Como aumentar a conversão de sua página

Manter uma presença forte da sua marca no ambiente digital é imprescindível nos dias de hoje. E isso não é novidade alguma! Mas, enquanto muitas empresas já trabalham com toda estratégia de marketing integrada e coerente com a Era Digital e as características do consumidor 3.0, outras ainda patinam em alguns aspectos. Um desses pontos é o desenvolvimento de sites que realmente transformem os visitantes em leads.

Vale lembrar que um site é a “vitrine oficial” de uma marca. O que representa atualmente um importante papel na estratégia de marketing digital. Uma vez que a página atua como porta de entrada para novos leads.

Entretanto, um site apenas esteticamente bonito não é o suficiente! É preciso que outros aspectos sejam levados em consideração no desenvolvimento de sites. Por exemplo: técnicas de SEO (Otimização para mecanismos de busca) e inserção de formulários.

O processo de otimizar um site para prospecção de clientes e conversão de visitas em leads é chamado de Otimização de Taxa de Conversão (CRO). A seguir, listamos 5 dicas para deixar o site institucional adequado à conversão.

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Dicas sobre desenvolvimento de sites que convertem  

1 – Avalie a experiência do usuário

Imagine a situação: um possível cliente está pesquisando sobre um problema e descobre que o seu produto ou serviço pode ser a solução. Ao acessar o seu site, sua experiência é ruim e ele abandona a página arrependido de ter acessado. O resultado é muitas vezes procurar pela solução com o concorrente.

Por isso, garanta que seu site seja:

  • Fácil de navegar: os visitantes precisam encontrar facilmente o que procuram;
  • Legível: verifique se todo o conteúdo do site é legível, se as cores e fontes são iguais e se as imagens podem ser visualizadas com nitidez;
  • Leve: confira o tempo de carregamento das páginas. Aquelas que demoram muito para carregar prejudicam a experiência do usuário. Além disso, interferem no posicionamento do seu site em motores de buscas;
  • Responsivo: é importante ser amigável e compatível com dispositivos móveis. Segundo pesquisa da CGI.br, quase 43% dos brasileiros que acessam a internet usam apenas o celular.

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2 –  Use a estratégia de SEO

Podemos chamar de Search Engine Optimization (SEO) ou apenas otimização de sites. O fato é que este aspecto é importantíssimo para aumentar a conversão. Essa estratégia está relacionada aos mecanismos de buscas, como o Google, e pretende posicionar o seu site nas primeiras posições deste ranking.

Isso é importante porque, segundo estudo da empresa Internet Marketing Ninjas, ao realizar uma pesquisa, em média, 21% dos usuários clicam no primeiro resultado do buscador. Enquanto isso, o segundo tem 10% de acessos e o terceiro, 7%.

Há uma série de estratégias digitais que buscam otimizar esse posicionamento. Elas podem ser aplicadas tanto ao desenvolvimento de sites como em seu abastecimento com conteúdos. Confira 3 práticas:

  • Publicação de conteúdo relevante para os potenciais clientes;
  • Seleção e utilização de palavras-chaves específicas que sejam relevantes para sua persona;
  • Estruturação de tags e códigos fonte que auxiliam os buscadores a encontrarem sua página de forma mais fácil e rápida.

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3 – Otimize os formulários

Se o seu site ainda não tem formulários de cadastro, é preciso repensar a sua página e inseri-los. Isso porque é por meio deles que um simples visitante torna-se um potencial cliente. O que pode aumentar os leads de vendas. Agora, se isso já faz parte do seu site, mas as conversões não acontecem, é necessário rever a otimização.

Os formulários muito longos são prejudiciais à taxa de conversão. Por isso, dê prioridade a perguntas claras e objetivas, que não tomem muito tempo. Lembre também que é importante segmentar os formulários por cada etapa do funil de vendas. Afinal, em cada momento da jornada de compras, os clientes em potencial precisam de informações diferentes.

Então, aproveite essa oportunidade para colher dados importantes sobre o perfil dos seus leads. No entanto, peça as informações que forem essenciais!

4 – Invista no marketing de conteúdo

Investir em uma estratégia de conteúdo otimizada para o seu site é um dos caminhos para aumentar a conversão por esse canal. Desenvolver um blog e planejar o marketing de conteúdo estratégico é essencial.

Com isso, é possível disponibilizar conteúdos personalizados, exclusivos e coerentes com as necessidades do potencial cliente. Esse é um recurso valioso para atrair, nutrir e engajar os possíveis compradores-alvo.

5 – Converta mais com e-mail marketing

Além de trabalhar ativamente com conteúdo relevante, é possível ampliar a estratégia com novas frentes. Dessa maneira, você pode atuar por exemplo com redes sociais e e-mail marketing.

e-mail permite que você converse com a sua audiência, ultrapassando a oferta de novos produtos e promoções. Ou seja, você pode atrair a atenção de volta para o seu site com um bom incentivo. Para isso, comece criando sua lista de e-mails a partir dos clientes atuais e continue trabalhando para coletar novos endereços por meio de formulários e landing pages.

Invista em uma agência de marketing digital especializada em escalar resultados

Fica claro que, para ter bons índices de conversão no seu site, as exigências são muitas. E contar com a parceria de uma empresa e profissionais qualificados no assunto é essencial. Tanto para ranquear bem no motores de busca como para entender a complexidade do comportamento do consumidor,.

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ASB Marketing – agência de marketing digital especializada em empresas B2B – tem expertise em soluções digitais para escalar os resultados da área comercial. Portanto, se você deseja otimizar o desenvolvimento de sites da sua empresa, a agência apresenta as soluções ideais para o seu negócio.

Com nossos esforços e serviços, o site da sua organização ficará adequado à conversão de leads e pronto para dar mais resultados. Oferecemos estratégias de SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing, entre outros, para geração de leads qualificados. Ficou interessado? Entre em contato e converse com nossos especialistas.

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