5 dicas para o e-mail de prospecção de clientes gerar vendas durante a pandemia Skip to main content

Ouvimos muito falar a respeito dos impactos do momento atual nas vendas e nas relações comerciais. Por isso, diversas empresas têm buscado maneiras de continuarem gerando receitas na crise, como o e-mail de prospecção de clientes.

Na prática, as estratégias que envolvem a captação ativa por e-mail não são novas, porém, com a implementação da quarentena e do isolamento social, têm ganhado relevância

Isso porque os métodos de vendas convencionais perderam espaço e mesmo empresas que não eram digitais tiveram que se reinventar para continuarem gerando negociações.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Hubspot, houve um crescimento de 23% no número de e-mails de vendas enviados por semana durante a pandemia em comparação com o ano passado.

Além disso, essa pesquisa nos revela também que as taxas de abertura dispararam, foram registrados um aumento de 51% em relação aos levantamentos anteriores.

Esses números demonstram a importância de estabelecer uma prática efetiva no e-mail de prospecção de clientes visando acirrar as interações comerciais e aumentar os resultados

Saiba mais: Captação de leads: 6 mitos da prospecção de clientes em empresas B2B

Mas, afinal, como vender por meio dessa estratégia em tempos de crise? Para te auxiliar nessa missão, elaboramos um conteúdo completo. Confira.

5 dicas para um e-mail de prospecção de clientes gerar vendas em tempos de crise

O e-mail de prospecção, sem dúvidas, é uma ferramenta valiosa e deve ser ainda mais explorada nesse momento de dificuldades para captação de leads

Entretanto, para que essa ação seja efetiva, é fundamental basear o planejamento em algumas iniciativas. Dentre as principais, é possível citar:

1 – A empatia sempre em primeiro lugar

O primeiro ponto que sua empresa precisa ter em mente ao produzir o e-mail de prospecção é: todos estão sofrendo com a crise

Portanto, é imprescindível adotar um tom suave e empático na comunicação, além de se colocar à disposição para tirar dúvidas ou ser contatado futuramente pelo prospect.

Como também, não deixe de personalizar a interação. É fundamental que o cliente em potencial sinta-se correspondido pela sua organização e entenda que você está interessado em auxiliá-lo. 

2 – Atenda as necessidades da sua persona

Elencando no tópico anterior, é essencial entender quais foram os impactos gerados para o seu prospect com as instabilidades no mercado e as principais dificuldades dele em relação ao momento atual.

O seu e-mail deve gerar valor de acordo com a situação do público, para isso, saiba como se comunicar por meio de conteúdos relevantes, atualizados e claros.

3 – Cuidado com termos ou ações que podem desqualificar seu e-mail para os servidores

Outro ponto imprescindível é o cuidado com determinadas iniciativas no e-mail de prospecção de clientes que podem ser censuradas pelos servidores de e-mails, como títulos agressivos de vendas e termos em caixa alta

Esses tipos de ações podem classificar seus e-mails como spam, atrapalhando completamente as estratégias de captação.

4 – Mantenha seu e-mail curto

E-mails longos ou complexos dificilmente são lidos pelo público e podem acabar na lixeira, desencadeando prejuízos e perdas bastante negativas para a cadência de prospecção.

Por isso, mantenha seus e-mails curtos e com o tom agradável. Seja breve, mas sempre expondo conteúdos de extrema relevância para os prospects. 

Uma dica é visualizar o layout do e-mail tanto no computador quanto no mobile antes de enviá-lo, dessa forma, é possível ter uma ideia da experiência do usuário e realizar alterações, se necessárias.

5 – Sempre coloque CTA

Por fim, uma regra que deve ser aplicada em qualquer e-mail de prospecção de clientes é: sempre coloque um CTA (Call To Action ou chamada para ação, na tradução).

Esse CTA, por sua vez, deve se adequar à sua estratégia de marketing, como inscrições, contatos, preenchimentos ou qualquer outra iniciativa importante para a conversão dos prospects.

Leia mais: E-mail de prospecção: quais os itens essenciais para melhorar a conversão e aumentar as vendas?

Como a ASB Marketing pode te auxiliar?

A ASB Marketing é uma agência de marketing digital que está atenta a todas as mudanças do mercado. Por isso, temos desenvolvido cada vez mais nossas soluções com o objetivo de apoiar nossos parceiros com processos 100% remotos.

Na prática, encontramos o seu cliente em potencial através de Big Datas e inteligência comercial e o impactamos com os serviços da sua empresa com uma cadência de e-mail de prospecção de clientes totalmente personalizada e automatizada.

Desse modo, alcançamos o prospect certo, com a melhor solução e no momento adequado, garantindo previsibilidade de negociações e de receitas para o seu negócio, além do aumento das relações comerciais mesmo na crise.

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