conversational marketing

Se você está há mais tempo no marketing digital, deve estar acostumado com o surgimento de novas estratégias e termos frequentemente. Mas se você está chegando agora neste mundo, a quantidade pode ser bem assustadora, parece que você sempre está por fora das últimas tendências.

Mesmo alguns profissionais mais experientes possuem esse sentimento e acabam ficando um pouco perdidos. Uma das tendências da vez é o Conversational Marketing, ou Marketing Conversacional.

Essa estratégia ficou muito conhecida e bastante popular graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos que permitiram novas formas de se comunicar com os clientes.

Se você ainda não sabe o que é o Conversational Marketing ou quer saber mais sobre esse tema, não se preocupe! Neste artigo, vamos falar tudo sobre essa nova estratégia de marketing digital para você utilizar na sua empresa.

Neste artigo você irá descobrir: o que é o Conversational Marketing, quais os benefícios que ele traz para sua empresa e como aplicar essa estratégia na sua organização.

O que é Conversational Marketing?

Para começar, vamos entender o que é o Conversational Marketing. Como falamos anteriormente, a tradução de Conversational Marketing é Marketing Conversacional, ou ainda, Marketing de conversação.

Dessa forma, podemos supor que essa estratégia é focada na utilização da conversa como a principal ferramenta de marketing. Sendo mais específico, as conversas automatizadas, como chat bots.

Ou seja, podemos dizer que o marketing de conversação utiliza conversas automatizadas em tempo real para conduzir potenciais clientes através da jornada de compra.

Dessa forma, os clientes não precisam esperar longos períodos aguardando uma resposta por e-mail ou ficar esperando no telefone para ser atendido. Agora, tudo é resolvido muito rápido, através de especialistas em suporte preparados para atender os clientes, ou até mesmo, inteligência artificial capaz de responder às dúvidas e problemas.

Leia também: Gestão de vendas: como calcular os resultados da sua área comercial B2B

 

Quais os benefícios do Conversational Marketing para a sua empresa?

Existem diversos benefícios de utilizar o Conversational Marketing na sua empresa. Vejamos alguns deles.

Atendimento 24 horas por dia

Talvez o principal benefício dessa estratégia seja a possibilidade de atender seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com a internet e novas tecnologias, não existe uma hora para seus clientes decidirem comprar com você ou quererem tirar uma dúvida.

Ao utilizar chat bot, você consegue contar com o auxílio de uma inteligência artificial super capacitada que, após alguns direcionais, consegue aprender e responder seus clientes a qualquer hora.

Vale lembrar que a utilização desses bots não substitui o atendimento humano, mas é uma ótima forma de garantir que seus clientes sejam respondidos de maneira rápida e eficiente sempre que eles precisarem. 

Escalabilidade

Escalabilidade nada mais é do que a capacidade da sua empresa crescer sem que isso possa causar grandes prejuízos para ela. Para que sua empresa seja escalável, é necessário que ela tenha capacidade de comportar todas as atividades necessárias para a nova quantidade de clientes. 

Ou seja, se aumenta o número de clientes, é necessário aumentar a capacidade da empresa de atender esses clientes. Com a utilização do Conversational Marketing isso é possível, uma vez que a principal ferramenta é a utilização de chat bots e inteligência artificial.

Personalização do atendimento

Outro grande benefício dessa estratégia é a possibilidade de oferecer um atendimento personalizado para cada cliente. Dessa forma, você consegue garantir um atendimento de ótima qualidade, resolvendo os problemas de cada cliente e ainda, sempre gera aquela dúvida “esse atendimento foi feito por um robô ou por uma pessoa?”. Quanto mais próximo de uma pessoa for, melhor é a qualidade do atendimento.

Confira: Saiba como prospectar clientes para o público-alvo certo

Como usar o Conversational Marketing

Agora, vamos entender como implementar o Conversational Marketing na sua empresa. 

A primeira coisa que você precisa fazer para implementar essa estratégia na sua empresa é oferecer um contato direto com os clientes e que seja respondido o mais rápido possível. 

Caso sua empresa ainda não consiga investir em ferramentas de chat bot e inteligência artificial, por exemplo, você pode usar ferramentas gratuitas como o WhatsApp.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil, por isso, é praticamente certo que seu cliente também esteja.

Você pode criar links para iniciar uma conversa com você e a versão Business do aplicativo permite que você programe mensagens automáticas para serem enviadas fora do horário comercial, ou quando não pode responder.

Além disso, é possível adicionar plug-ins com o botão do WhatsApp no seu site, para iniciar a conversa imediatamente.

Em horários comerciais é importante que as mensagens sejam respondidas o mais rápido possível, afinal, o objetivo é que os clientes não precisem esperar muito para obter o atendimento.

Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas

 

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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