Como fazer um email de prospecção automático que gera mais resultados Skip to main content

Prospectar clientes é um desafio para o seu time de vendas? Se a sua resposta foi sim, saiba que você não está sozinho. A etapa mais complexa do ciclo de vendas pode ser um obstáculo que tira o sono e o tempo de muitos profissionais. Para melhorar esse processo e gerar mais resultados, otimizar o e-mail de prospecção pode ser uma boa resposta.

Afinal, na sua estratégia de prospecção de clientes, o e-mail é um aliado, certo? Ele é um importante meio de comunicação para atrair novos leads, especialmente quando se trata de um processo de vendas complexo.

Porém, há muita diferença entre um simples e-mail de prospecção que vai direto para a caixa de spam e um e-mail que dê resultados. Os principais segredos são a periodicidade com que as mensagens são enviadas e o seu conteúdo.

Neste cenário, a cadência de emails é um processo que automatiza esse contato periódico. E, assim, aumenta a produtividade do time. Além disso, garante que o contato com os potenciais clientes seja feito no momento certo, diminuindo as chances de perder um lead no primeiro e-mail não respondido.

Vamos entender este assunto melhor a seguir? Então, continue a leitura.

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Como funciona uma cadência de e-mails de prospecção

Por definição, cadência de emails é a programação da sequência de contatos que ajudam a potencializar as chances de resposta do lead. Essa estratégia, quando bem alinhada, com informações sobre o intervalo de envio dos emails e o seu conteúdo, é perfeita para escalar os resultados.

De acordo com o estudo feito pelo Yesware, apenas 30% dos emails são respondidos após o primeiro e-mail enviado. Por isso, o contato regular é fundamental para manter o potencial cliente engajado até que seja possível fechar o negócio.

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Em uma cadência de emails, é importante variar os assuntos e trabalhar o melhor contato com o lead. Por exemplo:

  1. No primeiro contato, seja sucinto e foque no assunto que interessa ao seu prospect;
  2. No segundo contato, tente se aproximar de quem não abriu seu primeiro e-mail. Mude o assunto e tente convencê-lo a abrir a mensagem dessa vez;
  3. Na terceira mensagem, crie algo voltado para quem abriu o e-mail, mas não clicou no Call to action (CTA). Reforce aqui uma chamada de urgência;
  4. Em um último passo, por exemplo, envie uma mensagem para aqueles que cumpriram o CTA e reforce que você irá cumprir com a sua oferta.

Como a automação impacta o e-mail de prospecção

Para estabelecer a sua estratégia de cadência de emails, é importante calcular quantas mensagens serão enviadas e com qual intervalo de tempo. Um exemplo para você começar são, pelo menos, três emails de prospecção com um espaço de tempo de 2 ou 3 dias entre um e outro.

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Para otimizar essa atividade, a automação da cadência de emails traz grandes benefícios, como:

  • Aumento da produtividade da equipe: já que proporciona aos vendedores mais tempo para se dedicarem às negociações.
  • Melhora na qualidade do processo: porque a performance em cadências automáticas é mais elevada, com taxa de abertura de emails entre 20% e 40%.

É importante considerar que nenhuma estratégia isolada é capaz de apresentar resultados efetivos do dia para a noite. Por isso, antes de esperar que a cadência de e-mail de prospecção seja milagrosa, vale considerar o seu processo de vendas e sua base de leads como um todo.

Além disso, é importante fazer testes na sua cadência de emails. Se você perceber que uma mensagem não é efetiva, troque o conteúdo ou o título e observe os resultados. Fique sempre de olho nas métricas para saber o que está funcionando e para onde caminhar.

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Como funciona a prospecção 4.0?  

#1 – Big Datas: o perfil do potencial cliente é traçado e eles são encontrados por meio da segmentação em grandes bancos de dados;

#2 – Inteligência comercial: os leads são qualificados e têm seus dados validados;

#3 – Automação: as cadências de emails de prospecção são criadas e os fluxos são personalizados para gerar interesse;

#4 – Oportunidades de vendas: o time comercial da sua empresa recebe as respostas dos prospects e as oportunidades geradas. Assim, pode marcar reuniões para efetivar os negócios.

Fica claro que adotar o e-mail de prospecção em cadência é importante para conversar com o público interessado nos seus serviços e produtos, de uma maneira personalizada e que transmita confiança. O que torna possível engajar esses leads de forma efetiva para você não perder oportunidades de venda.

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