Como uma empresa de prospecção de clientes ajuda a aumentar as vendas Skip to main content

Com a grande demanda do mercado, a captação de novos consumidores têm sido um desafio para a maioria das organizações. Por isso, diversas corporações vêm optando pela contratação de uma empresa de prospecção de clientes

De acordo com dados do Hubspot, para o time comercial, a prospecção é a parte mais difícil de todo o processo de vendas.

Há diversos fatores que podem explicar essa complicação, como: ausência de ferramentas adequadas, escassez de estratégias bem definidas e falta de conhecimento da equipe.

Desse modo, recorrer aos serviços de uma empresa de prospecção de clientes é fundamental para manter o negócio competitivo no mercado, aumentar as vendas e potencializar os resultados da companhia.  

Qual a importância da prospecção de clientes?

Novos clientes indicam um cenário bastante positivo para as organizações: fluxo financeiro saudável. Nesse sentido, a prospecção de consumidores gera uma série de outros benefícios para as empresas.

Na prática, com estratégias bem desenhadas é possível entender por completo o lead e conhecer as suas necessidades. Com isso, pode-se adequar suas soluções às dores da persona com maior assertividade. 

Além disso, a prospecção de clientes te permite se manter à frente da concorrência, ganhando cada vez mais espaço no mercado e conquistando um público maior gradativamente.

Leia mais: Como uma empresa de prospecção de clientes ajuda o segmento B2B?

Principais estratégias para prospecção de clientes

Há uma série de ações realizadas para uma assertiva prospecção de clientes. Entretanto, existem algumas estratégias que não apenas facilitam a captação, como garantem melhores resultados. 

O primeiro passo é compreender totalmente a sua persona. Para isso, é fundamental fazer uma análise do seu público, definindo o seu cliente em potencial.

Desse modo, é possível entender quais as dores desse consumidor, dúvidas, principais dificuldades e como a sua empresa pode ajudar na solução desses problemas

Outra ação essencial é utilizar várias formas de prospecção. Muitas empresas falham por concentrarem todos os seus esforços de marketing em apenas um canal de captação, entretanto isso pode ser um grande erro.

De maneira geral, esse tipo de ação diminui o alcance da corporação e minimiza o número de consumidores atingidos. Ademais, a organização acaba perdendo espaço, inclusive, nas estratégias de atração, não permitindo que novos clientes a encontre.

Nesse sentido, as dicas são: marque presença no mundo digital e diversifique as abordagens com o lead

Uma forma bastante simples de colocar esses dois pontos em prática é se manter ativo em todas as redes sociais, aproximando-se dos consumidores e estando disponível para tirar dúvidas. 

Por fim, outra estratégia essencial é a definição de um script de vendas. Na prática, esse documento serve como um manual para o time comercial negociar com os clientes e convencê-los em adotar o seu produto ou serviço.

É fundamental que a sua empresa possua um script bem delimitado de acordo com cada fluxo de vendas. Esse tipo de ação alinha os vendedores em uma mesma linguagem e gera melhores argumentos no momento de quebrar objeções. 

Benefícios de contratar uma empresa de prospecção de clientes

Recorrer aos serviços de uma empresa de prospecção de clientes especializada oferece benefícios bastante competitivos para a organização. Confira abaixo as principais vantagens.

Redução de custos operacionais

A prospecção em si não está baseada apenas nos esforços do time de vendas. Na verdade, esse processo começa antes mesmo de qualquer contato comercial que o cliente tenha com a equipe de vendas. 

Isso porque está diretamente ligada às estratégias de marketing e, consequentemente, o relacionamento que a organização desenvolve com o consumidor, tanto pelas redes sociais e conteúdos em blog, quanto fluxos de e-mails. 

Mas, todas essas ações geram custos operacionais, seja para contratação de profissionais de marketing ou manutenção de ferramentas.

Por isso, contar com uma empresa de prospecção de clientes representa uma mudança significativa na gestão financeira, visto que será possível reduzir consideravelmente os valores empregados na operação. 

Leia também: Empresa de prospecção de clientes para o setor de tecnologia: qual a melhor?

Mais tempo para sua equipe focar em fechar as vendas

Além das despesas, diminui-se também os processos e otimiza as atividades, pois a equipe comercial terá uma missão muito mais estratégica no fechamento das vendas

Desse modo, o time tem mais tempo hábil para desenvolver e empregar técnicas comerciais capazes de converter leads qualificados com maior eficiência. Como também, as vendas são mais “redondas” e há chances positivas de fidelização. 

Aumento do número de vendas mensais e expansão das receitas

A potencialização de resultados gera maior número de negociações mensais e diminui a quantidade de churn (cancelamentos) da empresa. 

Todo esse cenário contribui com o aumento das receitas da corporação, provocando um retorno financeiro muito maior e mais rápido.

Previsibilidade de crescimento

Como citado, contar com uma empresa de prospecção de clientes é bastante assertivo, visto que a companhia ficará responsável por todo o processo de captação e qualificação dos leads.

A partir dos resultados gerados, aumento das vendas e maior ROI, a organização consegue ter uma previsibilidade de crescimento

Além disso, é possível considerar, até mesmo, a participação da corporação no mercado internacional, expandindo os acordos de negócios e parcerias.

Processos bem definidos

Uma empresa de prospecção de clientes possui processos bem definidos, independente do tipo de relacionamento que o consumidor tenha com a sua organização (como visitante ou lead). 

A companhia responsável pela prospecção conta com todas as expertises necessárias para captação de novos parceiros para sua corporação. Tudo isso agrega valor e confiabilidade às suas negociações comerciais

Uso de ferramentas específicas

A empresa de prospecção de clientes possui ferramentas específicas para captação de leads, qualificação e gerenciamento desses contatos.

Todos esses processos são elaborados com o intuito de gerar reais oportunidades de vendas e diminuir as fases de negociações, aumentando as receitas com maior rapidez.

Além disso, fica a cargo da empresa de prospecção o monitoramento de resultados e relatórios periódicos, demonstrando o desenvolvimento da sua corporação.

Por que contar com uma empresa de prospecção de clientes como a ASB Marketing?

A ASB Marketing é uma agência que oferece estratégias diferenciadas para captação e qualificação de leads. 

Com total expertise no mercado, a ASB Marketing faz a prospecção de clientes de acordo com o seu público-alvo. Através de big datas e fluxos de e-mails assertivos, a empresa qualifica o lead para negociações com a sua organização. 

Depois disso, os clientes em potenciais são passados ao seu time comercial, gerando melhores oportunidades de vendas e impulsionando os resultados do seu negócio.

Deseja encontrar uma empresa de prospecção de clientes? Entre agora mesmo em contato com a ASB Marketing e tenha acesso às melhores estratégias do mercado. 

Baixe nosso guia completa e entenda como aumentar as vendas B2B com tecnologia

Deixe uma resposta