Conversão de leads online

Com o avanço tecnológico, a forma como as empresas realizam a conversão de leads online mudou significativamente. Atualmente, as empresas têm à sua disposição uma ampla gama de ferramentas e tecnologias para gerar, rastrear e converter leads online.

 

Uma das principais mudanças na geração de leads é a ênfase na segmentação e personalização. Com tecnologias avançadas de análise de dados e automação de marketing, as empresas podem coletar informações detalhadas sobre seus leads e personalizar suas mensagens de marketing de acordo com as necessidades e interesses específicos de cada lead.

 

Além disso, as tecnologias de automação de marketing permitem que as empresas automatizem muitas tarefas de geração de leads, como a coleta de informações de contato e o envio de e-mails de acompanhamento personalizados.

 

Por isso, neste artigo, você irá entender mais sobre a conversão de leads online, quais são as diferenças entre essa modalidade e a forma offline de conversão de leads e dicas para utilizar na sua empresa.

 

Confira: Como identificar leads qualificados?

Diferenças entre a conversão de leads online e offline

Como falamos anteriormente, o avanço tecnológico proporcionou diversas oportunidades, novas ferramentas e metodologias que facilitam e garantem mais eficiência para os processos de uma empresa, entre eles a conversão de leads.

 

Porém, quais são as diferenças entre a conversão de lead online e a forma de conversão offline? É isto que entenderemos a seguir.

Técnicas de marketing

A primeira diferença está nas técnicas de marketing. A geração de leads online se baseia em técnicas de marketing digital, como SEO, publicidade online, marketing de conteúdo, mídias sociais, e-mail marketing, entre outras. 

 

Já a geração de leads offline se baseia em técnicas de marketing tradicionais, como publicidade em rádio, TV, outdoors, eventos, feiras e exposições, entre outras.

Alcance

Outro ponto muito importante que os diferencia é no alcance das estratégias. A geração de leads online pode alcançar um público muito maior do que a geração de leads offline, já que a internet é acessível em todo o mundo. Enquanto a geração de leads offline pode ser limitada a uma determinada região geográfica ou nicho de mercado.

Interação

A conversão de leads online oferece uma interação mais dinâmica e personalizada com o público, permitindo que as empresas se comuniquem diretamente com os leads em tempo real e personalizem sua experiência de navegação. Já a geração de leads offline oferece uma interação mais pessoal, com contato físico e um atendimento mais pessoal.

Custo

Um dos pontos mais importantes a favor da conversão de leads online é o custo. A forma online pode ser mais econômica do que a geração de leads offline, já que muitas técnicas de marketing digital são gratuitas ou têm um custo relativamente baixo. 

 

Por outro lado, a geração de leads offline pode ser mais cara, dependendo das técnicas utilizadas, como a participação em feiras e exposições.

Medição de resultados

Por fim, outra diferença entre elas é na hora de realizar a medição e análises dos resultados obtidos. A geração de leads online permite a medição de resultados em tempo real, o que permite ajustes e otimização de estratégias com mais eficiência. 

 

Enquanto isso, na forma offline pode ser mais difícil de medir e acompanhar, já que muitas vezes as interações são mais pessoais e não há uma forma eficaz de medir resultados.

 

Leia também: Entenda de uma vez as etapas do Inbound Marketing

6 dicas para fazer a conversão de leads online

 

Entenda o seu público-alvo

Antes de começar a conversão de leads online, é importante entender quem são seus potenciais clientes e o que eles estão procurando. Você pode usar ferramentas como pesquisas de mercado, análises de concorrentes e dados de comportamento do usuário para criar uma imagem clara do seu público-alvo.

 

Ofereça conteúdo relevante

Crie conteúdo de qualidade que seja relevante para o seu público-alvo, incluindo artigos, vídeos, infográficos e guias. Certifique-se de que seu conteúdo esteja otimizado para mecanismos de pesquisa e seja facilmente compartilhável em redes sociais.

 

Crie uma landing page

A landing page é onde o visitante é direcionado após clicar em um anúncio ou link. Certifique-se de que sua landing page seja relevante para o anúncio ou link, tenha uma mensagem clara e seja fácil de navegar.

 

Use call-to-actions eficientes

Call-to-actions (CTAs) são botões ou links que incentivam os visitantes a tomar uma ação específica, como se inscrever em uma lista de e-mails ou comprar um produto. Certifique-se de que seus CTAs sejam claros, relevantes e fáceis de encontrar na página.

 

Personalize a experiência do usuário 

Use tecnologias como cookies e formulários para coletar informações sobre seus visitantes e personalizar a experiência do usuário. Por exemplo, você pode exibir produtos relacionados ou conteúdo personalizado com base nas informações que coletou.

 

Acompanhe e analise seus resultados

Acompanhe as métricas de conversão, como a taxa de conversão e o tempo médio gasto na página, e use essas informações para fazer ajustes e melhorar sua estratégia de conversão.

 

Saiba mais: 7 Passos para entender como gerenciar demanda

 

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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