de quem visita a sua página. 

Mantenha consistência na postagem 

A consistência de publicações nas redes sociais é fundamental para fazer com que o seu público entenda a sua atividade e presença nos canais. 

Os seus fãs vão estar sempre esperando pela sua postagem e um novo visitante irá perceber o grande número de postagens para se informar a respeito do que a sua marca oferece. 

Use imagens e vídeos 

A maioria das redes sociais permite diversificar o estilo das postagens, possibilitando imagens e vídeos dentro de um só canal.  

Apesar da popularidade do vídeo, é importante diversificar os formatos e perceber em quais momentos cada um gera mais alcance do que o outro. 

Analise suas métricas 

As métricas são o ponto-chave para avaliar quais pontos estão funcionando e quais precisam ser descartados.  

Com a avaliação constante das métricas, a sua equipe vai estudar o que é necessário fazer para a construção de uma imagem cada vez mais forte nas redes sociais. 

Dicas para aumentar sua presença nas redes sociais e engajar seu público-alvo 

Com a construção de uma imagem forte nas redes sociais, vem a responsabilidade de aumentar a presença e engajar constantemente o seu público-alvo. 

Essa não é uma tarefa fácil, mas deve ser feita para manter e aumentar a visibilidade da sua empresa. Separamos algumas dicas sobre o tema, confira abaixo! 

Use hashtags 

As hashtags são uma espécie de palavras-chave do conteúdo publicado nas redes sociais. Elas ajudam o público a localizar o seu conteúdo e agrupá-lo entre os assuntos da mesma temática. 

É interessante sempre manter no máximo 5 hashtags que façam sentido com a publicação. O algoritmo da rede social deve ler o que foi publicado, identificar o tema e reuni-lo com os outros conteúdos da pesquisa. 

Crie conteúdo atraente 

Você pode publicar sobre aluguel de material hospitalar ou notícias de fofoca, se o conteúdo não for atraente, a chance de chegar no público desejado diminui bastante. 

É importante lembrar do poder do visual dentro das redes sociais. Quanto mais bem feito o design, melhor será para atrair a sua persona. 

Interaja com o público 

O nome “social” dentro das redes não deixa enganar: a plataforma é feita para socializar.  

No caso de uma marca, os textos devem ser escritos de forma a buscar uma interação com o público, como pedir uma opinião ou comentários na postagem. 

Dessa maneira, o leitor passará mais tempo na sua página, vai gerar engajamento, aumentando a visibilidade do seu perfil, e, consequentemente, os acessos no seu blog ou loja virtual. 

Conheça os melhores horários para publicação 

Durante as publicações do seu perfil, fique atento para entender qual o melhor horário onde o seu público está mais ativo. Procure postar os conteúdos nesse horário para atrair a persona justamente na hora em que ela pode interagir com o seu material. 

É importante destacar que não existem horários corretos universais. Cada perfil funciona de uma maneira e cabe à equipe de comunicação observar como o público está agindo para decidir os horários. 

Faça parcerias com influenciadores 

O marketing de influência é uma maneira bastante usual de atrair mais seguidores para uma página e promover engajamento. 

Verifique se os influenciadores pesquisados pela sua equipe fazem sentido para a sua marca. Se você vende vistoria gnv preço, contratar um influenciador do nicho de moda não vai gerar muitos efeitos positivos. 

Construa uma presença forte nas redes sociais! 

Depois de ler o conteúdo acima, você entende quais os pontos necessários para construir uma boa estratégia de marketing e uma presença forte nas redes sociais. 

Revise o artigo, marque os principais ensinamentos e coloque em prática para perceber a transformação que o seu perfil vai receber! 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário