geração de leads b2b

Os leads são elementos fundamentais para o sucesso de uma empresa, eles serão contactados por seus vendedores e podem se tornar clientes no futuro e, é óbvio que uma empresa não sobrevive sem cliente, não é mesmo?

Para a grande maioria das empresas, a geração de leads é o principal objetivo, como revelou um estudo realizado pelo Content Marketing Institute, que mostrou que a geração de leads B2B é uma prioridade para 85% dos profissionais de marketing.

Porém, apesar de ser o elemento mais importante e desejado pela maioria das empresas, muitas delas ainda possuem dificuldades na hora de realizar essa geração de leads B2B de maneira eficiente.

É por este motivo que preparamos um conteúdo completo, com muita informação importante e dicas de estratégias de geração de leads B2B que você pode implementar na sua empresa. Continue a leitura deste artigo até o final e coloque a mão na massa para aumentar os leads e alavancar o sucesso!

O que é geração de leads B2B?

Se você ainda não sabe o que são leads B2B ou geração de leads B2B, não se preocupe, vamos começar este artigo explicando tudo para que você consiga acompanhar e tirar o melhor proveito desse conteúdo.

Como falamos na introdução, leads é uma terminologia utilizada para descrever possíveis clientes que estão na sua base de dados. 

A sigla B2B vem de Business to Business, que nada mais é do que o conceito de empresas que vendem para outras empresas. Ou seja, um lead B2B é uma empresa que se encontra na sua base de dados e pode se tornar uma possível cliente após a realização de um trabalho de nutrição e educação desse lead.

Sendo assim, podemos entender a geração de leads B2B como o ato de encontrar esses clientes em potencial e gerar essa base de dados.

Para fazer isso, é possível utilizar diversas estratégias e ferramentas muito úteis e efetivas que facilitam seu trabalho e permitem a geração de muitos leads B2B.

Dicas de geração de leads B2B para usar na sua empresa

Agora que você já está familiarizado com os principais conceitos e termos da geração de leads B2B, vamos ver algumas dicas e estratégias que podem ajudar e muito na hora de realizar a sua geração de leads.

Defina o perfil do lead que você quer gerar

A primeira dica de geração de leads B2B que vamos dar é em relação ao perfil ideal do cliente que você quer encontrar. Tendo um perfil bem definido é possível identificar características importantes que indiquem que aquele cliente tem interesse nos seus produtos ou serviços.

Fazer esse estudo prévio é muito importante, pois permite que sua equipe de vendas poupe tempo e energia com aqueles contatos que não estão no perfil e que não trarão resultados nenhum para sua empresa. Assim, eles podem direcionar todas as suas atividades para aqueles clientes que realmente tem o fit com a instituição.

Além disso, sem um perfil adequado, suas ações de marketing estarão atraindo mais clientes que não possuem perfil para a sua empresa, o que se torna um desperdício de recursos.

Utilize a tecnologia a seu favor

A próxima dica é utilizar a tecnologia a seu favor para aumentar a eficiência das suas estratégias de geração de leads B2B. Para isso, você pode utilizar ferramentas de automação que garantem mais eficiência e produtividade para a sua equipe, realizando tarefas repetitivas em menos tempo e com menos chances de erros e retrabalhos.

Use estratégias de prospecção ativa

A prospecção ativa é uma ótima forma de geração de leads B2B, ela consiste em sua empresa entrar em contato com possíveis clientes. Para isso, você pode usar as redes sociais, como o LinkedIn ou utilizar estratégias para trocar o e-mail e as informações do cliente por um conteúdo rico, por exemplo.

É importante lembrar que você não deve comprar listas de contatos, mas, sim, criar a sua e o cliente deve dar a permissão para que você mande e-mails para ele.

Marketing de conteúdo e SEO

Essas duas estratégias se complementam e são muito eficientes na hora da geração de leads. Através delas, sua empresa pode criar conteúdos relevantes em blogs e alcançar as primeiras posições do Google.

Assim, quanto melhor for sua posição, mais fácil os clientes te encontram na internet. Nos seus conteúdos, você pode colocar formulários para serem preenchidos com as informações de contato.

Participe de eventos

A volta dos eventos presenciais trouxe muitas possibilidades para aumentar sua geração de leads. Neles, você pode fazer networking e encontrar clientes, cara a cara. Depois, você pode trocar e-mails com esses leads que você fez e desenvolver o relacionamento a fim de fechar negócio.

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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