Desenvolvimento de sites: 5 segredos para rankear no Google Skip to main content

A disputa para estar nas primeiras posições do Google é forte e envolve inúmeras estratégias. Afinal, a maioria das empresas também quer suas páginas recomendadas nas primeiras posições do motor de busca mais famoso do planeta. Entretanto, muitos gestores ainda esquecem ou não sabem que o desenvolvimento de sites deve fazer parte do planejamento para ranquear melhor no buscador.

Afinal, um site bem ranqueado é aquele que cumpre certas regras exigidas pelo Google para entregar ao usuário um conteúdo realmente relevante à sua busca. Por isso, é imprescindível conhecer essas especificações e adequar a sua página de acordo com elas.

Ou seja, não basta ter um site lindo e personalizado. É preciso prestar atenção a aspectos técnicos que facilitam ao potencial cliente encontrar o seu site nas buscas pela internet.

Para isso, listamos abaixo dicas úteis que podem ajudá-lo a tornar o seu site uma ótima porta para aquisição de clientes.

Baixe nosso guia e descubra as vantagens e desvantagens de desenvolver um site do zero ou comprar um tema pronto!

Como funcionam os motores de buscas

Antes de saber como melhorar o ranqueamento, é importante entender como funcionam os motores de buscas. Baseados em algoritmos, os buscadores têm como objetivo sempre encontrar o melhor conteúdo para solucionar o “problema” ou a “dúvida” indicada no campo de pesquisa.

Para fazer isso, o motor de busca leva em consideração alguns aspectos que indicam a relevância das páginas. E, a partir daí, é montado o disputado ranking. Então, estar nas primeiras posições é fundamental para o seu potencial cliente te ver. Uma vez que, raramente, os usuários vão até a segunda página de pesquisa.

Leia tambémProspecção de clientes: estratégias por telefone e e-mail

Segundo estudo da empresa Marketing Ninjas, ao realizar uma pesquisa, 21% dos usuários, em média, clicam no primeiro resultado do buscador. Enquanto isso, o segundo tem 10% de acessos e o terceiro, 7%.

Como melhorar o ranqueamento com o desenvolvimento de sites

Para subir nesse ranking e chegar ao almejado primeiro lugar, é preciso conhecer os fatores que fazem a diferença. Esses pontos são atualizados de tempos em tempos, uma vez que o algoritmo vai sendo aprimorado.

Por isso, a recomendação é considerar alguns fatores como essenciais durante o desenvolvimento de sites. Confira abaixo 5 segredos para ranquear bem no Google:

1 – Site responsivo

O desenvolvimento de sites responsivos já deixou de ser apenas uma tendência e se tornou uma necessidade real. Uma pesquisa publicada na Folha de São Paulo indica que quase 43% dos brasileiros que acessam a internet usam apenas o celular.

Ou seja, se seu site não for amigável para dispositivos mobile, talvez você esteja perdendo uma oportunidade. Isso porque não conseguirá impactar uma grande parcela de potenciais clientes. O que também vai influenciar no ranqueamento no Google.

2 – Conteúdo original

Imagine que você entra em um site por meio de uma pesquisa, então descobre que aquele conteúdo não diz nada do que promete no título e não te ajudou em sua pesquisa. O que você faz? Muito provável que você feche a página imediatamente.

O resultado: o Google entende que aquele conteúdo não é relevante e o site fica cada vez mais longe das primeiras posições. Você não quer isso, certo? Portanto, é fundamental abastecer as páginas do site com conteúdo relevante e original.

A forma como o conteúdo é apresentado ao leitor também é importante e deve ser a mais otimizada possível. O recomendado é usar o padrão de escrita que respeite a leitura em F, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Isso torna seu conteúdo escaneável e capta a atenção do leitor, deixando-o por mais tempo no seu site.

Leia tambémSaiba como mensurar os dados de sua estratégia de conteúdo

3 – Palavras-chave

Para o seu conteúdo aparecer nos primeiros resultados das buscas, é preciso saber quais termos as pessoas mais pesquisam no Google e como o seu produto ou serviço pode ajudá-las diretamente.

É aqui que entra o planejamento de palavras-chave. Esta é uma etapa muito importante para garantir que o seu site seja abastecido por conteúdos realmente relevantes e pesquisados pelos potenciais clientes do seu negócio.

Leia também3 passos simples para fazer SEO de posts de blog

Para auxiliar nessa definição, uma boa dica é usar ferramentas, como o Google Trends, para saber quais são os termos mais buscados na web.

4 – Meta description

O texto que fica logo abaixo do título nos resultados de busca é chamado de meta description. Nessa chamada, o leitor pode ver um resumo do que irá encontrar se clicar em seu link e é aqui que você deve convencê-lo a acessar sua página.

Escreva a meta description de forma simples, direta e pensando sempre no perfil do leitor. Lembre-se do limite de 142 caracteres e use a palavra-chave aqui também para confirmar que aquela página é sobre o assunto pesquisado.

5 – Link building

Usar a força do link building é importante em qualquer estratégia de SEO bem-sucedida. Essa ferramenta nada mais é do que vincular o seu conteúdo, por meio de links internos e externos, a outros conteúdos complementares e relevantes para o assunto abordado.

Com os links, você consegue melhorar o posicionamento do seu site no Google. Isso porque ajuda a manter o visitante por mais tempo em suas páginas. Ao incluir vários links internos em um artigo, a tendência é que o leitor passe mais tempo ali e isso aumenta a relevância do seu conteúdo.

Já os links externos potencializam a relevância do seu site, pois geram conexão entre o sua página e outro site. O que reforça a importância e a autoridade do conteúdo ali produzido.

Leia tambémDesenvolvimento de sites: dicas para aumentar a conversão da sua página

Quer ajuda para o desenvolvimento de sites?

Se você tem um site e deseja otimizá-lo, ou se quer criar um portal novinho, será preciso contar com ajuda profissional para ter os melhores resultados.

ASB Marketing – agência especializada em escalar resultados – cria seu site do zero ou com template pronto, sempre considerando todas as técnicas de SEO para garantir o melhor posicionamento do seu site nos motores de buscas.

Além disso, levamos em consideração diversos aspectos para melhorar a otimização do seu site, como:

  • Conteúdo original, de qualidade e exclusivo;
  • Design de alto nível;
  • Identidade visual da sua empresa.

Que tal conversar com um especialista em desenvolvimento de sites para saber mais detalhes? Entre em contato com um profissional pronto para esclarecer suas dúvidas.

Baixe nosso eBook e conheça as principais etapas do planejamento de marketing digital!

Deixe uma resposta