email marketing ainda funciona

Durante muitos anos, a única forma de se comunicar pela internet era através dos e-mails, trocar mensagens entre amigos, colegas de trabalho e familiares com apenas alguns cliques e instantaneamente. Porém, para algumas pessoas, essa prática foi rapidamente ultrapassada pelos softwares de mensagens instantâneas, redes sociais e outros aplicativos. Por isso, uma grande dúvida é: e-mail marketing ainda funciona?

De acordo com dados do Statista, o número de usuários de e-mail ao redor do mundo em 2021 foi de 4,14 bilhões, representando um crescimento de 110 milhões de novos usuários na comparação com 2020.

Os e-mails passaram a ser ferramentas mais voltadas ao meio corporativo e comercial, mas não deixaram de ser utilizados, muito pelo contrário.Para quem está de fora desse meio, é comum se perguntar “e-mail marketing ainda funciona?” e é isso que iremos responder neste artigo! 

Aqui, você vai entender tudo sobre e-mail marketing, suas vantagens e, principalmente, se e-mail marketing ainda funciona.

O que é e-mail marketing?

Para começar, vamos entender exatamente o que é e-mail marketing. É uma estratégia de marketing digital que consiste em utilizar o e-mail como ferramenta para a comunicação, engajamento e conversão de seus clientes.

Ou seja, é qualquer ação realizada através do e-mail e que tenha a finalidade de divulgar ou vender um produto, serviço ou empresa. Existem muitas categorias diferentes de e-mail marketing que você pode utilizar na  sua empresa, como a newsletter, e-mail promocional, e-mail de boas-vindas, cadência, etc. 

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Email marketing ainda funciona?

Agora que você já está entendendo o que é email marketing, vamos apresentar alguns dados relevantes que irão responder se email marketing ainda funciona ou não.

Ainda de acordo com o Statista, em 2020, foram enviados e recebidos aproximadamente 306 bilhões de e-mails diariamente em todo o mundo.

Além disso, 47% dos profissionais de marketing classificam o e-mail marketing como o canal de marketing mais eficaz, de acordo com o estudo E-mail Marketing e Marketing Automation Excellence. Os outros canais tiveram 39% para mídias sociais, 33% para SEO e 33% para marketing de conteúdo.

Entre as empresas B2B (Business to Business), o e-mail marketing é utilizado por 92% dos profissionais para a distribuição de conteúdo. Já para os clientes, o e-mail marketing é o canal preferido para comunicação comercial.

Quais as vantagens de usar e-mail marketing?

Se os dados que apresentamos ainda não foi o suficiente para convencer você de que o email marketing ainda funciona, vamos falar sobre as vantagens que essa estratégia pode trazer para a sua empresa.

Segmentação do envio

A primeira possibilidade que o e-mail marketing abre é a segmentação do envio, ou seja, você pode dividir o seu público em segmentos e enviar conteúdos diferentes para cada um dos segmentos.

Isso permite que você tenha mais controle sobre quem são seus leads, em qual momento da jornada eles estão e quais os conteúdos que serão mais efetivos com eles. Assim, você pode direcionar conteúdos em que os usuários mais tenham interesse e aumentar as suas chances de conversão.

Fácil mensuração

Outra vantagem do email marketing é a fácil mensuração de resultados, muitas das plataformas utilizadas para realizar os disparos de email possuem dados e indicadores completos que permitem a você entender como está a sua estratégia, o que está funcionando e o que precisa ser melhorado para as próximas ações.

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O público quer receber e-mail marketing

Talvez esse seja o único canal de marketing onde os clientes que escolhem e pedem para receber anúncios, promoções e contatos. Isso porque, uma boa estratégia de e-mail marketing necessita que o cliente passe o contato dele para você e aceite estabelecer essa comunicação.

Isso pode ser feito através de um formulário para a captação de leads, enviando um material rico, participação em webinars ou qualquer outra maneira.

Baixo custo

Por fim, a última vantagem que iremos apresentar é o baixo custo para a execução desta ação. Existem boas ferramentas de disparo de e-mail marketing na internet que possuem planos gratuitos que você pode utilizar para criar e disparar seus e-mails. Além disso, não existe um custo a ser pago para que você consiga aparecer na caixa de entrada do seu cliente. Dessa forma, o ROI do e-mail marketing é um dos maiores pontos positivos que essa estratégia possui.  

 

Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas

 

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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