7 motivos para contar com uma empresa de prospecção de clientes Skip to main content

Não é um grande segredo que a pandemia desencadeou muitos desafios para as organizações, principalmente quando nos referimos à geração de leads. Por isso, diversas instituições estão considerando a contratação de uma empresa de prospecção de clientes.

Dentre as principais dificuldades que as corporações apresentaram, os processos comerciais foram os mais afetados. 

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Ramper, 73% das companhias atestaram que houve queda na produtividade do time de vendas ao decorrer da quarentena.

Além disso, essa pesquisa também constatou que 89% das companhias entrevistadas aprimoraram as estratégias de prospecção de clientes durante o período de isolamento social.

No entanto, apesar do momento atual ter tido um efeito bastante preocupante nas vendas, já faz algum tempo que o time comercial apresenta adversidades com a geração de leads interna.

Informações de um levantamento feito pela Mailshake nos revela que apenas 8% dos vendedores consideram os prospects captados pela equipe de marketing qualificados.

Ou seja, 92% dos contatos ou estão fora do perfil do cliente ideal ou não foram devidamente maturados durante as estratégias de prospecção.

Por sua vez, essa realidade pode causar diversos problemas para as organizações, como prejuízos com iniciativas infrutíferas, dificuldades no alcance de metas, problemas de relacionamento com os consumidores e, até mesmo, longos processos comerciais.

Para solucionar todas essas contrariedades, adotar uma empresa de prospecção de clientes é uma opção bastante vantajosa. 

Com o objetivo de te ajudar a entender todos os pormenores dessa parceria, elaboramos um conteúdo completo. Confira!

Leia também: Como uma empresa de prospecção de clientes ajuda a aumentar as vendas?

7 razões para contar com uma empresa de prospecção de clientes

Veja abaixo as principais razões para contar esse tipo de solução:

1 – Otimização do fluxo de prospecção ativa

A geração de leads apresenta diversos fluxos internos e a ausência de um plano pode não apenas tornar esses processos mais demorados, como também gerar gargalos em toda a operação.

Nesse sentido, uma organização especializada possui todo o know-how necessário para elaborar um planejamento de marketing digital e ações comerciais completas, eficientes e otimizadas.

Você pode se interessar: Como melhorar as vendas: passo a passo para definir as metas comerciais

2 – Redução do ciclo de vendas

Outra dificuldade das instituições que afetam diretamente os resultados das vendas é o ciclo comercial

Na prática, o pipeline pode ser impactado por diferentes possibilidades, como a segmentação, número de decisores envolvidos, custo do produto ou serviço oferecido e, até mesmo, os contratos atuais.

Diante disso, a automatização do funil de vendas depende de alguns fatores, como o conhecimento técnico da solução e o nível de exigência do cliente. 

Com isso, apenas é possível alcançar essa redução por meio da definição exata do ICP e de uma profunda análise do mercado

Uma empresa de prospecção de clientes pode auxiliar nesse processo, pois consegue maximizar as maneiras de observar o comportamento do consumidor e determinar medidas apropriadas para cada etapa do ciclo comercial.

3 – Melhor aproveitamento dos leads

Elencando o tópico anterior, um dos problemas presentes em um longo pipeline é o desperdício de leads ao decorrer do processo de vendas

Geralmente, a organização não consegue engajar o prospect para chegar à decisão de compra ou, ainda, o contato é desqualificado. 

É preciso implementar iniciativas adaptadas aos leads, conforme às suas necessidades e os seus momentos de negociação. 

Nesse cenário, uma organização especializada possui meios para personalizar a comunicação e interação com esses contatos, aproveitando o maior número de prospects ao decorrer de todas as fases do pipeline.

Inclusive, uma estratégia bastante assertiva é o Sales Engagement ou Engajamento de Vendas, na tradução. 

De modo geral, consiste em uma ação que mapeia e sistematiza todos os contatos que uma empresa realiza com seus clientes, de maneira a aumentar o relacionamento e acelerar o processo de conversão.

Leia mais: Prospecção de novos clientes: confira passo a passo!

4 – Redução de custos operacionais para aquisição de clientes

O CAC (conhecido como Custo por Aquisição de Clientes) é uma métrica fundamental nos fluxos comerciais, pois qualifica os resultados gerados pelas ações de marketing e vendas, assim como o ROI (Retorno Sobre Investimento).

Dessa forma, toda a otimização dos processos internos, redução do pipeline e melhor aproveitamento dos prospects no funil de vendas aumenta o número de negociações que, por consequência, afeta positivamente esses indicadores.

Com isso, a organização também consegue reduzir custos, visto que todas as atividades operacionais ficarão por conta da empresa de prospecção de clientes

Essa minimização de despesas auxilia a instituição em questão a sobreviver ao momento atual e apoia a adequação necessária para o período pós-pandemia.

5 – Utilização de processos apropriados e as melhores ferramentas

Não é de hoje que escutamos como as iniciativas de Marketing Digital e vendas são baseadas em “testes”. 

De certa forma, realizar esses tipos de aplicações é fundamental para potencializar os resultados e maximizar o relacionamento com o público, no entanto, um conhecimento prévio é capaz de privar sua instituição de realizar fluxos desnecessários.

Por isso, uma organização especializada fornece toda a consultoria para o estabelecimento de estratégias que sejam realmente efetivas. 

Além disso, contam com ferramentas apropriadas e inovadoras para todas as etapas de prospecção, como também a análise de dados e relatórios completos.

6 – Melhores resultados do time comercial

Como citado, todos esses pontos influenciam positivamente as negociações e aumentam o número de vendas

Mas também potencializam o engajamento e a motivação do time comercial, isso porque os colaboradores ficam focados apenas nas ações diretas e possuem mais liberdade para aprimorarem os fluxos. 

7 – Previsibilidade de vendas e de receitas

Por fim, contar com uma empresa especializada é garantia de geração constante de leads qualificados. 

Dessa forma, sua organização tem não apenas previsibilidade de vendas, mas também de receitas e crescimento a longo prazo. Essas informações norteiam todo o planejamento de negócio da instituição e seus objetivos de expansão. 

Saiba mais: Como superar os desafios de vendas com a empresa de prospecção de clientes?

Conheça a ASB Marketing!

A ASB Marketing é uma empresa de Prospecção de Clientes 4.0 que fornece suporte completo para a implementação das ações de Marketing Digital aos seus parceiros. 

Contando com Inteligência Comercial e Big Datas, a ASB Marketing encontra o seu cliente em potencial e o qualifica por meio de uma cadência de contatos totalmente automatizados e personalizados.

Quando o prospect está pronto para negociar com a sua organização, o lead é repassado ao seu time comercial apenas para fechamento das vendas.

Desse modo, a sua empresa consegue reduzir despesas e maximizar os resultados. Além disso, auxiliamos a transformação digital nos fluxos comerciais tão necessária para adequação ao momento atual.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato!

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.

Deixe uma resposta