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Criptomoedas: Como essa tecnologia está relacionada ao marketing digital

Criptomoedas: como essa tecnologia está relacionada ao marketing digital

14/08/2018 | Por ASB Marketing

Bitcoin, Ethereum, Tokens, ICOs e Blockchain: algumas das palavras que cada vez mais são mencionadas na internet e o tema tem despertado o interesse da população mundial. Como toda tecnologia disruptiva, existem também algumas ameaças relacionadas. Por isso, este artigo visa conscientizar as pessoas sobre o assunto e como a ASB Marketingagência de marketing digital, atua em relação à criação de conteúdo para seus clientes.

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Principais ameaças

Abaixo, listamos as principais ameaças:

Phishing

Trata-se de algum serviço ou alguém fingindo ser o que não é. Por exemplo, serviços online para criação de carteiras de criptomoedas. As pessoas utilizam esse tipo de serviço para criar suas carteiras e armazenar moedas virtuais. Em janeiro, um site malicioso roubou U$ 4 mm em tokens IOTA.

Vírus

Utilizando-se de anúncios ou e-mails maliciosos, hackers instalam vírus em computadores para diversos propósitos; no caso das criptomoedas, para benefício financeiro.

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Recentemente, houve diversos incidentes relacionados ao ransomware – um tipo de vírus que indisponibiliza todas as informações armazenadas no computador infectado, criptografando os arquivos e solicitando uma quantia em moedas digitais para “devolver” as informações. Nesse tipo de ataque é muito comum utilizar moedas que possuem o anonimato como principal característica por motivos óbvios.

Cryptojacking

Assim como bancos centrais criam moedas fiduciárias, mineradores criam as moedas digitais e isso exige recursos computacionais. Utilizando-se novamente de anúncios ou e-mails maliciosos, hackers instalam vírus em computadores com o propósito de minerar moedas digitais sem o consentimento dos usuários.

Blockchains

Por se tratar de uma nova tecnologia, assim como foi a internet nos anos 90, o tema ainda está em evolução. A maioria dos projetos de criptomoedas são baseados em computação descentralizada (DLT) existentes (forks), o que significa dizer que a tecnologia ainda está em evolução e novas vulnerabilidades são descobertas à medida que o projeto amadurece.

Marketing Digital

Como vimos, anúncios e e-mails são meios importantes para a disseminação de ameaças. Coincidentemente, são também os pilares de um inbound marketing responsável. A ASB Marketing aplica as melhores práticas de mercado na criação de conteúdo e publicação em redes sociais para seus clientes.

Temas relacionados à segurança da informação e compliance com regras de privacidade de dados são questões que fazem parte das atividades da agência e são acompanhadas de perto por profissionais e parceiros qualificados. Entre em contato e saiba mais!

Por Danilo Casabona (An IT Security and Risk Management advisor and Blockchain enthusiast).

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