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No marketing digital existem diversas estratégias e nomenclaturas que podem confundir até os profissionais mais experientes. Uma das confusões mais comuns é entre Inbound Marketing e Marketing de conteúdo. Você sabe a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?

Apesar de serem coisas diferentes, o Marketing de Conteúdo pode ser uma das estratégias utilizadas em uma campanha de Inbound Marketing. Na realidade, uma serve como complemento para a outra.

O Inbound Marketing é uma estratégia ampla, que tem como objetivo fazer com que seus clientes encontrem você, enquanto o marketing de conteúdo é uma estratégia voltada para criação de conteúdos e distribuição gratuita dos mesmos.

Já consegue ver como uma pode ajudar a melhorar os resultados da outra? Se ainda não percebeu, não se preocupe. Neste artigo, falaremos com detalhes sobre as duas estratégias e você entenderá qual a diferença entres Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

O que é Inbound Marketing?

Para começar, vamos entender do que se trata o Inbound Marketing. A tradução de Inbound Marketing pode ser feita como Marketing de Atração, ou seja, é uma estratégia que tem como objetivo atrair clientes sem, necessariamente, ir atrás deles.

Essa estratégia apresenta uma inversão nos papéis exercidos pela empresa e pelos clientes nas campanhas mais tradicionais de marketing, onde a empresa vai até o cliente com propagandas e anúncios.

Sendo assim, o cliente é quem chega até o site da sua empresa e isso pode ser feito de diferentes maneiras, como, por exemplo: ferramentas de buscas, sites de referências, redes sociais e muito mais.

A ideia aqui não é que o cliente chegue ao seu site para fechar negócio com você, mas sim, trabalhar o seu posicionamento de marca, autoridade e apresentar para o cliente suas soluções.

Eventualmente, este cliente pode avançar no funil de vendas e chegar até o momento de finalizar uma compra com você.

Agora, vamos entender o que é o Marketing de Conteúdo.

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O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que se baseia na criação de qualquer tipo de conteúdo para educar, entreter ou informar um possível cliente. 

Como você pode perceber, ele está diretamente ligado ao Inbound Marketing, afinal, é com o Marketing de conteúdo que você irá alimentar suas estratégias de atração de clientes.

O objetivo desta metodologia de marketing é educar e informar os usuários sobre determinados assuntos, que farão com que eles percebam que possuem uma necessidade que precisa ser resolvida.

Ao consumir mais conteúdos, eles passam a identificar soluções para esse problema e começam a procurar as melhores empresas para fechar negócio. A ideia é que sua empresa esteja na memória do cliente graças a quantidade e qualidade dos conteúdos que você ofereceu para ele e, assim, quando chegar o momento certo, será com você que ele fechará negócio.

A criação de conteúdo pode ser feita em diferentes plataformas e em vários formatos. Você pode criar um blog e postar artigos sobre assuntos relacionados ao seu segmento de mercado, gravar vídeos ou podcasts, criar redes sociais e gerar conteúdos nelas.

O importante é que você tenha conteúdos de qualidade e que irão solucionar as dores que os possíveis clientes possam encontrar.

Confira: Saiba como prospectar clientes para o público-alvo certo

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

Sendo assim, qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo? A diferença é que a primeira é uma estratégia ampla e genérica que pode envolver diversas outras estratégias e ações, enquanto a segunda se trate de uma estratégia específica e que pode fazer parte do Inbound Marketing.

Como o Marketing de Atração tem por objetivo fazer com que os clientes cheguem até o seu site, o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta muito poderosa para isso. Ao combinar essa estratégia com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), você consegue alcançar as posições mais altas no Google ou em qualquer outra ferramenta de busca.

Dessa forma, sempre que um possível cliente pesquisar sobre um assunto relacionado ao seu nicho de mercado e que sua equipe tenha criado conteúdos sobre ele, esse cliente chegará até o seu site.

Com o tempo, e se seus conteúdos forem de qualidade, a confiança na sua empresa aumentará e, quando ele estiver pronto para fechar negócio, irá lembrar da sua empresa.

Ou seja, muito mais do que entender a diferença entre Inbound Marketing e Markting de Conteúdo, é necessário entender que essas duas estratégias andam juntas e podem trazer diversos benefícios para sua empresa.

Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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