Empresa de prospecção de clientes: 3 dicas essenciais antes de escolher a melhor Skip to main content

A definição de parceiros de vendas está entre as decisões mais importantes de um negócio. Por isso, a escolha da empresa de prospecção de clientes é peça chave para gerar oportunidades comerciais reais que se convertam em crescimento e estabilidade.

Apesar da relevância dessa decisão, muitas empresas têm dificuldade em estabelecer parceiros por não saberem quais critérios utilizar. Para ajudá-lo a resolver este problema, elencamos os principais requisitos para realizar uma contratação mais assertiva. Saiba mais a seguir!

Como avaliar uma empresa de prospecção de clientes?

A empresa de prospecção de clientes será responsável pelo ‘coração’ da sua organização. Afinal, nenhum negócio funciona sem vendas. Logo, a estratégia é essencial para garantir o fluxo contínuo de geração leads e a ampliação da capacidade comercial.

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Por essa razão, algumas características precisam ser avaliadas previamente para verificar as condições da parceira de cumprir com as expectativas comerciais. Conheça 3 critérios relevantes a serem analisados!

1. Verificar cases de sucesso

O case de sucesso é um tipo de material que fornece informações valiosas sobre a possível parceira. Isso porque os cases permitem conhecer características, como:

  • Modelos de negócio nos quais a empresa tem experiência prévia;
  • Avaliação do relacionamento da parceira com outros clientes;
  • Problemas que podem ser resolvidos com a solução oferecida;
  • Resultados apresentados;
  • Processo de implantação da parceria.

Essas informações ajudam a compreender o que a empresa de prospecção de clientes pode fazer pelo seu negócio. Assim, você tem a noção de quais resultados são entregues, como é estruturada a estratégia e o pós-venda.

Os negócios que não disponibilizam esse tipo de informação, em geral, não têm conquistas significativas a apresentar. O que pode levantar um sinal vermelho nas tratativas.

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2. Avaliar a expertise

A expertise e o conhecimento indicam o quanto a empresa de prospecção de clientes pode entregar ao negócio e também o quanto a estratégia é escalável. Até porque, além de incorporar processos e metodologias, um parceiro confiável deve sempre estar de olho nas tendências.

Uma das formas de analisar a expertise de uma empresa é considerando o tempo de mercado dela, mas não apenas. Inclui também:

  • Cases de sucesso disponibilizados;
  • Quantidade, setor e porte dos clientes atendidos;
  • Consolidação dos processos de prospecção apresentados;
  • Qualificação da equipe, com profissionais especializados;
  • Aplicação de tecnologias nas soluções desenvolvidas.

Esses critérios garantem não apenas que a empresa tem uma atuação sólida. Mas mostram também a capacidade de atender de forma personalizada às demandas do seu negócio.

Com isso, é possível manter a geração de leads, garantindo resultados no longo prazo e não apenas no início da parceria.

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3. Analisar o monitoramento de resultados

Também é preciso avaliar de antemão como a empresa de prospecção de clientes vai prestar contas do seu investimento e dos resultados. Afinal, é preciso ver o retorno sobre o investimento realizado.

Neste sentido, os relatórios entregues devem ser, no mínimo, mensais. Além disso, o monitoramento dos resultados deve ser analítico, considerando as métricas e os KPIs mais relevantes da prospecção.

Esse acompanhamento garante não apenas que os relatórios sirvam para “informar” os resultados. Assim como, gera insights valiosos à atuação do negócio e à otimização da estratégia de prospecção desenvolvida pela parceira.

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Quais os diferenciais da ASB Marketing na prospecção de clientes?

Para escolher a melhor empresa de prospecção de clientes, conheça a ASB Marketing. Somos uma agência especializada em prospecção de clientes para empresas B2B. Com processos consolidados e experiência no mercado, garantimos a geração de oportunidades comerciais reais e a continuidade de resultados no longo prazo.

Além disso, atuamos com uma metodologia inovadora, a prospecção 4.0. Trata-se de uma estratégia unindo prospecção ativa e por atração.

Dessa forma, usamos inteligência comercial, tecnologias como automação e Big Data, fluxo de cadência, social selling, nutrição de leads e marketing de conteúdo para trazer leads qualificados.

Case de sucesso com a Docly

Um exemplo é a estratégia desenvolvida pela ASB Marketing com a Docly. Um dos desafios do negócio era se posicionar no mercado, visto que era uma startup desconhecida inicialmente. Em um mês de ações, foram gerados 541 leads qualificados, que resultaram em 23% de solicitações de proposta.

De acordo com Áquila Fontes, gerente de produtos da Docly, um dos diferenciais da ASB Marketing no processo foi a apresentação constante de resultados e alinhamento da estratégia com a proposta da marca.

Segundo ele, após o início da parceria com a ASB Marketing, “rapidamente, os resultados de marketing e vendas foram colhidos, além da transformação cultural que esse investimento trouxe para a empresa.”.

Quer saber mais sobre o potencial da ASB para ser a sua empresa de prospecção de clientes? Conheça a nossa prospecção 4.0 e entre em contato conosco!

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