Como curadoria de conteúdo e checagem de informação afetam o marketing digital Skip to main content

Para fazer um marketing digital de qualidade, não basta estar nas mídias produzindo conteúdo. É preciso saber gerir e checar cada informação. Isso garante a construção da credibilidade da marca junto ao seu público por meio da confiança. No entanto, muitas empresas têm dificuldade em definir o que são bons conteúdos e construir estratégias eficazes.

Conforme pesquisa da Big Data Corp, os blogs são metade dos 10 milhões de sites presentes na internet, atualmente. Isso demonstra a quantidade existente de produtores de conteúdo e de informações disponíveis. Para se destacar, seu foco deve ser sempre entregar originalidade e verdade, não só para um bom ranqueamento nos motores de busca, mas, principalmente, para conquistar o cliente.

Neste post, vamos explicar, com base no passo a passo do linguista alemão, Leo Weisgerber, como fazer curadoria e checagem de informações. Confira!

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1. Achar

O primeiro passo do processo de curadoria, conforme Weisgerber, é achar o conteúdo. Para encontrá-lo, é necessário questionar-se: qual o nicho desejado? Identificado, agrupe tudo para poder dar seguimento à etapa de checagem.

2. Selecionar

Weisgerber identifica como o segundo passo da curadoria de conteúdo a utilização do filtro. Isso significa que, desde 2011, o teórico já enfatizava a importância de checar as informações antes de replicá-las. Ele destaca três pontos para analisar no momento da filtragem dos dados: eles devem ter qualidade, precisam ser originais e têm de possuir relevância ao seu público.

3. Editorar

Na sequência, deve-se contextualizar o conteúdo. Para Weisgerber, essa designação diz respeito a não fazer o conhecido ‘copia e cola’ ou ‘ctrl+c ctrl+v’. O seu cliente só se interessará realmente se perceber que o conteúdo foi qualificado para ele. Afinal, ninguém gosta de encontrar dezenas de textos iguais. Então, o terceiro passo pede que você coloque a sua perspectiva no conteúdo, fazendo uma introdução que dê um contexto ao seu leitor.

4. Arranjar/formatar

Com a mensagem que você quer passar editada, é hora de ir ao quarto passo de Weisgerber: o arranjo ou formatação. Essa etapa propõe, ao gestor responsável pelo marketing digital, a classificação do conteúdo.

O objetivo é que ele fique visualmente compreensível a quem o estiver lendo. Para isso, é preciso organizar as informações, hierarquicamente, distribuindo no layout o que é mais importante e o que são dados adicionais.

5. Criar

Apesar de acreditar que o material já esteja criado após esses passos, não é o que indica Weisgerber. Conforme o teórico, é apenas nessa quinta etapa que a criação acontece. E isso se deve ao fato de que é nesse momento que você decidirá o formato em que ele será divulgado. Além disso, nessa configuração é importante dar o crédito para cada fonte, sejam elas pesquisas, estudos, livros ou demais conteúdos.

Na prática, esses cinco passos da teoria de Weisgerber propõem que você, como gestor, esteja sempre atento à qualidade dos conteúdos produzidos e divulgados por sua empresa.

Monitore o que está sendo dito sobre os temas que lhe interessam, mantenha sua marca forte e transparente, além de valorizar o ser humano que atua por trás das suas tecnologias.

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Esses valores são essenciais para que os passos acima sejam efetivos na estratégia de curadoria e checagem de informações.

ASB Marketing atua exatamente dessa maneira em sua metodologia. Com seu time de especialistas em marketing digital, possui intensa atividade tanto na filtragem de dados, quanto na finalização de conteúdos originais.

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