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Como reduzir o custo de aquisição de clientes da sua área comercial

Como reduzir o custo de aquisição de clientes da sua área comercial

06/06/2018 | Por ASB Marketing

A conta da sua área comercial não fecha? O que fazer quando isso acontece? O mais comum é pensar em estratégias para aumentar as vendas ou subir o valor do produto/ serviço ofertado, não é mesmo? No entanto, o problema pode estar no custo de aquisição de cliente (CAC), ou seja, no valor total investido para se conquistar um novo consumidor.

Nem sempre vender mais significa aumentar o lucro do seu negócio. Se para alavancar as vendas da empresa é necessário fazer mais contratações, adicionar mais um passo no processo de vendas ou aumentar o custo com campanhas de anúncios, você pode ter prejuízos no final do mês.

O ideal é alavancar as vendas com o menor custo de aquisição possível, o que não é nenhuma missão impossível, muito pelo contrário. É possível baixar seu CAC com algumas dicas simples e ainda aumentar seu ROI (Retorno Sobre Investimento) – analisando essas duas métricas você garante um ótimo resultado para sua empresa.

A seguir, elencamos algumas dicas importantes para você diminuir o custo de aquisição de clientes. Confira!

Conheça seu público-alvo

A ânsia em bater metas e fechar novos negócios nem sempre é algo positivo. Afinal, a ansiedade pode levar sua equipe de vendas a atirar para todos os lados, o que gera um alto custo para empresas.

Quando o consultor de vendas fala diretamente com um lead qualificado – ou seja, um cliente com potencial para comprar da sua empresa – maior é a chance de convertê-lo em um cliente e menores são os custos com telefonemas, reuniões e tempo de fechamento da venda.

Quando se conhece o público-alvo, também é possível criar um script de vendas mais ajustado à realidade e às dores do cliente. Dessa forma, a área comercial consegue converter mais leads.

Otimize o processo de vendas

Em geral, o processo de vendas B2B é longo e exige diversas etapas, como pesquisa, prospecção, relacionamento, apresentação de proposta e fechamento da venda.

No entanto, é possível otimizar o trabalho do consultor de vendas e deixá-lo focado somente no que interessa: fechar novos negócios!

Com estratégias de marketing digital é possível receber leads qualificados prontos para venda, reduzindo o trabalho da sua equipe e o custo de aquisição de cliente.

Nutra leads qualificados

Fazer sua equipe trabalhar com leads que não estão prontos para venda é perda de tempo e dinheiro (o que eleva o CAC). Mas o que acontece com esses potenciais clientes?

Para transformar esses leads em clientes, é necessário criar um relacionamento com eles, enviando conteúdos relevantes para a realidade dele – técnica de marketing digital chamada de nutrição de leads.

Com essa metodologia, o lead é encaminhado à área comercial somente quando demonstra real interesse em comprar seu produto. Com isso, evita-se esforço em vão da sua equipe de vendas e ainda transmite-se a autoridade da sua marca para esse potencial cliente.

Climber: estratégias unificadas para reduzir seu custo de aquisição de clientes

ASB Marketing (agência de marketing digital especialista em empresas B2B) desenvolveu uma metodologia – chamada Climber, que reduz o custo de aquisição de clientes.

Por meio das metodologias Hunter (prospecção ativa) e Farmer (Inbound Marketing/Nutrição de leads) unidas, a agência localiza, qualifica e nutre leads qualificados para otimizar o trabalho da sua área comercial.

Para isso, são usadas ferramentas de inteligência artificial e automação de e-mails em cadência aliadas à expertise dos nossos especialistas em marketing digital.

Quer saber como funciona? Acesse nosso site e entre em contato agora mesmo!

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.